Ganhar mais, aprender menos?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Ganhar mais, aprender menos?

Mensagempor veioloko » 28 Nov 2007 20:16

Ola pessoal!

Gostaria de saber de vocês o que vocês acham....

compensa ganhar mais e deixar de aprender certas coisas?

Digo por exemplo...hoje mecho com ARM,displays etc.

Pintou uma oportunidade,salario melhor, so que projetinhos com PIC

eu no caso sou técnico e estudo engenharia 5 semestre.
Vale mais continuar aprendendo ou ganhar mais?

Ja passaram por isso?

Abraços
veioloko
Byte

Mensagempor leoabubauru » 28 Nov 2007 22:03

Depende de seus objetivos, sonhos e valores.

Eu recusei uma proposta de quase o dobro do que ganho hoje pelo fato de que a vaga não era de desenvolvimento, mas especificações de produtos para que outro fornecedor desenvolva. Prefiri ganhar menos e continuar com a mão na massa, pois fiz engenharia para trabalhar como engenheiro, criando coisas etc. E não dizer aos outros como e o que fazer. E olhar que estou prestes a casar, tem toda aquela pressão para melhorar a situação, cuidar de uma familia e tal...

É isso!
Tento, tento e tento...
Me arrebento!
Também bato!
Ô negocim bunitim essa tal eletrônica de barco!
leoabubauru
Byte

Mensagempor Wagner de Queiroz » 28 Nov 2007 22:27

Engraçado, estou na mesma situacao entre escolher uma coisa ou outra.

E olha que a oferta que me fizeram ja era boa (um pouquinho acima do meu salario) e agora o cara ta desesperado para me contratar e aumentou em 25% a oferta do salario para eu sair da empresa onde estou sofrendo para fechar as contas do mês.

Só estou ficando pq me jogaram um projeto para o Linux senão eu teria abandonado o barco...
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor andre_luis » 29 Nov 2007 08:00

Também já passei por essa "dúvida cruel", mas depois que se coloca 2 filhos no mundo, precisamos abdicar de certas coisas. Sempre me gabei por trabalhar-naquilo-que-gosto-e-ainda-receber-por-isso, mas isso já nao me dá tanto prazer como antes, parece que há menos desafio.

Esse emprego onde trabalho atualmente, foi o meu primeiro no qual estou ´fora´ da área desenvolvimento e somando todos os bônus, benefícios, etc... fica bem compensador. Mas o salário na área de desenvolvimento me parece ter um teto ( a menos que voce trabalhe como Engenheiro Senior, ou como gerente de engenharia ).

Só tive a oportunidade de viajar dentro e fora do Brasil ( e conhecer lugares e pessoas maravilhosas ) porque sai da area de desenvolvimento para a área de automacao. Há sim um certo ´desenvolvimento´, mas mais ligado à integraçao do que projeto.

Vou falar que não pretendo voltar à bancada para trabalhar em tempo integral. Há muita muita vida além disso nas viajens que se pode fazer quando o tipo de trabalho exige.

Até tenho um projeto particular, que pretendo ser minha segunda fonte de renda e para isso, trabalho à noite para finalizá-lo, mas chega um momento em que parece que a jente nao aprende mais coisas novas, mas apenas novos microcontroladores, que no fundo é tudo igual.

Enfim, nao quero jogar um balde de agua fria, mas na minha opiniao, devemos analizar cuidadosamente as oportunidades, e se parecer algo duradouro, agarra firme.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Fábio Pereira » 29 Nov 2007 08:12

Engraçado,

Não entendi: porquê trabalhar com PIC significa aprender menos? Acho que você está muito errado no seu conceito.

Cada novo projeto é um aprendizado e é mais experiência para você.

Além do mais, se você realmente quer continuar utilizando novas tecnologias, pode montar uma bancada em casa (o que provavelmente você já tem) e aprender/desenvolver em casa mesmo.

Outra coisa: a tal empresa pode estar trabalhando com PICs hoje, mas e amanhã? Quem sabe possam estar trabalhando com ARMs, PIC32, etc.

T+
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor andre_luis » 29 Nov 2007 08:23

Concordo contigo,

Realmente, esse meu projeto particular, usa um PIC16F877 que está no limite, mas tem se comportado muito bem. Poderia ter mais capacidade de processamento, mas continua sendo um ótimo microcontrolador.

O fato de existirem melhores, nao o diminui.

Mas pra que começar hoje, sugiro ir direto pro ARM7.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor ze » 29 Nov 2007 08:29

ocorreu-me algo:
será que existe alguma empresa que necessita de algum projeto com microcontrolador que não precisa da presença do projetista e sim do projeto propriamente dito? algo tipo envio o .hex [e + circuito ou usando o proposto pela empresa] para avaliação? se sim, é um desafio interessantíssimo.(até porque sei que alguns [muitos] "engenheiros" sequer tocam em um ferro de soldar e nem mesmo em seu circuito). com o advento da internet, email, webcams, celular, etc isto já não seria uma realidade? se alguem conhecer/precisar, gentileza me avisar: meus conhecimentos estão a disposição. Se bem que se alguem souber não vai se manifestar pois neste aspecto somos todos concorrentes o que não impede de postarmos nosso conhecimento neste forum(segunda parte falo por mim).

Concordo com fábio: voce pode ganhar + e continuar aprendendo em casa. Só não esqueça de ordenar por ordem de importância. [Deus, preciso dizer?] Família, amigos, ......, dinheiro, etc........., você próprio. Se achar que não tem tempo pra tudo lembre-se: você não pode aumentar a quantidade mas pode aumentar a qualidade de seu tempo.

abraço...
ze
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 29 Nov 2007 08:40

"Se bem que se alguem souber não vai se manifestar pois neste aspecto somos todos concorrentes o que não impede de postarmos nosso conhecimento neste forum(segunda parte falo por mim)."

Não tenho nada contra lhe passar serviços, voce me comissiona a 10% e garante a satisfação do cliente ou a devolução dos pagamentos na totalidade.

Recuso muitos projetos por não ter tempo, mas tambem deixei de passar para terceiros porque sempre tinha que acabar refazendo, então prefiro não fazer.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor veioloko » 29 Nov 2007 09:20

leoabubauru - É verdade, parte de desenvolvimento pra mim é a mais interessante, acho que não trocaria de emprego pra fazer manutenções de placas ou pra liderar uma produção etc.

Wagner - Heuheuuheu cuidado se o cara aumentou a oferta será que não tem muito pepino? rs....O que decidiu?

andre_teprom - Pois é quando se tem familia é complicado....eu no caso so tenho namorada rs, e acho que ja gasto muito. No seu caso você foi para uma area que não é desenvolvimento correto? Foi para uma area mais de aplicação?
é verdade..microcontrolador no fundo é tudo parecido.

Fabio - Digo que significaria aprender menos pelo fato de eu ja ter visto um pouco de PIC, e pela area da empresa ser de projetos para automoveis( alarmes, travas etc de baixo valor final)não menosprezando, têm vários pics que são otimos . Creio eu na minha visão que seja simples. Uma vez que hoje tenho a chance de ver ARM com usb,ethernet,memorias SD etc. O meu problema é que em casa não vou ter tempo para ver isso, pois faço faculdade e so sobraria os finais de semana. Não sei se a empresa chegaria a usar ARMS,PIC32 pois como disse são projetos que tem que ser baratos e não necessitam de tanto processamento. É complicado...

lellis - Projeto a distância? bom pra eletronica acho dificil, mas para programador windows,linux conheço pessoas e empresas que fazem isso.
veioloko
Byte

Mensagempor ze » 29 Nov 2007 09:33

"Não tenho nada contra lhe passar serviços, voce me comissiona a 10% e garante a satisfação do cliente ou a devolução dos pagamentos na totalidade."

curto e grosso. gostei. mas posso flexibilizar um pouco: o cliente só deve pagar depois de estar satisfeito na TOTALIDADE. Ou seja, ninguém teria nada a perder. obs: flexibilização/ponto de vista pessoal. talvez inviável p empresa que vive de projetos.

(se tiver algum desafio inicial simples....)

difícil mas não impossível.
abraço
ze
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 29 Nov 2007 10:40

"o cliente só deve pagar depois de estar satisfeito na TOTALIDADE. Ou seja, ninguém teria nada a perde"

Perde-se na verdade o custo mais caro para um empresa de desenvolvimento e para o cliente - tempo.

Tempo é a unica grandeza que voce nunca ira recuperar, voce pode recuperar dinheiro e etc, mas tempo voce deixa de perder, mas recuperar nunca.

O cliente sempre tem que colocar dinheiro, pois se ele acredita no produto ele tem que pagar para ver.

"O depto de Marketing acha que não é um boa hora de lançar o produto" ja faz 12 anos que produto esta parado.
"Achamos um fornecedor na China mais barato, mas quando o dolar subir retomaremos o projeto" - esse tem uns 9 anos.
"O novo presidente tem novos objetivos de imediato, mas em breve retomaremos" - Esse tem uns 6 anos.
Alguns exemplos que ja passei
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor jeff » 29 Nov 2007 10:49

Cara se for pra ganhar mais, agarra!! Desenvolvimento como o Fabio falou vc faz em casa nas horas vagas.
Olha meu caso, ja trabalhei em empresa de desenvolvimento e ganhava bem menos do que ganho hj como tecnico em eletronica(manutençao, suporte de mecanica, hardware e software) de uma empresa de medio porte que presta serviços para a area financeira.

Meus planos futuros é abrir a minha empresa e desenvolver um produto que tenho em mente ou como prestador de serviços de desenvolvimento, aí sim, qnd eu me sentir preparado para sair da area tecnica e ficar somente no desenvolvimento, eu peço as contas.
Essa é a sugestao que te dou, avalie bem, alem do salario, os beneficio que a empresa oferece, possibilidades de crescimento seu e da empresa.
As vezes ir pra area tecnica- comercial tb é uma boa, na questao de rendimentos, conheço vendedores tecnicos que ganham muito bem.

É isso,
Abraços,
Jeff
Editado pela última vez por jeff em 26 Dez 2007 18:37, em um total de 1 vez.
jeff
Byte

Mensagempor ze » 29 Nov 2007 11:20

só pra constar:
"Perde-se na verdade o custo mais caro para um empresa de desenvolvimento e para o cliente - tempo. "

"obs: flexibilização/ponto de vista pessoal. talvez inviável p empresa que vive de projetos. "

"Se achar que não tem tempo pra tudo lembre-se: você não pode aumentar a quantidade mas pode aumentar a qualidade de seu tempo. "

"ninguem tem [teria] nada a perder": cliente-edson-lellis. Mas complementando:
Resposta a um cliente [novo]:
"Não posso fazer, mas posso "talvez tentar quem sabe pode ser quiçá" procurar quem pode."
No final das contas, o máximo seria:
"Procurei exaustivamente mas não encontrei alguem competente, sinto muito".

Enfim, estás TOTALMENTE correto no seu ponto de vista. Compartilho-o.
ze
Dword

Mensagempor guest2003 » 29 Nov 2007 13:31

Veioloko,

Acho que você esta realmente menosprezando... fazer projeto sem problema de custo final do produto ou de poder de processamento é FACIL, chega a ser monotono...

Quero ver fazer coisas de baixissimo custo, onde nao se pode dar ao luxo de colocar um ARM... e ter que fazer coisas que DEVERIAM usar um ARM hehehe

Principalmente na industria automotiva, o bixo pega e pega legal ! ambiente hostil, tem que ter baixo custo mas ao mesmo tempo imunidade a tudo ruido, temperatura, sujeira ,etc (inclusive instaladores)

Porem acho que cada um sempre sabe o que quer... la no fundo sempre sabemos, as vezes procuramos outras opinioes para tentar nos enganar/convencer, entao no final das contas o importante é você fazer o que acha que é o melhor.

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor veioloko » 29 Nov 2007 14:02

Olá guest!

Realmente acho que você foi bem feliz no seu comentário.

Não tinha pensando por esse lado dos ruidos, e coisas do tipo... onde o cara tem que ralar pra conseguir um preço e produto bom. Acho que isso sim realmente é o mais dificil.

É que no meu caso estou acostumado a produtos de valores maiores agregados, onde o valor do microcontrolador pouco importa e sobra espaço de memoria e processamento rs.

Depois conto o final da novela huehueuhe!
veioloko
Byte

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais