Salário medio de um engenheiro de desenvolvimento

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Salário medio de um engenheiro de desenvolvimento

Mensagempor ktulu » 13 Ago 2007 22:29

Boa noite,

Estou procurando emprego nessa área, tenho graduação em eng. eletrica, e experiencia de 1,5 anos em desenvolvimento de hardware microcontrolado.

Qual é o salário médio que as empresas estão pagando por esse tipo de profissional?

Recebi algumas propostas que considerei muito baixas (40% do piso de engenharia). Visto que meus colegas que foram pra empresas na área de energia estão ganhando cerca de 80% do piso sendo contratados como analistas, o mercado pra engenheiro de desenvolvimento está ruim mesmo ou eu não tive sorte com as empresas em que fui fazer entrevista?
Se for assim vou ter que desistir de fazer o que gosto e estudar pra passar em concurso publico...

abraco
ktulu
Nibble

Mensagempor daniellp » 14 Ago 2007 07:59

Isso não é privilégio seu... o mercado de engenharia está muito protituído... Se vc. não aceitou, pode ter certeza que uns 15 vão aceitar, se duvudar até por menos...

Eu tenho acompanhado há algum tempo esse "fenomeno"... As empresas no afã de reduzir custos arrocham os salário, por sua vez, bons profissionais não se submetem a essa condição (muitos deles preferindo abrir sua propria empresa EU LTDA.) e prestando serviçoes (aí sim por um preço justo). Os poucos que sobra e aceitam a condição de baixos salários depois de algum tempo percebem que foram "enganados" e passam a perder o comprometimento com a empresa, além de não se esforçarem bastante para poderem se desenvolver. Nesse momento o mesmo é tachado de incompetente e demitido, o que abre uma vaga, normalmente por um salário menor que o coitado já ganhava.

Onde eu trabalho estão abertas 17 vagas para engenhiro (na área de energia) e em conversa com um dos responsáveis por contratar os mesmos ele afirmou que está difícil encontrar profissionais para nossa área (exige conhecimentos específicos), eu perguntei se está difícil encontrar ou encontrar alguém pelo que a empresa quer pagar... depois de alguns instantes de silência a conversa mudou de rumo...

DIsso me ficou uma lição, bons profissionais existem, mas nem sempre as empresas querem pagar por eles... é como aquela história de "igual as putas" que tem em outro post por aí...

té mais...
daniellp
Byte

Re: Salário medio de um engenheiro de desenvolvimento

Mensagempor andre_luis » 14 Ago 2007 09:25

Só por curiosidade:

O que voce chama de "piso" de engenharia ?
É o estabelecido pelo CREA, ou seria o valor definido pelo mercado para engenheiro Junior ?

Quando me formei, em 97 o valor do CREA era de 8,5 salários mínimos.Nao sei qual é o de hoje.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor barboza » 14 Ago 2007 10:35

Este piso varia de regiao para regiao.
Onde você esta?
Tem experiencia so em hardware ou em software também?
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Mensagempor EDSONCAN » 14 Ago 2007 11:38

Nao pergunte o que sua empresa pode fazer por voce e sim o que voce pode fazer pela sua empresa - e cobrar por isso.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor xultz » 14 Ago 2007 13:45

Se você quer ganhar dinheiro, monte tua empresa, o mercado tá carente demais por design houses. Acredite.
Se você quer sossego, arranje um emprego. Tem cargos em empresas que são estressantes, mas trabalhar por conta é muito mais. Eu já estive nos dois lados e sei bem disso.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor mrtabs » 15 Ago 2007 08:17

Cara, eu acho que em Sao Paulo, com 1.5 anos de exp, vao querer te pagar no maximo 2k.
Isso eu ganhava qdo era tecnico e fazia o mesmo servico. Antes de me formar eu fiquei desempregado, e tinha ja uns 4 anos de experiencia, porem ninguem queria pagar mais de 2k num cara q nem formado era.
Eis que me formei e continuou a mesma draga.

Ou seja, eu ADORO microcontroladores, mas tive que deixar a area.
O que eu faço hj? trabalho com software e regra de negocio (coisas chatas), porem eu ganho um salario bom e faço projetos por for microcontrolados.

INFELIZMENTE eu nao encotnro solucao. As empresas nao querem pagar, devem achar que eh faci projetar hardware, ou se iludem com pessoas sem experiencia q fazem cag...e cobram pouco...fazer o q???

abraço
mrtabs
Nibble

Mensagempor proex » 15 Ago 2007 09:11

""""""Cara, eu acho que em Sao Paulo, com 1.5 anos de exp, vao querer te pagar no maximo 2k. """"""""

Eh beleza.....ehehehhehe.

Um tecnico da Telefonica que trabalha dentro da estaçao ganha R$2900,00.
proex
Dword

Mensagempor mrtabs » 15 Ago 2007 09:33

Nao entendi...rs...

vc acha q tem empresa por ai pagando 2k9 pra tecnico desenvolver proj microcontrolado? soh se for PJ...rs
mrtabs
Nibble

Mensagempor EDSONCAN » 15 Ago 2007 09:38

Vou fazer o papel do outro lado, assim a discussão fica um pouco mais rica.
Para contratar um engenheiro com um salario de R$ 3.000,00 a empresa gasta perto de R$ 6.400,00 em custo, dados da Ford Brasil, isso envolve salario, 13, custo governo, ferias, faltas, processos trabalhistas e etc.
Supondo um lucro de 15%, em media, sem o custo salario, estamos falando de um faturamento de R$ 50.000,00 aproximadamente.
Levando em conta que para o empresario tera concorrencia dos produtos da China, tera a dor de cabeça de produzir algo que é mais complexo do que comprar pronto e etc.
SE VOCE FOSSE EMPRESARIO, VOCE CONTRATARIA OU COMPRARIA PRONTO????
Não briguem comigo, mas acho que entender os dois lados ajuda a equacionar e encontrar uma solução para o problema

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor proex » 15 Ago 2007 09:59

mrtabs, foi apenas uma comparaçao. A Telefonica paga R$2900,0 para um técnico. Para um Eng°. formado, deve pagar pelo menos o dobro.

Mas cada empresa é cada empresa, entende.

Eu nao me submeteria a trabalhar como Eng. ganhando salario de técnico.
proex
Dword

Mensagempor mrtabs » 15 Ago 2007 23:40

proex escreveu:mrtabs, foi apenas uma comparaçao. A Telefonica paga R$2900,0 para um técnico. Para um Eng°. formado, deve pagar pelo menos o dobro.

Mas cada empresa é cada empresa, entende.

Eu nao me submeteria a trabalhar como Eng. ganhando salario de técnico.

Sinceramente eu acho que nao eh bem assim nao...eh tecnico ganha X, eh eng ganha 2X...nao sei em que mundo vc vive, me desculpe...rs

Mas a realidade eh bem diferente dessa ai...

E o sal de tecnico pra um, pode ser o de eng para outros e assim vai. Eh complicado
mrtabs
Nibble

Mensagempor mrtabs » 15 Ago 2007 23:43

EDSONCAN escreveu:Vou fazer o papel do outro lado, assim a discussão fica um pouco mais rica.
Para contratar um engenheiro com um salario de R$ 3.000,00 a empresa gasta perto de R$ 6.400,00 em custo, dados da Ford Brasil, isso envolve salario, 13, custo governo, ferias, faltas, processos trabalhistas e etc.
Supondo um lucro de 15%, em media, sem o custo salario, estamos falando de um faturamento de R$ 50.000,00 aproximadamente.
Levando em conta que para o empresario tera concorrencia dos produtos da China, tera a dor de cabeça de produzir algo que é mais complexo do que comprar pronto e etc.
SE VOCE FOSSE EMPRESARIO, VOCE CONTRATARIA OU COMPRARIA PRONTO????
Não briguem comigo, mas acho que entender os dois lados ajuda a equacionar e encontrar uma solução para o problema

Edson

Nao entendi o seu ponto de vista (no que estamos discutindo)
Voce acha que soh pq as empresas estao com dificuldades de levantar vendas (e lucro), elas devem pagar salarios miseraiveis para aumentar sua margem de lucro?
Eu acho que quem abre empresa deve ter em mente o que vai fazer e qto custa ter mao de obra qualificada e de qualidade.
Hj em dia tem mtos "manes" que abrem empresinha pra vender produtos e solucões e acha q qq maneh faz rapido e barato.
mrtabs
Nibble

Mensagempor proex » 16 Ago 2007 06:59

mrtabs, vc disvirtuou as coisas. Se vc é Eng° e que trabalhar recebendo salário de técnico, vá em frente. É de pessoas assim que as empresas estão precisando.
proex
Dword

Mensagempor ivan » 16 Ago 2007 07:11

Lucro? Até chinês está abrindo os olhos pra isso! Ou seja, todo mundo quer ganhar o máximo com o mínimo. Vejam a média salarial paga lá.
Toda vêz q tem inscrição pra garis aki no Rio, formam-se filas enormes com muitos engenheiros e outros diplomados com curso superior q estão desempregados.
Esta estória é um pouco mais complexa do q Tecnico = 1X e Engenheiro = 2X. Entram nêsse bôlo, conhecimento, cursos de especialização, experiência, ramo de atividade da empresa, o qto o mercado está aquecido para aquela atividade, taxa de desemprego para esta qualificação, etc... E no final, o salário ganho é razão inversa da necessidade de se trabalhar. Quem tem filhos pra alimentar tem q botar comida em casa.
Uma vêz empregado, tenta-se melhorar o salário. Até procurando outro emprego. Estando desempregado, escolhe-se a oferta menos pior e inicia-se o processo de evolução salarial.
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais