Ethernet Collision?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Ethernet Collision?

Mensagempor jalves » 03 Jul 2007 20:05

Eu acho que aqui não é o lugar certo mas o desespero tomou conta.
Tenho uma rede ethernet com um CLP e duas IHMs requisitando informações, cerca de 30 words e enviando informações para o CLP, também cerca de 30 words. As duas IHMs possuem o mesmo projeto, ou seja, as informações solicitadas ou escritas são as mesmas para as duas.
O problema é seguinte: percebe-se, com freqüência muita alta e aleatoriamente, que as IHMs param! e derrepente e em questão de 1 ou 2 segundos voltam a comunicar. Acho que está havendo algum problema da de colisão. Já fiz o inferno, já vasculhei ele todinho e não achei nada.
Inicialmente usava apenas um HUB comum, troquei por um SWITCH e nada.
Alguém tem alguma alguma idéia de como tratar este problema?
:cry:
jalves
Bit

Mensagempor kubiak » 03 Jul 2007 22:13

jalves,

Pergunta? voce está usando qual protocolo, TCP, FDP, UDP?
(eles têm características diferentes)....
Eu gosto mais de utilizar TCP...

Voce já verificou se todos os IP´s estão na Mesma Rede?(eles têm o mesmo valor dos três primeiros Octetos)..?

Eles são Fixos ou estão Setados para Servidor de DHCP?

Existem alguns Switches (profissíonais), que tem um LED de "detected Colision", esse é o seu caso? voce vê o led de Colisão piscar?
kubiak
Bit

Mensagempor EDSONCAN » 04 Jul 2007 06:57

Baixa o Ethereal, ele é free e roda em modo promiscuo, ou seja, captura tudo seja para o ip do micro ou nao, seja valido ou nao.
Capture os pacotes e analise o que esta acontecendo.
A rede ethernet se nao me engano e baseda no modelo "slot de aloha" (foi testado no Hawai entre faculdades) e é por definicao um rede com possibilidade de colisão de pacotes, portanto é bem possivel que isso ocorra dependendo do trafego.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor Paulo » 04 Jul 2007 09:41

Não sei como está exatamente o seu sistema, mas se vc está usando um switch, teoricamente vc não deveria ter colisão, pois o switch divide os domínios de colisão, diferentemente do hub.
Pode ser que haja algum problema com as suas IHMs, a idéia de usaro Ethereal é uma boa, mas vai dar um pouco de trabalho, porque como ele é um sniffer, ele irá capturar todo o tráfega da rede.
Qual é velocidade de comunicação que vc está utilizando?
Que tipo de switch vc está usando (cut trough, fragment free pu stored and forward)?

O tipo de switch utilizado pode influenciar no desempenho da sua rede com relação a velocidade de comutação dos pacotes, a confiabilidade dos pacotes comutado, entre outros fatores.

O seu caso é bem específico tem que ser analisado com mais detalhes.

Espero ter te ajudado um pouco.

Qq dúvida coloca ai, que tentaremos te apoiar.

Até +...
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Colisão na rede ethernet

Mensagempor jalves » 07 Jul 2007 19:15

Desculpem pela demora.

Estou usando duas IHMs da EXOR modelo eTOP40B (IPs 198.162.0.3 e 198.162.0.4) e elas recebem e enviam dados a um CLP Festo (IP 198.162.0.1). Em torno de 20 words de leitura e umas 5 cinco de escrita porta tela. O protocolo e TCPIP
O HUB é um modelo da Phoenix com 8 portas e possui o LED COL que pisca com freqüência indeterminada. É possível ver nos LEDs das portas conectadas aos dispositivos que aleatoriamente um, os dois ou até mesmo os três LEDs pára de piscar por um curto intervalo de tempo. Acabei de substituir o HUB por um switch da HARTING mas não adiantou em nada.
Com relação ao programa sugerido, já tentei usá-lo e desistí por não saber usá-lo.
jalves
Bit

Colisão na rede ethernet

Mensagempor jalves » 07 Jul 2007 19:19

A velocidade é 10MBS
jalves
Bit

Mensagempor kubiak » 08 Jul 2007 07:35

jalves,

Voce está usando, OPC/DDE server? qual? ou voce mesmo fez as rotinas de comunicação?
(Talvez na configuração do OPC/DDE exista algum set-up para cada um Falar por vez...)
Estou estimando que sua rede não é baseada em Master/Slave, ou seja um master pergunta para um Slave responder...
Imagino que deva ser por isso que todo mundo "fala" ao mesmo tempo
gerando COLISÃO...
Uma pequena Sugestão é tentar ver se é possível montar um sistema Master/Slave...
Outra Coisa que me veio em mente, é que para voce se conectar voce precisa de um IP e uma PORTA para cada device....

Talvez usar portas diferentes para cada IHM...
kubiak
Bit

Colisão na rede ethernet

Mensagempor jalves » 08 Jul 2007 21:14

Olá, obrigado pelas respostas

A rede realmente não é master/slave e nas IHMs a configuração, pelas informações que me passaram, basta selecionar o CLP e o drive do fabricante do CLP (EASYIP) além do IP da IHM e do IP do CLP e colocar tudo em uma rede (HUB) e realmente tudo acontece e começa a funcionar só que estas "malditas" colissões.
Eu lí, não sei onde, que no caso dos switchs seria necessário definirmos, ou seja configurarmos, que é quem nas portas da mesma, só que nesta HUB switch, da Hurting, não há nada, somente ela mesma.

Obs.: Não tenho muita experiência práticas com redes, este é o terceiro trabalho que realizo utilizando rede ethernet e nos outros, eram vários CLPs do mesmo fabricante se comunicando em rede e não tinha problemas de comunicação, pelo menos não percebemos.
jalves
Bit

Mensagempor kubiak » 09 Jul 2007 08:09

jalves,
Pelo visto,a rede desse fabricante, ou está configurada para só uma IHM, ou só tem essa característica...(isso gera COLISÂO)
Eu tentaria dar uma olhada na documentação para verificar se existe algum set-up, que previna isso...(tem de ser algo que indique uma rede com várias IHM´s)
Eu também entraria em contato com o fornecedor e inssistiria nisso...

Tendo em vista que voce é Usuário do sistema deles...
kubiak
Bit

Voltar para Assuntos Gerais