Página 1 de 1

Quanto Vale!

MensagemEnviado: 26 Mai 2007 07:38
por icaro51
Pessoal nao sei se aqui e o melhor lugar para postar isso mais vamos la.
Eu desenvolvi um projeto para um bercario de plantas e para falar a verdade nao faco a menor ideia de quanto ele vale.
O projeito e dividido em 4 principais partes.
Modulo sensor, que consiste em um sensor de temperatura e outro de umidade que envia as informacoes obtidas a um modulo principal.
Modulo de potencia, esse modulo recebe informacoes do modulo principal e controla 20 saidas de potencias (10 para solenoides e 10 para ventiladores)
Modulo principal, no presente momento verencia 4 sensores e uma unidade de potencia, recebendo informacoes dos sensores, enviando ao pc que as processa e devolve e enviando informacoes ao modulo de potencia que ativa ou desativa os solenoides e os ventiladores.
Software de controle para PC.
Basicamente o que todo o projeto faz e controlar a temperatura e umidade dentro de estufas atravez de parametros informados via PC, ou seja, voce coloca no PC quando quer que a irrigacao seja ligada, por exemplo quando a umidade for menor que 60% ate que seja maior que 70%, ou ainda, ligar ventiladores quando a temperatura for maior que 35C ate que seja menor que 30C.
O programa ainda gera graficos e relatorios.

Mas agora que o projeto esta quase terminado eu nao tenho ideia de quanto ele vale.
Se voces puderem me ajudar com isso, gostaria de saber quanto e justo cobrar por meu trabalho sem incluir os componentes ou qualquer outro gasto, so o trabalho de desenvolver o projeto.

Desde ja agradeco

MensagemEnviado: 26 Mai 2007 08:16
por MOR_AL
Olá icaro51.

Já apareceu no fórum (acho que foi neste aqui) um tópico sobre o assunto.
Procurei mas não o achei. Parece bem explicativo.
O pessoal do fórum deve lhe dar maiores detalhes.

Abraços

MOR_AL

MensagemEnviado: 26 Mai 2007 13:23
por Fábio Pereira
Olá Icaro51,

Não entendi a questão ...

Se você já desenvolveu o projeto, como não sabe quanto ele vale ?

Você não sabe quantas horas levou para implementá-lo, quanto gastou em material, etc ?

Outra coisa: projeto é uma coisa, produto é outra. Você vai vender o projeto ou o produto pronto ?

Vai fornecer o firmware ?

Para saber quanto vale um equipamento assim, procure os similares no mercado. Se não houver um similar, verifique quanto custa um sistema que faça aproximadamente o que o seu faz.

Até +

Ps.: este tópico poderia estar no fórum assuntos gerais, pois nada tem a ver com PICs (tanto faz o MCU que você utilizou, a questão continuará sendo a mesma).

MensagemEnviado: 26 Mai 2007 18:51
por icaro51
O projeto esta quase pronto, esta funcionando no protoboard agora so falta fazer as placas, montar e intalar.
O negocio e o seguinte faz 2 anos que eu terminei a faculdade e estava sem contato com ele tronica por isso demorei um pouco ate para fazer algumas rotinas basicas (por isso nao acho muito certo cobrar por horas uma vez que eu gastei muitas horas no projeto).
O material o cara bancou, eu nao coloquei nenhuma grana para desenvolver.
Eu vou vender o produto para a pessoa, vou montar e instalar.
O preco de mercado para esse produto e irreal porque os caras usam CLPs e sensores de US150,00, ja eu usei pic, termistor e sensor de umidade que eu retirei de produtos made in china (uma vez que esses sensores nao precisao ser muito precisos.
Por isso a grande duvida.

MensagemEnviado: 26 Mai 2007 22:21
por ivan
Quanto vc espera ganhar por mês? Quanto o seu projeto vale para o cliente? Quanto custa um similar encontrado no mercado? Respondendo estas três perguntas básicas, vc estará apto precificar o seu trabalho!