Engenharia Elétrica ou Ciências da computação?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Engenharia Elétrica ou Ciências da computação?

Mensagempor KrafT » 12 Out 2006 13:46

Então... Aos 36 aninhos de vida, se eu não voltar a estudar, vou ficar estagnado profissionalmente (no mesmo lugar) pelo resto da vida... E ficar estagnado é voltar pra trás.. Vou acabar de volta à roça...

Aí, pensei em fazer Eng Elétrica, pois põe um "Eng"no nome da gente, o que parece pesar muito no mercado de trabalho. Só que eu odeio esse cálculos que ensinam no curso e o curso em sí tem pouco a ver com que faço.

Ciências da computação é o que eu gostaria de fazer, acho que tem tudo a ver com minha profissão de programador de mcus, só que vai me transformar num bacharel, coisa que nem se bota em cartão de visita. Tem o detalhe de que eu teria que me entender com o professor Miguel (Basic4ever, uclinux200, tcpipchip, etc....), mas isso não deve ser problema.

Dúvida para se ter aos 18 anos, não à beira da sepultura, mas fazer o quê... Nunca é tarde para fazer a escolha errada.
KrafT
Dword

Mensagempor Visitante » 12 Out 2006 14:45

Acho que depende do que vc realmente quer, Kraft. Se quer apenas um prefixo (Eng) no seu nome, faça Engenharia Elétrica. Afinal, hoje a maioria dos cursos são bem meia-boca e vc nem precisa se preocupar tanto com os tais cálculos. É só não atrasar muito a mensalidade e trocar pelo canudo ao final do curso.

Se o caso for para adquirir conhecimento em programação, faça o outro, mas procure um bom curso (anda difícil de achar). Se ainda não tiver certeza, faça Administração e inicie (ou aprimore) o seu próprio negócio. Não chega a ser uma péssima escolha. Agora, se vc tá com o pé na cova, como disse, o que dizer de mim...? :(
Nunca é tarde, mesmo. Tem muita gente mortinha com dezoito anos.

zielpunkt
Visitante

Mensagempor KrafT » 12 Out 2006 15:08

Poisé...
Tem o outro lado: Eu não tenho a menor intenção de ser um fabricante de algum produto eletrônico, mas se numa possibilidade remota eu quiser ser, acho que sou obrigado a ser um ou ter um engenheiro na empresa. Já se optar por computação, será que posso ter indústria?

Alguém sabe dessa implicação legal?
KrafT
Dword

Re: Engenharia Elétrica ou Ciências da computação?

Mensagempor Jorge_Francisco » 12 Out 2006 15:33

KrafT escreveu:Então... Aos 36 aninhos de vida, se eu não voltar a estudar, vou ficar estagnado profissionalmente (no mesmo lugar) pelo resto da vida... E ficar estagnado é voltar pra trás.. Vou acabar de volta à roça...

Aí, pensei em fazer Eng Elétrica, pois põe um "Eng"no nome da gente, o que parece pesar muito no mercado de trabalho. Só que eu odeio esse cálculos que ensinam no curso e o curso em sí tem pouco a ver com que faço.

Ciências da computação é o que eu gostaria de fazer, acho que tem tudo a ver com minha profissão de programador de mcus, só que vai me transformar num bacharel, coisa que nem se bota em cartão de visita. Tem o detalhe de que eu teria que me entender com o professor Miguel (Basic4ever, uclinux200, tcpipchip, etc....), mas isso não deve ser problema.

Dúvida para se ter aos 18 anos, não à beira da sepultura, mas fazer o quê... Nunca é tarde para fazer a escolha errada.

Nunca é tarde pra estudar,o f*** eh voltar,dá muito desanimo,e qdo fico assim,lembro das gostosas que fazem facul de Educação Fsica subindo a rampa da facul,uhauhauh.To brincando,eu faria Mecatronica,é um pouco dos dois.Atualmente faço Ciencia da Computação,comecei a fazer Eng Eletronica,mas eu me senti saturado disso,assim que terminar de fazer CC,terminarei Eng(faltam poucos periodos),e logo em seguida pós(em que eu não sei).Ah,calculo está em todas as matérias,como zuamos o pessoal la na facul:-Se não quer fazer calculo faz MODA(tem esse curso lá).Então é isso,hoje em dia estou feliz por fazer os dois(trabalhar com eletrônica e estudar CC).

Então é isso,minha humilde opnião!
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Visitante » 12 Out 2006 15:33

Olha Kraft, eu tambem tive essa dúvida a respeito do curso. Mas agora que estou mais livre(???) dos calculos da engenharia e comecei as materias tecnicas, vi que valeu a pena. Faço eng. Elétrica na FURB, e pretendo assim que puder tambem mesclar algumas cadeiras da computação, pois conhecimento nunca é demais. Mas eu ainda assim acho que a engenharia é mais interessante. Só para constar, meu pai já é analista de sistemas a mais de 20 anos, e sei como é a outra face, ou seja, a Computação. Espero ter ajudado.
Visitante

Mensagempor dreher » 12 Out 2006 15:36

Ops... Esqueci de logar no fórum, mas fui eu quem respondeu agora como visitante.
dreher
Byte

Mensagempor Jorge_Francisco » 12 Out 2006 15:43

Anonymous escreveu:Olha Kraft, eu tambem tive essa dúvida a respeito do curso. Mas agora que estou mais livre(???) dos calculos da engenharia e comecei as materias tecnicas, vi que valeu a pena. Faço eng. Elétrica na FURB, e pretendo assim que puder tambem mesclar algumas cadeiras da computação, pois conhecimento nunca é demais. Mas eu ainda assim acho que a engenharia é mais interessante. Só para constar, meu pai já é analista de sistemas a mais de 20 anos, e sei como é a outra face, ou seja, a Computação. Espero ter ajudado.

Como faço algumas coisitas com a PUC-PETROBRÀS não consigo distinguir muito,onde termino a programação do micro e onde começo a eletronica,mas as duas areas são muito interessantes.Poderia se fazer Eng Eletrica(enfase eletronica) e pós em algo relacionado ou próximo de CC.

Abraços
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor zielpunkt » 12 Out 2006 17:20

Quanto a ter indústria (eletronica, creio eu) e necessitar de um engenheiro. Isso não é obrigatório, não. Claro que vai depender em que nível do mercado você pretende atuar. Em algumas raras situações você poderá ter essa necessidade, e pode contorná-la de algumas formas, inclusive tercerizando uma assinatura para determinado projeto.

Agora, sinceramente falando, se não é conhecimento que vc procura, e como disse, já está com o pé na cova :) , poderia, sim, pensar em obter alguma vantagem mais imediata com a vasta experiencia que eu presumo que vc tenha adquirido até aqui. Empreender, por aqui, é complicado. Mas cabeças pensantes ainda levam alguma vantagem nessa terra povoada de incompetencias. Pense nisso.

zielpunkt
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor Milhoci » 12 Out 2006 19:05

Quanto a ter uma industria eletrônica é necessario ter um engenheiro responsável, mas se você tiver um sócio engenheiro não há problema mesmo que ele tenha só 5% da empresa.
Quanto ao curso, hoje eu faria BCC porque eu faço eng eletrica na unesp não aguento mais ver calculo e nada de eletronica.

Milhoci
Milhoci
Byte

Mensagempor pbernardi » 12 Out 2006 19:15

Opa, primeiro post no "novo" fórum!

Olha Kraft, eu acho o seguinte: Pelo que vc falou, vá para ciências da computação. Pois pelo que vc deu a entender, vc quer muita mais o diploma do que outra coisa (mas todo mundo aqui já sabe que conhecimento vc tem de sobra!)

Agora, se estiver disposto a aprender mais e amplificar realmente o seu conhecimento, faça engenharia. Não tem jeito, por mais que vc conheça a prática, um pouco de teoria sempre cai bem e ajuda a resolver algumas coisas cabeludas. Mas tem que ter estômago pra aguentar muita coisa chata mesmo. Se não tiver e quiser algo mais light - principalmente pq vc já conhece quase tudo da área, vá pra CC mesmo.

Att,
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor proex » 12 Out 2006 19:56

Qual o problema em voltar pra roça?
proex
Dword

Mensagempor KrafT » 12 Out 2006 19:58

Saber eu sei pouco, mas tambem sei que (uma vez na faculdade) só vou estudar para passar e depois esquecer o assunto, pois para que vou querer calculo de linha de transmissao quando programo QT1 no meu dia a dia?

Mas por outro lado em fonte chaveada eu sou uma negação e "Elétrica" poderia me ajudar.

O que soa melhor, hehe:

a) Eu sou engenheiro (elétrico).

b) Eu sou formado em ciencias da computação.

Cá entre nós, sempre levei a vida na flauta, mas agora preciso sair de cima do muro e me falta coragem. Afinal o comodismo é muito atraente...

Obrigado pelas dicas pessoal, acho que vou pelo mais difícil, e vou torcer para não passar no vestibular, para depois ficar dizendo: "Eu tentei"...

Brincadeirinha...
KrafT
Dword

Mensagempor LUCK » 12 Out 2006 20:29

Entre ser Bacharel em Engenharia Eletrica e Bacharel em Ciência da Computação, por stauts é preferível Engenharia.
Sou técnico em eletrônica e acho que a grande maioria dos técnicos em eletrônica preferem Eng. Elétrica.
Eu fiz alguns anos de Engenharia Elétrica mas como não podia ficar o dia todo disponível pra faculdade, acabei tendo que fazer Ciência da Computação (noturno). Termino em dezembro.
Quando comecei a me interessar por microcontrolador, em 2002, foi que percebi o quão interessante é essa área.
Uma coisa é certa, o pessoal de ciência da computação tem um certo receio de entrar nessa área pois não entendem de eletrônica e por isso são mais voltados a programação de PC. tem mais mais receio de entrar nessa área do que engenheiros entrarem na área de programação.

Mas é como dizia o coordenador do curso de Eng. Elétrica onde eu estudava:"O Engenheiro pode ser qualquer coisa, até Engenheiro se ele quiser."
Obs.:Ele é superintendente na Itaipu Binacional... endeusava essa profissão.

Um abraço
LUCK
Byte

Mensagempor JeanPaul » 13 Out 2006 11:33

Concordo com o Luck, vendo por este lado o Engenheiro Eletricista tem mais facilidade de adaptação em diversas áreas que o BCC. Não desmerecendo o curso de CC é claro.

Pense por um lado Kraft, num curso de engenharia você pode aprimorar algumas áreas de microeletrônica e principalmente de eletrônica de potência, que hoje está em evidência.

Saber programar um MCU é muito importante, mas talvez, mais importante ainda seja saber lidar com o mudo exterior que cerca ele.

Me formei em engenharia neste semestre pela federal de SC e acredito que mesmo numa universidade paga este é um curso que, para se chegar no fim, deve se ter bastante vontade pra começar.

Concordo também que nunca é tarde pra começar ... seja lá o que você decidir boa sorte!! :D
JeanPaul
Byte

Mensagempor KrafT » 13 Out 2006 12:48

Batí o martelo, hehe...

Me inscreví para eng Elétrica.

Agora se eu vou conseguir ser o "Doutô" que meu pai sempre sonhou, é outra história.

Obrigadão povo, as respostas foram muito útieis.
KrafT
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais