Proteção Contra Raios

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Proteção Contra Raios

Mensagempor elizeu » 09 Abr 2007 10:54

Meus caros, tenho um portão automático que não pode chover que ja queima a placa controladora.
Alguem tem uma sugestão de um sistema de proteção contra raios vindos pela rede elétrica.?

GRATO.
elizeu
Bit

Mensagempor EDSONCAN » 09 Abr 2007 11:38

Vou tentar ajudar dando alguns conceitos basicos:

Voce so pode fazer duas coisas com um raio:
1) Absorver
2) Desviar

Aconselho desviar.

Se tudo varia junto e na mesma grandeza entao nada varia.
EDSONCAN
Word

Mensagempor phophollety » 13 Abr 2007 00:35

Mas qual tensão chega ou pode chegar?

Absorver ou desviar é complicadérrimo, geralmete se faz com varistor e fusível ultra rápido mas não basta apenas dizer isso, tem que calcular, existem normas para isso, melhor pesquisar... é um dispostivo de segurança então tem que estar em normas e tudo mais

Boa sorte.. :wink: :wink:
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor edison » 14 Abr 2007 17:46

De uma olhada aqui esses modulos eletronicos tem boa aceitação.
e são baratos.

http://www.clamper.com.br/produtos_linh ... 0%28DPS%29

Poste resultados ok?

Té mais..
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor wil » 16 Abr 2007 19:30

Olha, se eu fosse você, reclamaria com o fabricante. Ele é quem tem que garantir que o equipamento não queime na primeira trovoada.

Tudo que você fizer, pode ser pouco se o circuito não foi preparado para ficar ligado mesmo com chuva.

Fale com o fabricante. Já recebi relatos de queimas em circuitos de controle da PPA, que foram substituidos, e após a troca, pararam de queimar. Não sei se é um modelo novo ou melhorado, só sei dos resultados.

Até!
wil
Nibble

Mensagempor phophollety » 17 Abr 2007 09:12

Realmente, muitos equipamentos para automação doméstica tem características pouco pensadas..

Automatizadores de portão funcionam expostos ao meio ambiente e muitos fabricantes nem se preocupam em utilizar uma caixa mais resistente à umidade.

Culpa sua? Não, problema de projeto, baixo custo, pressa... e assim vai...

Se estiver na garantia, ou até mesmo fora dela, ítens defeituosos repetitivamente, neste caso, é item mal projetado e não de garantia.

Neste caso, você tem que ser ressarcido, afinal, não foi mal uso.

(se mesmo assim quiser melhorar o produto, faça isso...)

Retire a central da exposição, coloque-a em local mais seguro, se possivel, numa caixa vedada
Pode usar um transformador isolando a parte de controle...
Adicione varistores logo depois do fusível ou disjuntor, um filtro de linha simples também pode ajudar...

Basicamente, é isso, se continuar irritando-se e tiver com vontade de por a mão na massa, jogue tudo fora e mãos a obra, ai sim vai sair uma bela central de controle

:P :P :P
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor fenix3 » 22 Abr 2007 00:35

Teve um periodo que as placas de controle de motor para portao, tinha apenas 2 triacs ligados na rede em serie com as bobinas do motor, era so dar uma elevacao brusca na rede eletrica que eles entravam em curto, ja vi motores derretidos por isso.

Mas no fim ate acho que a culpa eh nossa, exigimos produtos cada vez mais baratos em um pais que nao tem as minimas condicoes de pagar por produtos melhores.
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor expressergio » 22 Abr 2007 10:23

ja lutamos muito isso, o melhor são os diodos tranzorb, ele são diodos ultra rapidos, teste realizados em lugares que possuiam equipamentos, após o uso deles o equipamento danificou 10%, antes chegava em até 90%, o codigo dele são 1.5KE400CA isso é colocado depois de um fusivel, se o fusivel for de corrente muito alta tipo 3A deve se colocar mais tranzorb, para que ele consiga abrir o fusivel..

1.5KE400ca é de 1500W e 400 vac

no 5V de tiver aconselho o de P6KE6.8A, 600W, 6.8Volts
expressergio
Bit

Voltar para Assuntos Gerais