Ajuda com filtro digital!

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Ajuda com filtro digital!

Mensagempor fabim » 14 Set 2021 12:02

Pessoal, tudo bom!
Novamente, tenho uma questão que não sei mais para onde correr, pois é a primeira vez que tenho tal necessidade!

Tenho uma aplicação onde gero um pulso de 40ms em onda quadrada, e faço a leitura sobre um sensor.
O valor lido, varia em intensidade entre 0 e 3V.
Ele possui dois componentes, sendo uma borda de subida, dv/dt parecendo uma parábola, até que atinge a máxima tensão, e se mantem até o final do pulso com pouquíssima distorção.
Eu preciso extrair apenas a porção da energia DC da parte do pulso quadrado, desconsiderando a parábola.
Essa parábola varia em função da amplitude, de forma que não posso apenas dar um salto.

Que tipo de filtro devo utilizar?

Muitíssimo obrigado!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Re: Ajuda com filtro digital!

Mensagempor tcpipchip » 14 Set 2021 13:12

------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor eletroinf » 14 Set 2021 13:38

Se eu consegui entender o que tu precisa, é de calcular a média do sinal de resposta do sensor. É isso?
Aí depende se este sensor tem uma resposta única e tu precisa fazer a média, se fica continuamente com esta saída, enfim, se puder explicar melhor e até colocar um desenho (pode ser a mão) da forma de onda e dos tempos envolvidos aproximadamente já ajudaria a gente a ajudar.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor andre_luis » 14 Set 2021 14:15

Pelo que entendi, é pra eliminar a rampa de subida (aparentemente lenta) do sinal digital; talvez deixando passar apenas valores cujo dV/dt que fossem abaixo de um certo limite deveria melhorar bastante o resultado, comparando a leitura atual com a anterior.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor cfreund » 14 Set 2021 16:30

25 leituras por segundo? Tranquilo salvar isso numa matriz e analisar a onda após o ciclo.
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor fabim » 22 Set 2021 15:28

Boa pessoal, obrigado pela cooperação de todos até o momento!

Eu estive ausente alguns dias, pois, me desliguei do plano terreno para férias!

Retornando agora, executando download de firmware modo projetista:.......................................

São 40mS de curso do pulso, porém a onda segue um padrão de 12Hz, e leio somente a parte positiva da dita cuja.
Faço uma leitura a cada 1mS, dando uma resolução na pior hipótese de 39 leituras para poder analisar as amostras de 12 bits.
Processador arm CM4 rodando a 180MHz, com folga para fazer qualquer calculo!!

PS: Rapaz, a ideia do coeficiente angular é bem interessante, porem estou lidando com poucos bits, penso que vou cuspir isso em uma serial e analisar menor e maior range e ver se é possível estipular um valor binário limite para ser feita a filtragem!

Muito obrigado!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Voltar para Assuntos Gerais