Retorno de Richard Stallman ao FSF

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Retorno de Richard Stallman ao FSF

Mensagempor KrafT » 30 Mar 2021 06:44

Pelo auê que o retorno do Stallman ao FSF está dando, ele deve ser um crápula. Preciso me informar mais sobre, mas tem chance de ser a soma de frases infelizes e pouca vontade de agradar a mídia?
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
Avatar do usuário
KrafT
Dword
 
Mensagens: 2228
Registrado em: 11 Out 2006 14:15
Localização: Blumenau -SC

Re: Retorno de Richard Stallman ao FSF

Mensagempor mrgadotti » 30 Mar 2021 08:00

KrafT escreveu:Pelo auê que o retorno do Stallman ao FSF está dando, ele deve ser um crápula. Preciso me informar mais sobre, mas tem chance de ser a soma de frases infelizes e pouca vontade de agradar a mídia?


Ele me da a sensação de ser aquela pessoa extremista, que se não for GPLv3 não serve ou recusa contribuição de empresas como Microsoft no mundo open source... :?
Avatar do usuário
mrgadotti
Byte
 
Mensagens: 421
Registrado em: 02 Jun 2010 21:14
Localização: Timbó - SC

Re: Retorno de Richard Stallman ao FSF

Mensagempor xultz » 30 Mar 2021 08:29

Ele me da a sensação de ser aquela pessoa extremista, que se não for GPLv3 não serve ou recusa contribuição de empresas como Microsoft no mundo open source...

Essa é a parte mais amena e simpática da personalidade dele. Ele surgiu defendendo essa bandeira e ficou famoso por causa dela, e se ele disser qualquer coisa diferente, todo mundo vai achar muito estranho.

O pepino com o Stallman atualmente é muito mais complicado. Eu não acompanhei o desenrolar das coisas, e sei muito superficialmente. O fato é que o Stallman tem uma característica de ser muito sincero em todas as suas declarações. Ele sempre foi assim em relação ao software livre (coisa normal dele), mas ele passou a ser sincero em relação a suas opiniões referentes a outras coisas (como política, sexualidade, religião, drogas, etc), e ele falou umas bobagens bem difíceis de serem perdoados. Ele tocou em assuntos bem delicados (como maioridade legal para sexualidade, sexo envolvendo menor de idade, assédio sexual e moral) porque pessoas próximas dele haviam se envolvido em escândalos referentes a estes assuntos, e ele saiu em defesa, e... as declarações dele e suas opiniões caíram como uma bomba em cima da cabeça dele mesmo. Como a instituição da FSF ficou com a imagem manchada porque o Stallman destruiu sua própria imagem, ele foi afastado da direção. Todo mundo estava puto, mas estava puto somente com o próprio Stallman (e pouca gente sentiu falta dele).
Mas eis que do nada, sem que ele tenha voltado atrás um milímetro em relação a qualquer opinião do passado, ele retorna para a FSF. E então todo mundo ficou putasso não com o Stallman (porque todo mundo já estava), mas com a FSF como um todo, porque foi uma ação sem o menor cabimento.

Eu realmente não sei ao certo que consequência isso vai ter, porque eu não sei mias ao certo a relevância que a FSF possui. Hoje em dia existem dois movimentos distintos, que muito gente acaba misturando e achando que é uma coisa só, que são os movimentos "software livre" e o movimento "open source". Parece a mesma coisa, mas possuem diferenças importantes. O software livre é um movimento filosófico, que prega a liberdade por meio das 4 liberdades essenciais do software. O open source é um movimento técnico, que prega que o código aberto é bom para desenvolvimento tecnológico, difusão de conhecimento e melhoria de um determinado produto.
O que a indústria do software fala hoje é de open source, a Microsoft comprou o Github não por ser um repositório de códigos de software livre, mas por ser um repositório de códigos open source, e o discurso da FSF tem cada vez menos repercussão. Não que eu considere desimportante, mas eu acredito que o open source é fruto do trabalho do software livre, e talvez já tenham cumprido seu papel.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
Avatar do usuário
xultz
Dword
 
Mensagens: 3001
Registrado em: 13 Out 2006 18:41
Localização: Curitiba

Re: Retorno de Richard Stallman ao FSF

Mensagempor KrafT » 30 Mar 2021 09:48

Não sabia disso tudo, mas tem gente que se envolve com problemas desse tipo a toa, com o Notch, criador do Minecraft, que queimou seu (re)nome com declarações estúpidas, a tal ponto da Microsoft retirar o nome dele das várias mensagens divertidas do jogo. No caso do Notch, era só tem traquejo social, talvez pagando alguém para orientá-lo, e aí colher os louros de ser o pai de um dos, se não o maior e melhor jogo das últimas duas décadas.

Esse negócio de "Liberdade de expressão" é uma faca de dois "legumes" se vc é relevante.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
Avatar do usuário
KrafT
Dword
 
Mensagens: 2228
Registrado em: 11 Out 2006 14:15
Localização: Blumenau -SC

Re: Retorno de Richard Stallman ao FSF

Mensagempor sync » 30 Mar 2021 12:41

Caro Kraft
Tudo tem a ver com o escândalo do pedófilo e explorador de menores Epstein, aquele que se matou na prisão, e a ligação deste com pessoas do MIT que eram 'patronos' do RMS. O passado de RMS defendendo sexo consensual com menores é apenas parte secundária da disputa.
Creio que aqui tem uma breve descrição do ocorrido, a briga em si ocorreu fora da mídia,ela ocorreu nos foruns da comunidade de opensource/free software

https://www.theverge.com/2019/9/17/2087 ... on-epstein
sync
Byte
 
Mensagens: 195
Registrado em: 04 Mai 2020 16:11

Re: Retorno de Richard Stallman ao FSF

Mensagempor KrafT » 30 Mar 2021 13:09

Caramba... Agora entendo porque o Jeffrey Epstein "se suicidou" na prisão... Tinha (tem) gente muito grande envolvida.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
Avatar do usuário
KrafT
Dword
 
Mensagens: 2228
Registrado em: 11 Out 2006 14:15
Localização: Blumenau -SC


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

x