Retorno de Richard Stallman ao FSF

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Retorno de Richard Stallman ao FSF

Mensagempor KrafT » 30 Mar 2021 06:44

Pelo auê que o retorno do Stallman ao FSF está dando, ele deve ser um crápula. Preciso me informar mais sobre, mas tem chance de ser a soma de frases infelizes e pouca vontade de agradar a mídia?
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Re: Retorno de Richard Stallman ao FSF

Mensagempor mrgadotti » 30 Mar 2021 08:00

KrafT escreveu:Pelo auê que o retorno do Stallman ao FSF está dando, ele deve ser um crápula. Preciso me informar mais sobre, mas tem chance de ser a soma de frases infelizes e pouca vontade de agradar a mídia?

Ele me da a sensação de ser aquela pessoa extremista, que se não for GPLv3 não serve ou recusa contribuição de empresas como Microsoft no mundo open source... :?
mrgadotti
Byte

Mensagempor xultz » 30 Mar 2021 08:29

Ele me da a sensação de ser aquela pessoa extremista, que se não for GPLv3 não serve ou recusa contribuição de empresas como Microsoft no mundo open source...

Essa é a parte mais amena e simpática da personalidade dele. Ele surgiu defendendo essa bandeira e ficou famoso por causa dela, e se ele disser qualquer coisa diferente, todo mundo vai achar muito estranho.

O pepino com o Stallman atualmente é muito mais complicado. Eu não acompanhei o desenrolar das coisas, e sei muito superficialmente. O fato é que o Stallman tem uma característica de ser muito sincero em todas as suas declarações. Ele sempre foi assim em relação ao software livre (coisa normal dele), mas ele passou a ser sincero em relação a suas opiniões referentes a outras coisas (como política, sexualidade, religião, drogas, etc), e ele falou umas bobagens bem difíceis de serem perdoados. Ele tocou em assuntos bem delicados (como maioridade legal para sexualidade, sexo envolvendo menor de idade, assédio sexual e moral) porque pessoas próximas dele haviam se envolvido em escândalos referentes a estes assuntos, e ele saiu em defesa, e... as declarações dele e suas opiniões caíram como uma bomba em cima da cabeça dele mesmo. Como a instituição da FSF ficou com a imagem manchada porque o Stallman destruiu sua própria imagem, ele foi afastado da direção. Todo mundo estava puto, mas estava puto somente com o próprio Stallman (e pouca gente sentiu falta dele).
Mas eis que do nada, sem que ele tenha voltado atrás um milímetro em relação a qualquer opinião do passado, ele retorna para a FSF. E então todo mundo ficou putasso não com o Stallman (porque todo mundo já estava), mas com a FSF como um todo, porque foi uma ação sem o menor cabimento.

Eu realmente não sei ao certo que consequência isso vai ter, porque eu não sei mias ao certo a relevância que a FSF possui. Hoje em dia existem dois movimentos distintos, que muito gente acaba misturando e achando que é uma coisa só, que são os movimentos "software livre" e o movimento "open source". Parece a mesma coisa, mas possuem diferenças importantes. O software livre é um movimento filosófico, que prega a liberdade por meio das 4 liberdades essenciais do software. O open source é um movimento técnico, que prega que o código aberto é bom para desenvolvimento tecnológico, difusão de conhecimento e melhoria de um determinado produto.
O que a indústria do software fala hoje é de open source, a Microsoft comprou o Github não por ser um repositório de códigos de software livre, mas por ser um repositório de códigos open source, e o discurso da FSF tem cada vez menos repercussão. Não que eu considere desimportante, mas eu acredito que o open source é fruto do trabalho do software livre, e talvez já tenham cumprido seu papel.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor KrafT » 30 Mar 2021 09:48

Não sabia disso tudo, mas tem gente que se envolve com problemas desse tipo a toa, com o Notch, criador do Minecraft, que queimou seu (re)nome com declarações estúpidas, a tal ponto da Microsoft retirar o nome dele das várias mensagens divertidas do jogo. No caso do Notch, era só tem traquejo social, talvez pagando alguém para orientá-lo, e aí colher os louros de ser o pai de um dos, se não o maior e melhor jogo das últimas duas décadas.

Esse negócio de "Liberdade de expressão" é uma faca de dois "legumes" se vc é relevante.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor sync » 30 Mar 2021 12:41

Caro Kraft
Tudo tem a ver com o escândalo do pedófilo e explorador de menores Epstein, aquele que se matou na prisão, e a ligação deste com pessoas do MIT que eram 'patronos' do RMS. O passado de RMS defendendo sexo consensual com menores é apenas parte secundária da disputa.
Creio que aqui tem uma breve descrição do ocorrido, a briga em si ocorreu fora da mídia,ela ocorreu nos foruns da comunidade de opensource/free software

https://www.theverge.com/2019/9/17/2087 ... on-epstein
sync
Byte

Mensagempor KrafT » 30 Mar 2021 13:09

Caramba... Agora entendo porque o Jeffrey Epstein "se suicidou" na prisão... Tinha (tem) gente muito grande envolvida.
KrafT
Dword

Voltar para Assuntos Gerais