Página 1 de 2

Arduíno. Finalmente alguem que concorda comigo.

MensagemEnviado: 04 Nov 2018 14:39
por KrafT

Re: Arduíno. Finalmente alguem que concorda comigo.

MensagemEnviado: 04 Nov 2018 14:52
por pamv
É isso aí, Arduino é ambiente de ensino mais de outra coisa.

Re: Arduíno. Finalmente alguem que concorda comigo.

MensagemEnviado: 04 Nov 2018 20:29
por KrafT
Para fazer jigas de teste é bom. E os módulos são uma forma de ter uma placa complexa comprovadamente funcional. Imagina fazer uma placa com WiFi no ferro de passar roupa...

Re: Arduíno. Finalmente alguem que concorda comigo.

MensagemEnviado: 05 Nov 2018 07:53
por Red Neck Guy
KrafT escreveu:https://www.embedded.fm/blog/2017/8/12/dont-use-arduino-for-professional-work?format=amp


Bá, eu digo isso pra todo mundo - incluindo tu - desde que isso apareceu.
"...finalmente ALGUÉM que concorda comigo...."

Baita consideração!

Re: Arduíno. Finalmente alguem que concorda comigo.

MensagemEnviado: 05 Nov 2018 08:42
por tronico
Concordo, já utilizei para protótipos rápidos !

Não querendo desvirtuar o assunto,... me pergunto se o Raspberry Pi também não seria apenas para estudo e protótipos !

Re: Arduíno. Finalmente alguem que concorda comigo.

MensagemEnviado: 05 Nov 2018 09:30
por KrafT
Aquino escreveu:
KrafT escreveu:https://www.embedded.fm/blog/2017/8/12/dont-use-arduino-for-professional-work?format=amp


Bá, eu digo isso pra todo mundo - incluindo tu - desde que isso apareceu.
"...finalmente ALGUÉM que concorda comigo...."

Baita consideração!


Veja bem, Aquino... O que eu quis dizer, é "de forma escrita". Como criei o post no celular, ficou lacônico. Mas sim, a gente reclama dos "projetistas de Arduíno" desde sempre.

Re: Arduíno. Finalmente alguem que concorda comigo.

MensagemEnviado: 05 Nov 2018 15:06
por xultz
A Raspberry eu considero produto de estudo e protótipo, porém a Raspberry Computer Module não, essa pode (e deve) ser usado em produto. Estou usando em um e está bem legal. O interessante é que o software da Raspberry funciona exatamente igual na Computer Module, o que é bem interessante.

Re: Arduíno. Finalmente alguem que concorda comigo.

MensagemEnviado: 05 Nov 2018 19:43
por pamv
Atualmente eu vejo o Pi Zero W como a solução com o melhor custo/benefício para implementar um node unix/linux completo na internet e que pode falar com coisas menores do mundo iot. Muita gente fala que basta o NodeMCU e coisa e tal, mas isso não vale em ambientes hostis como onde eu trabalho e que impõe a Eduroam como única forma de acesso wi-fi. Tem colegas que chegam ao cúmulo de usar um celular 4G como ponto de acesso do nodemcu, um pi0w é muito mais racional. Eu tenho 3 desses ligados 24x7 faz mais de um ano. Eles não tem problema de temperatura e tem resistido heroicamente às falhas da rede elétrica.

Re: Arduíno. Finalmente alguem que concorda comigo.

MensagemEnviado: 06 Nov 2018 08:28
por tcpipchip
Mas estao falando do Framework Arduino ou o Hardware base do Arduino, o UNO ?

Sao coisas diferentes...

Re: Arduíno. Finalmente alguem que concorda comigo.

MensagemEnviado: 06 Nov 2018 11:33
por pamv
Eu me referi ao conjunto IDE+UNO (ou Due, Mega, etc)

Re: Arduíno. Finalmente alguem que concorda comigo.

MensagemEnviado: 06 Nov 2018 14:23
por tcpipchip
Ai concordo!

Re: Arduíno. Finalmente alguem que concorda comigo.

MensagemEnviado: 06 Nov 2018 14:56
por Red Neck Guy
Grande problema é que a piazada de hoje saí da faculdade e acredita que dá pra montar um robô de 6 graus de liberdade controlado por um arduino, usando uma shield de acionamentos e interligando os sensores com aqueles cabinhos jaguaras de ligação rápida(QUe faziam uma falta na época do meu curso-técnico, onde utilizávamos fio de telefone....)
Acho que o arduíno na engenharia é um reflexo do nível dos cursos no Brasil...
TCC de engenharia da computação com arduíno? Me parece rídiculo pensar nessa hipótese, mas é cada dia mais normal....
Sei lá, talvez seja mágoa,porque antes pra fazer algo com hardware tinha que saber eletrônica, hoje o pessoal junta as coisas meio que sem saber como funciona, depois tem uns baita projetos legais..

Re: Arduíno. Finalmente alguem que concorda comigo.

MensagemEnviado: 06 Nov 2018 16:47
por chrdcv
Putz, como vc's são preconceituosos e chorões! O universo muda, a vida muda, a sociedade muda e a forma como se pratica ciências exatas práticas também muda! Lembram daquele preconceito de que tudo o que era mecânico e pesado era bom? Que amplificador bom era o valvulado? Que TV colorida fazia mal e de que não haveria necessidade de mais do que três computadores no mundo? Ainda tem aqueles que programam somente em assembly (ficando amarrado a somente uma arquitetura/ferramentas de desenvolvimento) e acham que não há mais nádegas no mundo que possa ser usado em sistemas enrabados! Pôxa pessoal, a matemática e a ciência da computação, a engenharia elétrica/eletrônica evoluíram e muito também! Então, se um aluno apresenta um trabalho acadêmico utilizando um Arduino, não há nada de considerar estranho ou ver com "cara torta", afinal, o que muita das vezes o aluno quer mesmo demonstrar e defender são idéias e algoritmos. Logo, se roda em um computador que usa cartões perfurados, um microcontrolador de 4, 8 ou 32bits, ou ainda em um cluster, tudo bem, desde que cumpra o que foi pretendido ou ainda apresente elementos que neguem o que foi inicialmente pretendido! Os cientistas quando demonstraram o primeiro transistor, não foi aquela primeira maravilha, a mesma coisa para o primeiro circuito integrado. A ciência se move a pequenos passos e penso que tudo o que for feito nesse sentido é válido, desde que embasado matematicamente!

Re: Arduíno. Finalmente alguem que concorda comigo.

MensagemEnviado: 06 Nov 2018 18:22
por KrafT
chrdcv escreveu:Putz, como vc's são preconceituosos e chorões! ...


"...aluno quer mesmo demonstrar e defender são idéias e algoritmos." não tem nada a ver com copiar coisas prontas e apresentar como grande e genial inovação.

Tem que se salve da mediocridade, mas concordo que nossas escolas estão formando muitos analfabetos funcionais. Talvez isso seja uma tendência (e realidade), mundial e o retrógrado seja eu. Menos os orientais, esses estudam de verdade.

Re: Arduíno. Finalmente alguem que concorda comigo.

MensagemEnviado: 06 Nov 2018 19:05
por pamv
O problema dos TCCs é a massificação deles, se tirassem a obrigatoriedade o nível subiria pois só quem estivesse querendo aprender a desenvolver um projeto os faria como acontece com quem faz iniciação científica. A minha bronca com o Arduino não tem a ver com TCC mas com algumas limitações do IDE+UNO e com o que alguém ja comentou: tudo que você imaginar já está feito e só precisa uma busca no google para baixar o código, isso ajuda ou auto-didata mas atrofia a sala de aula, se vpce propõe exercícios que não tem no google a turma ou diz que naõ tem solução porque não achou pronto em lugar nenhum, ou espana ou corre a trancar a disciplina. (Editando pra adicionar: sinto o mesmo acontecer com python, muita gente adora porque tem tudo pronto, é o atual arduino das linguagens de programação)