Arduíno. Finalmente alguem que concorda comigo.

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Arduíno. Finalmente alguem que concorda comigo.

Mensagempor KrafT » 04 Nov 2018 14:39

"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Re: Arduíno. Finalmente alguem que concorda comigo.

Mensagempor pamv » 04 Nov 2018 14:52

É isso aí, Arduino é ambiente de ensino mais de outra coisa.
pamv
Word

Mensagempor KrafT » 04 Nov 2018 20:29

Para fazer jigas de teste é bom. E os módulos são uma forma de ter uma placa complexa comprovadamente funcional. Imagina fazer uma placa com WiFi no ferro de passar roupa...
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 05 Nov 2018 07:53

KrafT escreveu:https://www.embedded.fm/blog/2017/8/12/dont-use-arduino-for-professional-work?format=amp

Bá, eu digo isso pra todo mundo - incluindo tu - desde que isso apareceu.
"...finalmente ALGUÉM que concorda comigo...."

Baita consideração!
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor tronico » 05 Nov 2018 08:42

Concordo, já utilizei para protótipos rápidos !

Não querendo desvirtuar o assunto,... me pergunto se o Raspberry Pi também não seria apenas para estudo e protótipos !
tronico
Byte

Mensagempor KrafT » 05 Nov 2018 09:30

Aquino escreveu:
KrafT escreveu:https://www.embedded.fm/blog/2017/8/12/dont-use-arduino-for-professional-work?format=amp

Bá, eu digo isso pra todo mundo - incluindo tu - desde que isso apareceu.
"...finalmente ALGUÉM que concorda comigo...."

Baita consideração!

Veja bem, Aquino... O que eu quis dizer, é "de forma escrita". Como criei o post no celular, ficou lacônico. Mas sim, a gente reclama dos "projetistas de Arduíno" desde sempre.
KrafT
Dword

Mensagempor xultz » 05 Nov 2018 15:06

A Raspberry eu considero produto de estudo e protótipo, porém a Raspberry Computer Module não, essa pode (e deve) ser usado em produto. Estou usando em um e está bem legal. O interessante é que o software da Raspberry funciona exatamente igual na Computer Module, o que é bem interessante.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor pamv » 05 Nov 2018 19:43

Atualmente eu vejo o Pi Zero W como a solução com o melhor custo/benefício para implementar um node unix/linux completo na internet e que pode falar com coisas menores do mundo iot. Muita gente fala que basta o NodeMCU e coisa e tal, mas isso não vale em ambientes hostis como onde eu trabalho e que impõe a Eduroam como única forma de acesso wi-fi. Tem colegas que chegam ao cúmulo de usar um celular 4G como ponto de acesso do nodemcu, um pi0w é muito mais racional. Eu tenho 3 desses ligados 24x7 faz mais de um ano. Eles não tem problema de temperatura e tem resistido heroicamente às falhas da rede elétrica.
pamv
Word

Mensagempor tcpipchip » 06 Nov 2018 08:28

Mas estao falando do Framework Arduino ou o Hardware base do Arduino, o UNO ?

Sao coisas diferentes...
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor pamv » 06 Nov 2018 11:33

Eu me referi ao conjunto IDE+UNO (ou Due, Mega, etc)
pamv
Word

Mensagempor tcpipchip » 06 Nov 2018 14:23

Ai concordo!
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 06 Nov 2018 14:56

Grande problema é que a piazada de hoje saí da faculdade e acredita que dá pra montar um robô de 6 graus de liberdade controlado por um arduino, usando uma shield de acionamentos e interligando os sensores com aqueles cabinhos jaguaras de ligação rápida(QUe faziam uma falta na época do meu curso-técnico, onde utilizávamos fio de telefone....)
Acho que o arduíno na engenharia é um reflexo do nível dos cursos no Brasil...
TCC de engenharia da computação com arduíno? Me parece rídiculo pensar nessa hipótese, mas é cada dia mais normal....
Sei lá, talvez seja mágoa,porque antes pra fazer algo com hardware tinha que saber eletrônica, hoje o pessoal junta as coisas meio que sem saber como funciona, depois tem uns baita projetos legais..
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor chrdcv » 06 Nov 2018 16:47

Putz, como vc's são preconceituosos e chorões! O universo muda, a vida muda, a sociedade muda e a forma como se pratica ciências exatas práticas também muda! Lembram daquele preconceito de que tudo o que era mecânico e pesado era bom? Que amplificador bom era o valvulado? Que TV colorida fazia mal e de que não haveria necessidade de mais do que três computadores no mundo? Ainda tem aqueles que programam somente em assembly (ficando amarrado a somente uma arquitetura/ferramentas de desenvolvimento) e acham que não há mais nádegas no mundo que possa ser usado em sistemas enrabados! Pôxa pessoal, a matemática e a ciência da computação, a engenharia elétrica/eletrônica evoluíram e muito também! Então, se um aluno apresenta um trabalho acadêmico utilizando um Arduino, não há nada de considerar estranho ou ver com "cara torta", afinal, o que muita das vezes o aluno quer mesmo demonstrar e defender são idéias e algoritmos. Logo, se roda em um computador que usa cartões perfurados, um microcontrolador de 4, 8 ou 32bits, ou ainda em um cluster, tudo bem, desde que cumpra o que foi pretendido ou ainda apresente elementos que neguem o que foi inicialmente pretendido! Os cientistas quando demonstraram o primeiro transistor, não foi aquela primeira maravilha, a mesma coisa para o primeiro circuito integrado. A ciência se move a pequenos passos e penso que tudo o que for feito nesse sentido é válido, desde que embasado matematicamente!
Seu Madruga: "O trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar"
chrdcv
Dword

Mensagempor KrafT » 06 Nov 2018 18:22

chrdcv escreveu:Putz, como vc's são preconceituosos e chorões! ...

"...aluno quer mesmo demonstrar e defender são idéias e algoritmos." não tem nada a ver com copiar coisas prontas e apresentar como grande e genial inovação.

Tem que se salve da mediocridade, mas concordo que nossas escolas estão formando muitos analfabetos funcionais. Talvez isso seja uma tendência (e realidade), mundial e o retrógrado seja eu. Menos os orientais, esses estudam de verdade.
KrafT
Dword

Mensagempor pamv » 06 Nov 2018 19:05

O problema dos TCCs é a massificação deles, se tirassem a obrigatoriedade o nível subiria pois só quem estivesse querendo aprender a desenvolver um projeto os faria como acontece com quem faz iniciação científica. A minha bronca com o Arduino não tem a ver com TCC mas com algumas limitações do IDE+UNO e com o que alguém ja comentou: tudo que você imaginar já está feito e só precisa uma busca no google para baixar o código, isso ajuda ou auto-didata mas atrofia a sala de aula, se vpce propõe exercícios que não tem no google a turma ou diz que naõ tem solução porque não achou pronto em lugar nenhum, ou espana ou corre a trancar a disciplina. (Editando pra adicionar: sinto o mesmo acontecer com python, muita gente adora porque tem tudo pronto, é o atual arduino das linguagens de programação)
pamv
Word

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais