Quais tamanhos de SMD usar em protótipos?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Quais tamanhos de SMD usar em protótipos?

Mensagempor MOR_AL » 27 Ago 2018 12:10

Em minhas montagens de protótipos costumo juntar ao máximo os componentes na PCI.
Até então quase todos foram montagens com furação na placa (through hole).
Como quero reduzir ainda mais minhas PCIs, comprei no Ebay, um microscópio daqueles comuns para montagens SMD. Fiz também, um suporte próprio, que contém o microscópio e fixa o componente SMD na PCI. Assim, posso observar a imagem ampliada pelo smartphone e ter as duas mãos livres para soldar o componente.
Até aí tudo bem.
O problema começa com o tamanho dos componentes. Tem diversos códigos como 1206, 0805, 0603 ...
Usando os componentes SMD grandes, não há redução substancial na PCI, já que os filetes ficam na face dos componentes. Por outro lado, os componentes muito pequenos são extremamente difíceis de manipular.
Pergunto.
Qual o código/dimensões dos componentes que vocês usam para fazer protótipos com smd?
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Re: Quais tamanhos de SMD usar em protótipos?

Mensagempor edsont » 27 Ago 2018 13:11

MOR_AL escreveu:Em minhas montagens de protótipos costumo juntar ao máximo os componentes na PCI.
Até então quase todos foram montagens com furação na placa (through hole).
Como quero reduzir ainda mais minhas PCIs, comprei no Ebay, um microscópio daqueles comuns para montagens SMD. Fiz também, um suporte próprio, que contém o microscópio e fixa o componente SMD na PCI. Assim, posso observar a imagem ampliada pelo smartphone e ter as duas mãos livres para soldar o componente.
Até aí tudo bem.
O problema começa com o tamanho dos componentes. Tem diversos códigos como 1206, 0805, 0603 ...
Usando os componentes SMD grandes, não há redução substancial na PCI, já que os filetes ficam na face dos componentes. Por outro lado, os componentes muito pequenos são extremamente difíceis de manipular.
Pergunto.
Qual o código/dimensões dos componentes que vocês usam para fazer protótipos com smd?
MOR_AL

Eu só fiz algumas poucas placas com SMD. No inicio usei 0805 para ficar pequeno, mas depois passei a usar o 1206. Pelo menos para placa face simples os componentes maiores tem a vantagem de permitir passar trilhas entre os pads. Os menores já é bem complicado para placas caseiras, é difícil fazer trilhas finas.
Se a placa for industrializada ou multi-layer acho que o que manda é a destreza para soldar.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor MOR_AL » 27 Ago 2018 18:52

Valeu, Edsont.

0805 e 1206.

Apanhei ao tentar soldar três transistores XingLing novos, comprados no Ebay. Seus terminais estavam oxidados.
Tive que passar uma lixa na parte inferior dos terminais, que vai na PCI. Na verdade coloquei a ponta do dedo sobre o transistor, que se encontrava sobre a lixa 360 e delicadamente movi-o. Estanhei a PCI e passei breu com álcool. Foi suficiente para soldar direito, mesmo com a parte superior não lixada, continuando a não pegar solda. Confirmei testando o transistor via os filetes da PCI.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor milordy » 28 Ago 2018 01:34

MOR_AL escreveu:Valeu, Edsont.

0805 e 1206.

Apanhei ao tentar soldar três transistores XingLing novos, comprados no Ebay. Seus terminais estavam oxidados.
Tive que passar uma lixa na parte inferior dos terminais, que vai na PCI. Na verdade coloquei a ponta do dedo sobre o transistor, que se encontrava sobre a lixa 360 e delicadamente movi-o. Estanhei a PCI e passei breu com álcool. Foi suficiente para soldar direito, mesmo com a parte superior não lixada, continuando a não pegar solda. Confirmei testando o transistor via os filetes da PCI.

MOR_AL

Você usou fluxo de solda?Eu usou fluxo de solda no clean,e dificilmente tenho algum problema para soldar,mesmo com componentes pequenos.
milordy
Nibble

Mensagempor MOR_AL » 28 Ago 2018 08:49

milordy escreveu:
MOR_AL escreveu:Valeu, Edsont.

0805 e 1206.

Apanhei ao tentar soldar três transistores XingLing novos, comprados no Ebay. Seus terminais estavam oxidados....
MOR_AL

Você usou fluxo de solda?Eu usou fluxo de solda no clean,e dificilmente tenho algum problema para soldar,mesmo com componentes pequenos.

Costumo usar álcool com breu. Faço isso há muitos anos. A solda "molha" muito bem, mas em material oxidado, como os terminais destes transistores, só mesmo retirando a camada de óxido.
Tenho o fluxo de solda e já experimentei em outras ocasiões. Achei que o álcool com breu foi mais eficiente.
Quais modelos SMDs você usa em protótipos?
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor dreher » 29 Ago 2018 09:45

Para montagem manual já fiz até o 0603, mas ai só usando estação de retrabalho, no estanhador não consegui fazer.
Eu gosto de usar o 0805 porque no mercado local aqui em Blumenau achamos esses encapsulamentos relativamente facil para os capacitores e resistores mais usados
dreher
Byte

Mensagempor marcelo_asm » 29 Ago 2018 16:30

nas montagens que eu mesmo faço, costumo usar 1206 porque fica difícil enxergar algo menor. Mas agora estou montando um protótipo que usa o opamp LTC6409, 2mm x 3mm. f**** geral, vou ter que mandar montar fora porque não sou capaz de dar conta desse treco.
marcelo_asm
Byte

Mensagempor marcelo_asm » 29 Ago 2018 16:31

nas montagens que eu mesmo faço, costumo usar 1206 porque fica difícil enxergar algo menor. Mas agora estou montando um protótipo que usa o opamp LTC6409, 2mm x 3mm. f**** geral, vou ter que mandar montar fora porque não sou capaz de dar conta desse treco.
marcelo_asm
Byte

Mensagempor MOR_AL » 29 Ago 2018 23:16

marcelo_asm escreveu:
dreher escreveu:Para montagem manual já fiz até o 0603, mas ai só usando estação de retrabalho, no estanhador não consegui fazer.
Eu gosto de usar o 0805 porque no mercado local aqui em Blumenau achamos esses encapsulamentos relativamente facil para os capacitores e resistores mais usados

Valeu! Vou considerar 0805 para minha estatística.

marcelo_asm escreveu:nas montagens que eu mesmo faço, costumo usar 1206 porque fica difícil enxergar algo menor. Mas agora estou montando um protótipo que usa o opamp LTC6409, 2mm x 3mm. f**** geral, vou ter que mandar montar fora porque não sou capaz de dar conta desse treco.

Valeu! Vou considerar 1206 para minha estatística.
MOR_AL
Dword

Mensagempor tronico » 04 Set 2018 15:45

Uso 0603 com estação de solda de ponta fina e pinça. Depende da habilidade, paciência e também visão.
tronico
Byte

Mensagempor EDSONCAN » 04 Set 2018 16:19

Manda fazer o estencil junto na pcbway (U$15,00), pega uma frigideira elétrica, coloca pasta de solda, coloca o componente próximo que com a força de adesão ele vai no lugar sozinho e fica bem mais fácil e rápido....

EDSONCAN
Word

Mensagempor MOR_AL » 05 Set 2018 18:06

tronico escreveu:Uso 0603 com estação de solda de ponta fina e pinça. Depende da habilidade, paciência e também visão.

Ok!
Vou computar na minha pesquisa.
Valeu.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 05 Set 2018 18:10

EDSONCAN escreveu:Manda fazer o estencil junto na pcbway (U$15,00), pega uma frigideira elétrica, coloca pasta de solda, coloca o componente próximo que com a força de adesão ele vai no lugar sozinho e fica bem mais fácil e rápido....

Já conhecia este procedimento.
Minhas placas só tem os filetes e os pads. Não tem a máscara verde. Se fizer isso vai espalhar tudo.
Mesmo assim sai mais caro e trabalhoso. Meus protótipos são únicos, não geram produtos.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor egipts » 05 Set 2018 20:34

Eu uso apenas 0805, os 1206 ou 1210 somente se precisar de mais potência ou tensões maiores que 50V. Se a placa for dupla face e conseguir que a montagem do SMD seja com pasta, aí sim uso 0603. Os 0402 são para casos extremos, pois poucas empresa no Brasil conseguem montar eles... com os 0603 já tive problemas...

Abraço.
egipts
Byte

Mensagempor MOR_AL » 06 Set 2018 06:55

egipts escreveu:Eu uso apenas 0805, os 1206 ou 1210 somente se precisar de mais potência ou tensões maiores que 50V. Se a placa for dupla face e conseguir que a montagem do SMD seja com pasta, aí sim uso 0603. Os 0402 são para casos extremos, pois poucas empresa no Brasil conseguem montar eles... com os 0603 já tive problemas...

Abraço.

Valeu, Egipts!
Vou acrescentar em minha estatística.
E você que usa montagem SMD e ainda não se manifestou, contribua para essa pesquisa, mesmo que sua experiência não tenha dado certo.
Fico no aguardo. :D
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais