Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie
MOR_AL escreveu:Em minhas montagens de protótipos costumo juntar ao máximo os componentes na PCI.
Até então quase todos foram montagens com furação na placa (through hole).
Como quero reduzir ainda mais minhas PCIs, comprei no Ebay, um microscópio daqueles comuns para montagens SMD. Fiz também, um suporte próprio, que contém o microscópio e fixa o componente SMD na PCI. Assim, posso observar a imagem ampliada pelo smartphone e ter as duas mãos livres para soldar o componente.
Até aí tudo bem.
O problema começa com o tamanho dos componentes. Tem diversos códigos como 1206, 0805, 0603 ...
Usando os componentes SMD grandes, não há redução substancial na PCI, já que os filetes ficam na face dos componentes. Por outro lado, os componentes muito pequenos são extremamente difíceis de manipular.
Pergunto.
Qual o código/dimensões dos componentes que vocês usam para fazer protótipos com smd?
MOR_AL
MOR_AL escreveu:Valeu, Edsont.
0805 e 1206.
Apanhei ao tentar soldar três transistores XingLing novos, comprados no Ebay. Seus terminais estavam oxidados.
Tive que passar uma lixa na parte inferior dos terminais, que vai na PCI. Na verdade coloquei a ponta do dedo sobre o transistor, que se encontrava sobre a lixa 360 e delicadamente movi-o. Estanhei a PCI e passei breu com álcool. Foi suficiente para soldar direito, mesmo com a parte superior não lixada, continuando a não pegar solda. Confirmei testando o transistor via os filetes da PCI.
MOR_AL
milordy escreveu:MOR_AL escreveu:Valeu, Edsont.
0805 e 1206.
Apanhei ao tentar soldar três transistores XingLing novos, comprados no Ebay. Seus terminais estavam oxidados....
MOR_AL
Você usou fluxo de solda?Eu usou fluxo de solda no clean,e dificilmente tenho algum problema para soldar,mesmo com componentes pequenos.
marcelo_asm escreveu:dreher escreveu:Para montagem manual já fiz até o 0603, mas ai só usando estação de retrabalho, no estanhador não consegui fazer.
Eu gosto de usar o 0805 porque no mercado local aqui em Blumenau achamos esses encapsulamentos relativamente facil para os capacitores e resistores mais usados
Valeu! Vou considerar 0805 para minha estatística.marcelo_asm escreveu:nas montagens que eu mesmo faço, costumo usar 1206 porque fica difícil enxergar algo menor. Mas agora estou montando um protótipo que usa o opamp LTC6409, 2mm x 3mm. f**** geral, vou ter que mandar montar fora porque não sou capaz de dar conta desse treco.
tronico escreveu:Uso 0603 com estação de solda de ponta fina e pinça. Depende da habilidade, paciência e também visão.
EDSONCAN escreveu:Manda fazer o estencil junto na pcbway (U$15,00), pega uma frigideira elétrica, coloca pasta de solda, coloca o componente próximo que com a força de adesão ele vai no lugar sozinho e fica bem mais fácil e rápido....
egipts escreveu:Eu uso apenas 0805, os 1206 ou 1210 somente se precisar de mais potência ou tensões maiores que 50V. Se a placa for dupla face e conseguir que a montagem do SMD seja com pasta, aí sim uso 0603. Os 0402 são para casos extremos, pois poucas empresa no Brasil conseguem montar eles... com os 0603 já tive problemas...
Abraço.
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 1 visitante