Lead times absurdos (Fabricante STM)

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Lead times absurdos (Fabricante STM)

Mensagempor hertzing » 07 Nov 2017 15:55

Olá Pessoal!

Já faz alguns anos que migrei dos microcontroladores da microchip e passei a utilizar os da STM, mas agora estou pensando em voltar atrás ou procurar outros fabricantes.
Pois nos levantamentos iniciais que realizo para os novos projetos, estou percebendo que a STM não passa segurança no fornecimento de seus componentes, que atualmente chegam a ter lead times de 26 semanas e podendo ainda sofrer atraso no prazo de fabricação.

Estive pesquisando o motivo, e algumas fontes relatavam que a STM recebeu mais pedidos do que pode poderia produzir.

Alguém está passando por estes problemas?
hertzing
Byte

Re: Lead times absurdos (Fabricante STM)

Mensagempor Raji » 07 Nov 2017 16:39

O bom é não usar uma galinha só para chocar todos os ovos... Mas a promiscuidade também tem seu preço.
Raji
Nibble

Mensagempor EDSONCAN » 08 Nov 2017 06:59

Depende do item que você usa, existem Arm da ST que da até para comprar ate no ALiexpress, mas isso ocorre com NXP, Analog Device e creio que com todos, depende da demanda, para isso se faz uma programação com o fornecedor....
EDSONCAN
Word

Mensagempor tcpipchip » 08 Nov 2017 10:04

É que o STM32 esta sendo vendido para o mundo todo!! Eu tenho 5 modulos wifi aqui, de diferentes fabricantes, todos com STM32 inside
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor hertzing » 08 Nov 2017 13:43

EDSONCAN escreveu:Depende do item que você usa, existem Arm da ST que da até para comprar ate no ALiexpress, mas isso ocorre com NXP, Analog Device e creio que com todos, depende da demanda, para isso se faz uma programação com o fornecedor....

Para protótipo talvez seja válido comprar no Aliexpress ou em outros distribuidores duvidosos.
Mas para lotes de produção, prefiro não correr o risco de realizar a compra com distribuidores não autorizados pelo fabricante, pois já tive problemas com componentes falsificados.

O jeito mesmo é se programar com bastante antecedência, ou torcer para que comecem a produzir nacionalmente como o ZR16.
hertzing
Byte

Mensagempor mastk » 08 Nov 2017 15:58

Estou amarrado a um CI da STM e o mesmo problema de Lead Time, disso, a empresa teve que comprar U$25 mil para garantir a produção por uns meses.
mastk
Dword

Mensagempor dreher » 09 Nov 2017 08:23

Tambem migrei para a ST e me ferrei com esses Lead time deles. O problema não é ser multiplataformas, o problema é como que programamos pequenas produções assim. O cara quer fazer um produto que vende 50, 60 peças por mes, tem que ter 4 modelos de placa? é fo***. Estou pensando seriamente em testar os fornecedores alternativos na china.
dreher
Byte

Mensagempor KrafT » 09 Nov 2017 15:48

hertzing escreveu:O jeito mesmo é se programar com bastante antecedência, ou torcer para que comecem a produzir nacionalmente como o ZR16.

Última notícia do news deles é de 2014. Como está o chip hoje? Será que a Exatron aprovou e usa?
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor hertzing » 09 Nov 2017 16:08

KrafT, recentemente entrei em contato com eles, e a informação que me passaram é que no momento não está disponível para comercialização, mas é possível ter acesso aos kits de desenvolvimento.
hertzing
Byte

Mensagempor KrafT » 12 Nov 2017 17:27

Qual será o futuro disso: http://www.eldorado.org.br/noticias/ina ... totipagem/

Na minha inocência, a gente deveria ter condições de processar silício e outros elementos necessários à fabricação de componentes eletrônicos e depois os componentes em si. Exportar commodities e importar os produtos beneficiados não é vantagem.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor pamv » 12 Nov 2017 20:51

Eu já vi tantas vezes esse tipo de coisa que acredito que não vai dar em nada, não é a nossa vocação.
pamv
Word

Mensagempor dreher » 13 Nov 2017 20:12

KrafT escreveu:Na minha inocência, a gente deveria ter condições de processar silício e outros elementos necessários à fabricação de componentes eletrônicos e depois os componentes em si. Exportar commodities e importar os produtos beneficiados não é vantagem.

Cara, o que a Nova Zelandia e Australia exportam e importam? Esse lance de que exporta commodities e importa tecnologia não faz muita diferença, desde que o governo não atrapalhe tanto

dreher
Byte

Mensagempor andre_luis » 14 Nov 2017 03:58

KrafT escreveu:Qual será o futuro disso: http://www.eldorado.org.br/noticias/ina ... totipagem/

Já vi esse filme, sempre que a coisa nasce a partir de uma parceiria ou com fundos do governo não parece coisa séria, infelizmente. O ideal seria realmente que o governo não atrapalhasse e desse condições ás iniciativas privadas criarem esse tipo de negócio no Brasil.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor KrafT » 14 Nov 2017 06:16

dreher escreveu:Cara, o que a Nova Zelandia e Australia exportam e importam? Esse lance de que exporta commodities e importa tecnologia não faz muita diferença, desde que o governo não atrapalhe tanto

Eu não conheço a Austrália nem a Nova Zelândia, mas vou te dar um exemplo: Quando trabalhei numa siderúrgica controlada pela Nippon Steel, o pessoal falou que é mais negócio processar o minério de ferro brasileiro no Japão, pois eles conseguem separar metais nobres que pagam a logística, coisa que no Brasil viraria tudo Ferro-gusa e depois aço.
Mais tarde, quando estive trabalhando em outra siderúrgica no Rio, o pátio deles estava abarrotado de bobinas de aço chinês, mas era tanta bobina que não tinha lugar para estacionar. Isso numa planta que tem 11 km de comprimento.... Não tem algo errado em ser mais barato beneficiar o minério de ferro lá fora e importar o aço beneficiado?

E a China então... Quando estive lá deu para ter uma noção (bem vaga) de como a coisa funciona.

Por outro lado, quem ganha mais, quem vende leite ou quem vende "queijos sofisticados"? Quem colhe cacau, ou quem faz "chocolate suíço"?
KrafT
Dword

Mensagempor pamv » 14 Nov 2017 08:48

andre_teprom escreveu:
KrafT escreveu:Qual será o futuro disso: http://www.eldorado.org.br/noticias/ina ... totipagem/

Já vi esse filme, sempre que a coisa nasce a partir de uma parceiria ou com fundos do governo não parece coisa séria, infelizmente. O ideal seria realmente que o governo não atrapalhasse e desse condições ás iniciativas privadas criarem esse tipo de negócio no Brasil.

Você já assistiu o filme Silicon Cowboys contando a história da Compaq e como ela enfrentou a IBM? O que a maioria chama de "governo que atrapalha" por aqui na verdade é mediocridade tecnológica e nosso capitalismo colonial que tem aversão ao risco.
Sobre o processamento no exterior do minério seguido de reimportação: isso gera emprego e riqueza no Japão/China, esse é o verdadeiro "metal nobre" do minério de ferro, se houvesse mesmo metais nobres no minério para pagar a logística, a Nippon Steel iria processa-lo aqui para ter mais lucro ainda. Quem não lembra quando a Telefonica "comprou" a Telesp e importou mão de obra, orelhões e outras sucatas da Espanha?
pamv
Word

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais