Captura e processamento de imagens

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Captura e processamento de imagens

Mensagempor eletroinf » 11 Nov 2015 13:39

Primeiramente, deixo claro que sou totalmente leigo nessa área, antes de levar as pedradas.

Digamos que eu tenha uma possível aplicação na qual eu precise de um sistema que capture imagens e detecte alguns padrões nela.
Esses padrões seriam, por exemplo, achar a localização de uma pessoa, ou ver se ela meteu a mão em algum lugar que não deveria, coisas do tipo.
O sistema deveria ser capaz de identificar estas situações em tempo real e enviar um sinal de aviso ou mesmo de acionamento de algum comando.
Além disso, seria desejável enviar as imagens pela rede e, talvez numa segunda etapa do projeto, pela internet.

Com essas ideias básicas, as perguntas, também básicas:
- Fazer isso com uma raspberry PI, seria razoável (tem poder de processamento?), ou qual seria a alternativa ?
- No meu caso, programo em C voltado para embarcados, tive alguns conceitos básicos de C++ e orientação a objetos na faculdade, qual seriam as opções de linguagem mais apropriadas para esta aplicação, considerando que terei aprendê-la?
- Outra opção: isso tudo já existe, custa pouco e não vale a pena eu me meter.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Re: Captura e processamento de imagens

Mensagempor cfreund » 11 Nov 2015 17:25

Um ponto de partida: OpenCV
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor andre_luis » 11 Nov 2015 19:26

Quando se fala em "processamento de imagens" isso compreende um espectro gigantesco de abordagens e soluções. Por exemplo, é preciso saber se seu sistema vai detectar apenas padrões, se esses padrões são variantes na escala e na orientação, se seria em tempo real, se envolveria tracking, se teria ainda reconhecimento de gestual, etc...

Na minha opinião, se voce vai realmente investir tempo nessa área (o que pessoamente considero um campo muito promissor) já partiria direto para o FPGA. Isso porque é possível colocar soft cores e programar em C/C++ dentro deles, e quando voce se sentir mais confortável, pode ir substituindo aos poucos as operações do uP por rotinas implementadas direto em circuito, que seria mais rápido.

O pessoal por aqui é adepto da XILINX, mas eu tenho brincado com agumas ferramentas da Altera, e acho fantástico.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor edison » 11 Nov 2015 23:33

A maioria dos DVRs usados em segurança patrimonial usam o "Motion Detection".
Com ele voce seleciona uma ou várias áreas onde a(s) camera(s) está focando e no caso de ser detectado algum movimento
ele atua uma saida de alarme que pode estar configurada para sirene ou comunicação via rede entre outras.
Conforme a qualidade do software tem inúmeras opções ,vc até ajusta a sensibilidade , horários para certos pontos ,etc.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 12 Nov 2015 13:09

Imagens para o computador são Pixeis

Logo pode ser armazenado na memória
é só comparar atual com a anterior.

Não é algo assim que nosso celebro faz?

Dj.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor migleo » 28 Nov 2015 20:46

Ao ler o inicio do topico eu já estava pronto pra dizer que eu já uso isso há muito tempo no meu dvr intelbras vd16e 480c , mas o Edison já havia comentado.

O que você precisa saber é que os fabricantes de dvr não fizeram estes recursos e funcionalidades da noite pro dia, e pra reinventar a roda é muito mais fácil do que reinventar o que você está planejando.

Eu recomendo usar um dvr bom e dominar a conectividade dele tanto com imagem, como com entradas de alarmes, telecomandos e saídas de reles contato seco.
Asm51 desde 19-03-2003 Atmel Avr Assembler Projects
migleo
Byte

Voltar para Assuntos Gerais