Captura e processamento de imagens

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Captura e processamento de imagens

Mensagempor eletroinf » 11 Nov 2015 13:39

Primeiramente, deixo claro que sou totalmente leigo nessa área, antes de levar as pedradas.

Digamos que eu tenha uma possível aplicação na qual eu precise de um sistema que capture imagens e detecte alguns padrões nela.
Esses padrões seriam, por exemplo, achar a localização de uma pessoa, ou ver se ela meteu a mão em algum lugar que não deveria, coisas do tipo.
O sistema deveria ser capaz de identificar estas situações em tempo real e enviar um sinal de aviso ou mesmo de acionamento de algum comando.
Além disso, seria desejável enviar as imagens pela rede e, talvez numa segunda etapa do projeto, pela internet.

Com essas ideias básicas, as perguntas, também básicas:
- Fazer isso com uma raspberry PI, seria razoável (tem poder de processamento?), ou qual seria a alternativa ?
- No meu caso, programo em C voltado para embarcados, tive alguns conceitos básicos de C++ e orientação a objetos na faculdade, qual seriam as opções de linguagem mais apropriadas para esta aplicação, considerando que terei aprendê-la?
- Outra opção: isso tudo já existe, custa pouco e não vale a pena eu me meter.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Re: Captura e processamento de imagens

Mensagempor cfreund » 11 Nov 2015 17:25

Um ponto de partida: OpenCV
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor andre_luis » 11 Nov 2015 19:26

Quando se fala em "processamento de imagens" isso compreende um espectro gigantesco de abordagens e soluções. Por exemplo, é preciso saber se seu sistema vai detectar apenas padrões, se esses padrões são variantes na escala e na orientação, se seria em tempo real, se envolveria tracking, se teria ainda reconhecimento de gestual, etc...