Para ver estrelas!!!

Enviado:
24 Jul 2015 14:36
por brasilma
Sem arriar as calças!!!
http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/star-chart.htmlStar Chart - Para IOs ou Android
Muito legal, eu recomendiu!!!
Re: Para ver estrelas!!!

Enviado:
04 Ago 2015 08:45
por edsont
Para PCs com Windows tem os programas portáteis:
http://portableapps.com/apps/education/ ... a_portableDá uma visão mais real de dimensão e distância entre planetas e o sol comparado aos modelos didáticos tradicionais.
http://portableapps.com/apps/education/ ... m_portableMostra as constelações.
http://portableapps.com/apps/education/marble_portableUm atlas geográfico simples (nada a ver com estrelas). Não gostei muito porque não aparece a minha cidade.
Re: Para ver estrelas!!!

Enviado:
04 Ago 2015 19:42
por MOR_AL
(Ainda) Sou Mestre Amador para a Capitania dos Portos. Com o desuso esqueci muita coisa. Quando estudava para Capitão Amador (cheguei a me preparar para uma viagem de veleiro, inicialmente pela costa brasileira), costumava identificar a minha posição (teórica) por meio do uso de Tabelas Náuticas, sextante, relógio aferido e calculadora. Tinha que fazer uma porr... erh muitas compensações, hora local, hora do meridiano, altura da observação, etc.
Durante o dia, poderia-se usar o Sol ou até a Lua como referência. As outras possíveis observações, para identificação da posição náutica, com estrelas, planetas, Sol ou Lua, só eram possíveis durante um curto período (minutos) ao amanhecer e ao entardecer, quando tanto o horizonte do mar e os corpos celestes podiam ser vistos ao mesmo tempo.
Tinha tabelas com a posição horária dos astros e equações que forneciam estas posições. Tinha também réguas de cálculo náuticas com as posições dos corpos celestes.
Eu possuía um GPS náutico, mas para o título de Capitão Amador era necessário saber fazer pelo método das observações astronômicas. Podia-se saber onde cada astro se localizava no céu.
Hoje a tecnologia avançou muito.
MOR_AL