"driver" para 74595

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

"driver" para 74595

Mensagempor RAWeigel » 24 Fev 2015 09:31

Olá pessoal,
O que seria aconselhável colocar entre um "Controlador" (PIC / Raspberry / Arduino / etc) e um 74595 (Shift register) para que este funcione a uma distancia de uns 25 metros?
Richard
RAWeigel
Byte

Re: "driver" para 74595

Mensagempor xultz » 24 Fev 2015 10:02

Eu usaria dois 75176, um para data e um para clock, usando um cabo telefônico de dois pares. Se usar um cabo de rede, pode passar alimentação junto. Eu acho que fica bem confiável.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor ze » 24 Fev 2015 10:07

que tal isso?

telecontrolli_rr3_rt4.jpg

me fez lembrar... certa feita (80´s) fiz algo assim. um contador modulando um transmissorzinho de fm

350103.jpg

o receptor era um radinho fm tipo uma fita k7 (nao achei o desenho na net) acoplado num protoboard . cara... se fecho os olhos me lembro direitinho
Usava porta nand smitch trigger e rc´s pra separar os sinais numa configuração muitio doida. sem muita teoria, sem osc. (preguiça de escrever osciloscópio) e pasme, até mesmo sem multímetro. só intuição e desespero dos hormônios "pré-técnicos". O "protocolo" de recepção era simples: pulso estreito era clock, médio era dado, largo era latch, ou algo assim. Era só com circuitos lógicos. mc..? pffff só décadas depois. Então considere-se privilegiado.
O preço que cobro por [tentar] colaborar é desabafar e contar coisas idiotas do passado . coisas de véio...(1 dia vai entender...)

Agora sério...No seu caso pode tentar com 4 fios mesmo. gnd, clock, dado, latch. Talvez até mesmo o vcc possa ir junto. talvez nem precise de blindagem. coloque pullup meio que baixo 1K nos pinos do 595. talvez um cap xute 10nf entre tais pinos e gnd. Atenção à largura do sinal
sucessos
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
ze
Dword

Mensagempor RAWeigel » 25 Fev 2015 08:13

xultz escreveu:Eu usaria dois 75176, um para data e um para clock, usando um cabo telefônico de dois pares. Se usar um cabo de rede, pode passar alimentação junto. Eu acho que fica bem confiável.

Xultz,
Havia também pensado no MAX232 ou MAX485.
Vou pensar nisto mais um pouco.
A ideia é utilizar mesmo um cabo CAT 5.

ze escreveu:que tal isso?
me fez lembrar... certa feita (80´s) fiz algo assim. um contador modulando um transmissorzinho de fm
o receptor era um radinho fm tipo uma fita k7 (nao achei o desenho na net) acoplado num protoboard . cara... se fecho os olhos me lembro direitinho
Usava porta nand smitch trigger e rc´s pra separar os sinais numa configuração muitio doida. sem muita teoria, sem osc. (preguiça de escrever osciloscópio) e pasme, até mesmo sem multímetro. só intuição e desespero dos hormônios "pré-técnicos". O "protocolo" de recepção era simples: pulso estreito era clock, médio era dado, largo era latch, ou algo assim. Era só com circuitos lógicos. mc..? pffff só décadas depois. Então considere-se privilegiado.
O preço que cobro por [tentar] colaborar é desabafar e contar coisas idiotas do passado . coisas de véio...(1 dia vai entender...)
Agora sério...No seu caso pode tentar com 4 fios mesmo. gnd, clock, dado, latch. Talvez até mesmo o vcc possa ir junto. talvez nem precise de blindagem. coloque pullup meio que baixo 1K nos pinos do 595. talvez um cap xute 10nf entre tais pinos e gnd. Atenção à largura do sinal
sucessos

Zé,
Já sou "velho" (rs!) e gosto destas soluções "do passado", mas gostaria de algo mais simples e fácil, senão eu não faço.
Não gostaria de utilizar RF, mas é um item a ser pesquisado com mais carinho. (achei isto depois: http://www.romanblack.com/shift1.htm me parece familiar com o relato de alguém (rs!))
Meu receio em não utilizar "nada" é em razão do "ambiente" ser "ruidoso". Tem muito motor DC e relê, mas certamente farei um teste sem "nada", já que a fonte dos itens ruidosos será separada do projeto.
Richard
RAWeigel
Byte

Voltar para Assuntos Gerais