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NR-12

Enviado:
24 Out 2014 07:43
por longo.251272
Bom dia pessoal,
Estou implementando um rele de segurança em uma máquina e surgiu a dúvida.
Esse rele de segurança irar cortar a alimentação do inversor de frequência ou mandar um sinal para o inversor de frequência parar a máquina ?
A vantagem dele cortar a alimentação do inversor é que não se corre o risco de ocorrer um problema no inversor e a máquina não parar. Mas a vantagem dele mandar um sinal para o inversor parar a máquina é que o motor irar parar quase que instantaneamente, não vai ficar girando pela inércia.
Abraços
Ricardo
Re: NR-12

Enviado:
24 Out 2014 08:28
por Maffeis
Você precisa ver se o inversor de frequência possui a função STO (Safe torque OF) se tiver vc liga o rele de segurança conforme o manual do inversor manda.
se o inversor não tiver a função, você precisara ter 2 contatores de preferencia na saida do inversor oque eu vejo sempre é um contator na entrada do Drive e um na saida do drive.
Quanto a inércia da maquina, a maquina precisa estar toda fechada e as portas deve estar travadas até que a a maquina pare completamente o movimento.
Talvez essa inércia da maquina precise ser monitorada com um rele se segurança especifico para inércia, para as portas sejam abertas somente quando a maquina realmente para.
Re: NR-12

Enviado:
24 Out 2014 09:23
por longo.251272
O inversor possui um entrada denominada "Chave de Segurança".
No inicio o cliente ia colocar uma tranca magnética para travar as portas enquanto o motor estiver girando, mas foi descartado porque o custo estava ficando mais cara que a máquinas e o risco é minimo.
Re: NR-12

Enviado:
24 Out 2014 12:51
por Maffeis
O sto geralmente sao duas entradas
E o manual fala em qual categoria o inversor trabalha
Geralmente sil 3
Re: NR-12

Enviado:
25 Out 2014 00:17
por edison
Opte por usar contator apenas na entrada .
Na saída do inversor é deseconselhavel pois se ele abrir estando em marcha
vai gerar falha (ERROR) e perderá a frenagem por pulso CC.
O uso de resistor de frenagem tb ajuda em rampas de desaceleração curtas. (< 1,0 s)
Ideal seria motor c/ freio eletro-mecânico (moto freio) ,o custo é maior mas garante (?) a segurança.
Programe os contatos secos do inv. p/ comandar (por fonte independente) esse freio em "0 hz ,stop ou not rum" conforme disponível.
Eu tenho usado essa configuração em várias máquinas com alta inércia e tem dado bons resultados.
O maior inconveniente é em tração por correias se não tiverem bem ajustadas e limpas, o motor para mas a mecânica da máquina desliza.
Re: NR-12

Enviado:
25 Out 2014 08:01
por longo.251272
Realmente Edson, com freio magnético também acho mais seguro e confiável.
Re: NR-12

Enviado:
25 Out 2014 10:53
por Maffeis
A norma fala que no momento da parada toda fonte de energia deve ser retirada do sistema (eletrica pneumatica e hidraulica)
por isso o contator na saida do drive (Realmente é um problemão esse contator na saida do inversor)
Quanto a utilizar o freio cc do inversor para parar a inércia não atende a NR-12, vc está contando com item não seguro para deixar a maquina segura.
Re: NR-12

Enviado:
26 Out 2014 08:31
por longo.251272
Mais numa emergência o mais seguro é parar a máquina o mais rápido possível. Talvez o mais seguro seria parar o motor com o inversor através de uma desaceleração rápida e depois cortar a alimentação do inversor através de um contator.
Re: NR-12

Enviado:
26 Out 2014 10:18
por Djalma Toledo Rodrigues
"Quanto a utilizar o freio cc do inversor para parar a inércia não atende a NR-12, vc está contando com item não seguro para deixar a maquina segura."
(Maffeis)
Re: NR-12

Enviado:
26 Out 2014 16:36
por Maffeis
Existem os freios com embreagem de segurança
vc deve retirar toda a energia do sistema (a corrente continua é uma energia)
Nem sempre oque faz sentido para gente a norma aceita
se a maquina possui inércia vc deve instalar um freio ou fechar toda a maquina e abrir a porta somente quando a maquina parar por completo.
caso tenha alguma abertura a maquina ela deve conter um cortina de luz (cortina e barreira são coisas diferentes) e deve ser feita uma medição de arrasto.
essa medição vai lhe dizer a qual distancia do ponto de risco deve estar instalada a cortina.
Na pratica essa historia de cortina e medição de arrasto serve somente para prensas
outros tipos de maquina freio ou monitoramento seguro de inercia.
Re: NR-12

Enviado:
27 Out 2014 20:24
por edison
Djalma Toledo Rodrigues escreveu:"Quanto a utilizar o freio cc do inversor para parar a inércia não atende a NR-12, vc está contando com item não seguro para deixar a maquina segura."
(Maffeis)
Frenagem com CC do inversor apenas como auxiliar ,vai aliviar o tranco na principal frenagem mecânica.
Se não me engano ela ocorre mesmo com o inversor sendo cortado da rede já que
o sinal CC vem dos capacitores internos. (a confirmar).
Re: NR-12

Enviado:
05 Nov 2014 08:18
por longo.251272
Surgiu mais uma dúvida,
Na máquina tenho uma portinha que se o operador abrir a máquina para e o botão de emergência com o botão rearme.
Sempre que o botão emergência for acionado a máquina para e só volta a funcionar depois que o botão reame for acionado.
Na portinha tem um sensor ligado em série com o botão de emergência e dessa forma sempre que abrir a portinha o operador é obrigado a acionar o botão rearme para a máquina voltar a funcionar. Aqui esta a minha dúvida, não poderia apenas parar a máquina e depois da portinha fechado o operador só precisa-se apertar o botão start para a máquina partir ? Pois desse jeito o operador tem fechar a portinha, apertar o botão rearme e depois o start.
Valeu pessoal.
Re: NR-12

Enviado:
05 Nov 2014 09:01
por Maffeis
O rearme serve para o operador voltar a máquina para condição segura.
Então toda vez que a máquina ir para um condição não segura (abrir a porta ou apertar o botão de emergencia) o botão deve ser pressionado.
Para qual categoria vc está adequando a maquina.
Sempre ouvi falar que não se pode ligar em serie circuitos de segurança diferentes, que o certo era tem um rele para as portas e outro para os botões de emergência. (não sei até que ponto isso é verdade nunca achei isso na norma)
Re: NR-12

Enviado:
05 Nov 2014 09:43
por longo.251272
A categoria não foi informada. O cliente é quem esta especificando as ligações e até os modelos e o fabricante dos sensores e rele de segurança.
Como é o primeiro cliente pedindo isso fiquei com muitas dúvidas.
Acho que o melhor a fazer é contratar um engenheiro de segurança para saber o que realmente a máquina precisa e em qual categoria ela se enquadra.
Re: NR-12

Enviado:
05 Nov 2014 13:15
por J
Maffeis escreveu:Sempre ouvi falar que não se pode ligar em serie circuitos de segurança diferentes, que o certo era tem um rele para as portas e outro para os botões de emergência. (não sei até que ponto isso é verdade nunca achei isso na norma)
Realmente não se pode mesmo, mas você acaba encontrando essa informação no próprio manual técnico de cada produto.
Resumo:
1 Relé de Segurança para botões de Emergência (Existe um limite do número de botões conforme a categoria)
1 Relé de Segurança pra as chaves (Também existe um limite no número de chaves conforme a categoria)
Para evitar erros, melhor coisa é ler muito o manual de cada produto envolvido.
E questione muito o Engenheiro de Segurança, antes é claro, de obter referências sobre a experiência dele com máquinas (raridade encontrar ...)