Página 1 de 1

Fim dos MCUs pequenos?

MensagemEnviado: 07 Mar 2014 13:12
por mastk

Re: Fim dos MCUs pequenos?

MensagemEnviado: 07 Mar 2014 13:27
por xultz
Eu não entendi bem a tua opinião. O fim dos MCUs de um modo geral eu acho meio generalista, a quantidade de aplicações deep embedded onde não se necessita de um processador de muitos pinos é imensa. Haja visto que mês passado eu vi o anúncio de um micro ARM da NXP de 8 pinos em encapsulamento DIP.
O que tende a sumir são micros de 8 bits difícies de serem usados, como PICs de 1k de memória que só têm utilidade se programados em assembly. Com a redução do tamanho dos transistores, é possível colocar numa pastilha de mesmo tamanho bem mais circuitos que podem tornar a vida do desenvolvedor mais fácil, ganhando tempo de desenvolvimento, que custa muito caro. Passar uma semana mastigando datasheets prá conhecer a função de cada bit de SFRs está perdendo o sentido. O desenvolvimento precisa ser mais ágil, mas MCUs pequenos, não acredito que venham a morrer tão cedo.

Re: Fim dos MCUs pequenos?

MensagemEnviado: 07 Mar 2014 13:50
por andre_luis
Creio que o fenomeno possa ser melhor avalidado sob a ótica da produção em escala.

Os cores de maior capacidade 32bits atendem também aos requisitos demandados pelas aplicações onde cores de 8bits eram suficientes. Assim, aqueles que já disputam o mercado de embarcados podem obter um ganho extra disputando com as velhas familias de processadores.

"Os micro controladores de oito bits abriram o mundo para a tecnologia de embarcados para aplicações simples e eficientes...

...foi um mercado que cresceu muito de 1980 até o começo desse século, porem, não sei se trata de uma crise ou de uma tendência..."



+++

Re: Fim dos MCUs pequenos?

MensagemEnviado: 09 Mar 2014 21:12
por mastk
Curiosos, caros colegas, que mesmo com o Arduino sendo um sucesso, ele não faz com que a Atmel se torne mais relevante no mercado de embarcados ou que tenha lucros imensos.
Uma coisa acho importante lembrar é que a Freescale se aproximava da Intel ocasionalmente em ofertas de soluções altamente integradas e de alta performance e seu processadores TOP estão estagnados a um bom tempo.
É de se pensar qual será o rumo que teremos de tomar nos próximas anos, afinal, para mim e creio que para todos vcs, as demandas de produtos são cada vez maiores, com mais recursos, melhor custo e com mais especialidades.

Penso nos novatos que aparecem ocasionalmente e penso no conhecimento que tive que gerar nesses anos e começo a pensar se haverá muitos desenvolvedores com nos que unem software e hardware, lidando com todos os problemas de um processo de produção e partindo apenas da ideia de um empresário.

Re: Fim dos MCUs pequenos?

MensagemEnviado: 09 Mar 2014 23:01
por andre_luis
mastk escreveu:...Penso nos novatos que aparecem ocasionalmente e penso no conhecimento que tive que gerar nesses anos e começo a pensar se haverá muitos desenvolvedores com nos que unem software e hardware, lidando com todos os problemas de um processo de produção e partindo apenas da ideia de um empresário.


Você está pensando em resolver problemas atuais no contexto do passado

Realmente, aprendi muito apanhando dos bits e dos chips, mas numa época em que seria até factivel pensar em produto nacional competivo. Hoje, compra-se um kit de desenvolvimento de 32 bits, e com ele já podemos ter quase tudo pronto.

O fato é que os cores estão mais eficientes hoje em dia, comportando fazer pelo mesmo preço, com muito mais recursos do que os antigos 8 bits eram capazes de fazer, e bem mais rápido.

Para os que realmente pretendem desenvolver e produzir botoeiras, dimmers, alarmes, paineis e afins, realmente tem de aprender ASM e mexer com cores de 8 bits, mas o mercado de trabalho praqueles que se estagnaram por aí não é promissor, mas sempre haverão alguns novatos tão curiosos como nós por aí, que ironicamente são desencorajados a largar mão dos 8 bits em prol dos poderosos 32 bits ( parece até contraditório, não acha ? ).


+++

Re: Fim dos MCUs pequenos?

MensagemEnviado: 10 Mar 2014 08:17
por mastk
Penso andre que para quem começa é importante dominar por completo algo, nenhuma pessoa é recomendada a começar em eletrônica fazendo um radio, o melhor é ascender um LED, fazer piscar e assim por diante.
Da mesma forma, como ocorre na faculdade com controle e outras matérias, a forma clássica de analisar e resolver os problemas deve ser abordada antes de se ensinar os softwares e métodos computadorizados de solução e analise dos problemas.
Resumindo, é bom que se comece com um processador de 8 bits mesmo, poucos periféricos, custando pouco e que se sinta bem, apôs isso sim, procurar os de 32 bits.
Olhando para o mercado amador de eletrônica veja se concorda:
O cara começa com um arduino uno.
Passa para um MEGA ou DUE.
E por fim se dedica a RASPBERRY ou similar.

É a mesma realidade do mercado só que um custo de R$500,00 aproximadamente e tocando em todos os níveis básicos dos embarcados atuais.

Re: Fim dos MCUs pequenos?

MensagemEnviado: 10 Mar 2014 10:08
por pbernardi
Você está pensando no ponto de vista do indivíduo mastk.

Quem vende processador não liga se você vai aprender do jeito certo ou não. Eles ligam para quem faz produtos e vende, pois gera caixa para eles.

Embora eu concorde que a *pessoa* aprenda mais dominando o ciclo de desenvolvimento completo, para produtos em massa o padrão hoje e pegar algo pronto (um AN, um código open-source) e fazer um delta em cima, para ter um time-to-market e custo de desenvolvimento baixo.

O mercado não liga se o desenvolvedor faz a coisa correta ou não. O mercado liga para quem produz.

Re: Fim dos MCUs pequenos?

MensagemEnviado: 10 Mar 2014 10:14
por ze2
Bom, isso é offtopic, e corroborando o amigo bernardi, gostaria de registrar minha experiência e ponto de vista profissional.
Permiti-me discordar das frases onde se encontra a palavra ASM e registrar algo prático que projetei que vendeu (alguns vendem até hoje). Apenas conhecendo as funções de alguns registros é suficiente fazer tudo em c. HC908,ATTINY,LPC são alguns ex. com projetos funcionais cujo contato com seus asm foi zero. Com relação ao pic,8051, um bom compilador (hitech-c) é capaz de otimizar o código de tal forma que o tamanho do "executável" chega a ficar como se tivesse sido feito por um ótimo programador asm.
Como sabemos que isso não vai levar a lugar algum, peço a gentileza de ignorar pois isso seria meio como como que a velha briga entre ciência e religião. Foi apenas opinião pessoal para registro e análise de algum navegante principiante errante. (aliás... herrar é umano)

Re: Fim dos MCUs pequenos?

MensagemEnviado: 10 Mar 2014 11:02
por mastk
Sim caros, os pontos de vista dos senhores é a realidade.
O que digo, é que é importante ter opções de aprendizado.
Vou dar um exemplo, ao estudar processadores de médio porte de 32 bits, haviam módulos que possuíam dezenas de registros e muitos formas de operação e chega ao ponto do modulo ser mais complexo em uso que a CPU, dado que o documentação dela é vasto e é possível se testar de forma pratica as instruções, já o comportamento do modulo é complicado.
Acho que todos devem concorda que é totalmente abstrato um processador até se passar de certas fases, só depois de um tempo, uma instrução ASM ou C se torna algo bem concreto.

E devo concordar que o fabricante de chips não deve ter o foco no iniciante, porem todos os que aqui se encontram vão morrer e vamos precisar de gente nova daqui a 80 anos fazendo produtos embarcados, seja lá como eles serão e os fundamentos, muito provavelmente serão os mesmos.
Dou um exemplo, o MC68000 é muito mais simples e amigável que o 8088, e creio, que por isso vi muito mais produtos com o primeiro.

Re: Fim dos MCUs pequenos?

MensagemEnviado: 10 Mar 2014 20:03
por andre_luis
mastk escreveu:...para quem começa é importante dominar por completo algo, nenhuma pessoa é recomendada a começar em eletrônica fazendo um radio, o melhor é ascender um LED, fazer piscar e assim por diante...


Concordo contigo, mas essa é a função da faculdade ou curso técnico: ensinar o fundamental. Achei que você estivesse se referindo á aplicações profissionais. No meu caso particularmente, aprendi Z80 na escola técnica, e Intel 286 na faculdade, ambos em assembly, e o PIC embora usado profissionalmente, pouco agregou de novos conhecimentos...no fundo é tudo MCU.

De qualquer modo, como o pbernardi mencionou implicitamente, estamos sugeitos á ditadura do mercado.

O fato é que esses conhecimentos adquiridos no mundo academico continuam guardados, latentes, no fundo da memória, e não creio que devido ao fato dos novos profissionais não terem passado por isso, não sejam capazes de resolver os mesmos problemas pelos quais passamos...eles apenas tem a sorte de não ter de passar por isso, já que que vem tudo pronto atualmente.


+++

Re: Fim dos MCUs pequenos?

MensagemEnviado: 10 Mar 2014 23:48
por mastk
Dito isso Andre, sempre que aparecer um novato, eu vou recomendar um 8051, PIC ou Arduino, pelo o fundamento.

Re: Fim dos MCUs pequenos?

MensagemEnviado: 10 Mar 2014 23:52
por pbernardi
Não! Você não quer que o sujeito aprenda? :twisted: :roll: