Watson

http://tecnologia.terra.com.br/hardware ... aRCRD.html
Perguntando a Watson
“O sistema sabe analisar, entender e achar correlações dos dados de uma maneira muito inovadora e ao contrário dos sistemas convencionais, Watson é capaz de trabalhar com informação não estruturada, como uma conversa, um artigo científico ou dados vindos da internet e de redes sociais", afirmou Antonio.
Atualmente, pesquisadores da IBM trabalham para que Watson possa, no futuro, manter um diálogo interativo, desenvolver perfis das evidências achadas e estabelecer uma aprendizagem constante baseado em sua própria experiência.
O computador já é aplicado para melhorar o diagnóstico em oncologia e em operações do setor financeiro. E está colaborando com universidades americanas para desenvolver aplicações deste sistema nas áreas de transporte, telecomunicações, energia, distribuição e setor público.
O sistema Watson Engagement Advisor, traz informação online, pelo celular, e responde em poucos segundos às perguntas dos profissionais para orientar clientes e consumidores nas decisões de compra Foto: Jon Simon/IBM / Divulgação
O sistema Watson Engagement Advisor, traz informação online, pelo celular, e responde em poucos segundos às perguntas dos profissionais para orientar clientes e consumidores nas decisões de compra
Foto: Jon Simon/IBM / Divulgação
Uma de suas aplicações mais recentes é Watson Engagement Advisor, sistema que auxilia profissionais de atendimento ao cliente, fornecendo a informação mais rápido do que nunca e aproveitando as capacidades de Watson de captar as matizes da linguagem natural, entender as perguntas de forma similar a como pensam as pessoas e selecionar a melhor resposta possível entre uma enorme quantidade de dados.
Watson estará acessível através da "nuvem" e em chats online, e poderá chegar aos computadores, smartphones e tablets dos consumidores que, através do aplicativo "Ask Watson", poderão ter suas perguntas respondidas, receber ajuda nas decisões de compra e até resolver seus problemas.
A rapidez de "Ask Watson" nas respostas evitará que o consumidor tenha que fazer buscas em fóruns ou sofra longas esperas no telefone para conseguir a informação que precisa, explica a companhia.
Novo assistente para os médicos
"O mais relevante em Watson são suas aplicações, por enquanto, centradas no setor financeiro, na saúde, na gestão de clientes e em como é possível ajudar a melhorar a vida das pessoas e tornar as empresas mais competitivas", disse Antonio.
As primeiras aplicações comerciais deste sistema estão na área da saúde, já que em fevereiro de 2013, “a IBM, junto com a companhia de saúde Wellpoint e o hospital Memorial Sloan-Kettering Cancer Centers, anunciaram os primeiros produtos comerciais baseados em Watson", informou a empresa.
"Estas inovações foram projetadas para ajudar médicos, pesquisadores, hospitais e seguradoras, destinadas a melhorar os cuidados da saúde, são um grande passo nos diagnósticos, já que os profissionais podem utilizar tecnologias de análise de dados combinadas com conhecimento clínico para encontrar evidências médicas", explicou Antonio.
"O banco ANZ Banking Group vê em Watson um assistente que ajudará os profissionais que assessoram clientes da área de gestão de patrimônios para oferecer melhores recomendações, e a empresa de análise de mercado Nielsen está estudando como utilizar Watson para ajudar as agências de publicidade a melhorar os planos de mídia".
"O desenvolvimento tecnológico está deslocando o controle da relação comercial para o consumidor, que graças à internet, está mais informado, é mais exigente e espera poder se relacionar com as empresas quando e como desejar, através de meios físicos, digitais e móveis", assinalou Antonio.
"Contar com tecnologias como Watson, que aprende a cada interação com o cliente e é capaz de dar a informação exata em tempo real, ajudará as empresas a dar ao consumidor um serviço mais individualizado para que ele se sinta único", antecipou Antonio.
Perguntando a Watson
“O sistema sabe analisar, entender e achar correlações dos dados de uma maneira muito inovadora e ao contrário dos sistemas convencionais, Watson é capaz de trabalhar com informação não estruturada, como uma conversa, um artigo científico ou dados vindos da internet e de redes sociais", afirmou Antonio.
Atualmente, pesquisadores da IBM trabalham para que Watson possa, no futuro, manter um diálogo interativo, desenvolver perfis das evidências achadas e estabelecer uma aprendizagem constante baseado em sua própria experiência.
O computador já é aplicado para melhorar o diagnóstico em oncologia e em operações do setor financeiro. E está colaborando com universidades americanas para desenvolver aplicações deste sistema nas áreas de transporte, telecomunicações, energia, distribuição e setor público.
O sistema Watson Engagement Advisor, traz informação online, pelo celular, e responde em poucos segundos às perguntas dos profissionais para orientar clientes e consumidores nas decisões de compra Foto: Jon Simon/IBM / Divulgação
O sistema Watson Engagement Advisor, traz informação online, pelo celular, e responde em poucos segundos às perguntas dos profissionais para orientar clientes e consumidores nas decisões de compra
Foto: Jon Simon/IBM / Divulgação
Uma de suas aplicações mais recentes é Watson Engagement Advisor, sistema que auxilia profissionais de atendimento ao cliente, fornecendo a informação mais rápido do que nunca e aproveitando as capacidades de Watson de captar as matizes da linguagem natural, entender as perguntas de forma similar a como pensam as pessoas e selecionar a melhor resposta possível entre uma enorme quantidade de dados.
Watson estará acessível através da "nuvem" e em chats online, e poderá chegar aos computadores, smartphones e tablets dos consumidores que, através do aplicativo "Ask Watson", poderão ter suas perguntas respondidas, receber ajuda nas decisões de compra e até resolver seus problemas.
A rapidez de "Ask Watson" nas respostas evitará que o consumidor tenha que fazer buscas em fóruns ou sofra longas esperas no telefone para conseguir a informação que precisa, explica a companhia.
Novo assistente para os médicos
"O mais relevante em Watson são suas aplicações, por enquanto, centradas no setor financeiro, na saúde, na gestão de clientes e em como é possível ajudar a melhorar a vida das pessoas e tornar as empresas mais competitivas", disse Antonio.
As primeiras aplicações comerciais deste sistema estão na área da saúde, já que em fevereiro de 2013, “a IBM, junto com a companhia de saúde Wellpoint e o hospital Memorial Sloan-Kettering Cancer Centers, anunciaram os primeiros produtos comerciais baseados em Watson", informou a empresa.
"Estas inovações foram projetadas para ajudar médicos, pesquisadores, hospitais e seguradoras, destinadas a melhorar os cuidados da saúde, são um grande passo nos diagnósticos, já que os profissionais podem utilizar tecnologias de análise de dados combinadas com conhecimento clínico para encontrar evidências médicas", explicou Antonio.
"O banco ANZ Banking Group vê em Watson um assistente que ajudará os profissionais que assessoram clientes da área de gestão de patrimônios para oferecer melhores recomendações, e a empresa de análise de mercado Nielsen está estudando como utilizar Watson para ajudar as agências de publicidade a melhorar os planos de mídia".
"O desenvolvimento tecnológico está deslocando o controle da relação comercial para o consumidor, que graças à internet, está mais informado, é mais exigente e espera poder se relacionar com as empresas quando e como desejar, através de meios físicos, digitais e móveis", assinalou Antonio.
"Contar com tecnologias como Watson, que aprende a cada interação com o cliente e é capaz de dar a informação exata em tempo real, ajudará as empresas a dar ao consumidor um serviço mais individualizado para que ele se sinta único", antecipou Antonio.