Tendências de MAC-PHY em MCUS

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Tendências de MAC-PHY em MCUS

Mensagempor KrafT » 16 Jan 2013 21:47

Impressão minha, ou os fabricantes estão evitando de colocar o hardware de MAC e PHY nos MCUs?

Fiz um projeto baseado num chip com esse recurso e ele entrou em NRND e não tem substituto quem hardware semelhante na mesma família...

Usar um chip externo me parece tão retrógrado...
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Re: Tendências de MAC-PHY em MCUS

Mensagempor Rodrigo_P_A » 16 Jan 2013 22:20

KrafT escreveu:Impressão minha, ou os fabricantes estão evitando de colocar o hardware de MAC e PHY nos MCUs?

Fiz um projeto baseado num chip com esse recurso e ele entrou em NRND e não tem substituto quem hardware semelhante na mesma família...

Usar um chip externo me parece tão retrógrado...

é cara é complicado, eu vou te falar que eu nunca acreditei nesses chips, e eu uso esse método retrógrado mesmo!

Kraft, num sei pq seus posts aparecem com caracteres esquisitos, verifica aí!
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor KrafT » 16 Jan 2013 22:27

Rodrigo, que vc me diz do WIZnet W7100A?

Quanto à fonte, não sei pq o Chome fica em UTF-8... A cada janela preciso botar em Ocidental...
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 16 Jan 2013 22:35

KrafT escreveu:Rodrigo, que vc me diz do WIZnet W7100A?

Quanto à fonte, não sei pq o Chome fica em UTF-8... A cada janela preciso botar em Ocidental...

Parece ser bom, e pelo menos o W5100 da Wiznet é bem antigo e ainda é vendido né, apesar de esquentar pra caceta.

Mas seria bom se eles fizessem um compromisso de tempo de vida do produto, igual alguns produtos da freescale, que eles garantem um tempo de produção.

(Mas também já me ferrei qdo escolhi usar Coldfire v1 em uns produtos e depois o fornecedor simplesmente num entregou meus pedidos )

Eu mandaria um email para Wiznet questionando a questão do tempo de vida antes de fazer alguma coisa.

Mas depende do produto, o que eu faço num tem volume alto, mas eu tenho que manter durante um bom tempo no mercado para valer a pena, e eu já me f.di muitas vezes escolhendo componente errado, e simplesmente de um ano pro outro num tinha mais, e eu fiquei sem produto para entregar para clientes, e isso me gerou muitos problemas.

Hoje eu padronizei alguns fornecedores e linhas de produtos e agora as coisas começaram a andar melhor pra mim.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor proex » 17 Jan 2013 07:56

Eu uso o Wiznet W5100 e tem funcionado sempre sem problemas. Fiz até um modulo com ele, para a opção de solda-lo ou não na placa.

Depois descobri que é mais barato comprar o modulo já pronto lá fora.

A família Wiznet exige muito pouco da CPU já que tudo é feito pelo processador que esta embutido nele, geralmente um 8051 rodando em 100Mhz em uns e ARM7 em outros.

.
proex
Dword

Mensagempor barboza » 17 Jan 2013 16:40

proex escreveu:Eu uso o Wiznet W5100 e tem funcionado sempre sem problemas. Fiz até um modulo com ele, para a opção de solda-lo ou não na placa.

A família Wiznet exige muito pouco da CPU já que tudo é feito pelo processador que esta embutido nele, geralmente um 8051 rodando em 100Mhz em uns e ARM7 em outros.

.

Fiz um projetinho por encomenda de uma interface ETH rodando um PIC a 4MHz com 16K usando este W5100.

Porém estou com um problema que não consegue abrir uma conexão TCP quando esta ligado a alguns roteadores. Alguém ai já passou por isso? A placa resolve DHCP, resolve DNS e não consegue a conexão TCP no servidor.

Outra situação é as vezes ao ligar, o led de status de LINK fica apagado, mesmo estando com o cabo conectado, ai precisa desligar e ligar a placa. Parece algo com tempo de reset. Alguma recomendação.
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Mensagempor KrafT » 17 Jan 2013 18:04

Eu tenho esses problemas que o barboza citou, com módulos da Tibbo. Eventualmente eles não estabelecem e/ou perdem o link, não sei se é na camada física ou mais alta( na pilha TCP).

Nesses casos, eu resseto o módulo. Resolve mas não é adequado aos puristas.

=========================

Os módulos da Wiznet vem com MAC Address válido?

Outra coisa que estou vendo é o tal do Nabto. A idéia parece boa, só não sei ainda qualé...
KrafT
Dword

Mensagempor barboza » 17 Jan 2013 18:44

KrafT escreveu:

não. Este é outro problema que temos.
barboza
Word

Mensagempor KrafT » 17 Jan 2013 18:53

barboza escreveu:
KrafT escreveu:

não. Este é outro problema que temos.

Poisé... Comprei uns MAC address da Microchip, mas é esquisito usar os mesmos em chips de concorrentes...

Essa ainda é uma vantagem da Tibbo, pena que por alguma razão satânica eles escolheram fazer seus dispositivos programáveis em Basic. :roll:
KrafT
Dword

Mensagempor barboza » 17 Jan 2013 18:54

KrafT escreveu:Poisé... Comprei uns MAC address da Microchip, mas é esquisito usar os mesmos em chips de concorrentes...

Quanto custou? Qual o caminho?
barboza
Word

Mensagempor KrafT » 17 Jan 2013 19:42

barboza escreveu:
KrafT escreveu:Poisé... Comprei uns MAC address da Microchip, mas é esquisito usar os mesmos em chips de concorrentes...

http://www.microchip.com/ParamChartSear ... d=&lang=en

Comprei na Farnell Brasil
KrafT
Dword

Mensagempor barboza » 17 Jan 2013 21:49

KrafT escreveu:
barboza escreveu:

http://www.microchip.com/ParamChartSear ... d=&lang=en

Comprei na Farnell Brasil

Já havia visto estas EEPROM.
Uma dúvida. Quando compra o IC vem alguma identificação do número gravado ou só lendo o chip mesmo?
Pergunto pois só quero o número em pequenos lotes e não preciso da EEPROM, com isso não queria ler o número memória por memória....
barboza
Word

Mensagempor KrafT » 17 Jan 2013 21:59

Lê normalmente, mas fica com a OUI da Mxip:

"The 6-byte EUI-48 node address value is stored in
array locations 0xFA through 0xFF, as shown in
Figure 9-2. The first 3 bytes are the Organizationally
Unique Identifier (OUI) assigned to Microchip by the
IEEE Registration Authority. Microchip’s OUI is
0x0004A3. The remaining 3 bytes are the Extension
Identifier, and are generated by Microchip to ensure a
globally-unique, 48-bit value."
KrafT
Dword

Mensagempor Alexandro » 22 Jan 2013 22:30

Achei fragil demais os Wiznet, mas é barato, eu compro o modulo que ja vem com o MAC de graça, porem tem que ficar procurando aqueles conectores de 12vias que nao existe do 10 pula pro 14....rs rs
Alexandro
Byte

Mensagempor Rodrigo_P_A » 23 Jan 2013 08:10

barboza escreveu:
proex escreveu:Eu uso o Wiznet W5100 e tem funcionado sempre sem problemas. Fiz até um modulo com ele, para a opção de solda-lo ou não na placa.

.

Fiz um projetinho por encomenda de uma interface ETH rodando um PIC a 4MHz com 16K usando este W5100.

Porém estou com um problema que não consegue abrir uma conexão TCP quando esta ligado a alguns roteadores. Alguém ai já passou por isso? A placa resolve DHCP, resolve DNS e não consegue a conexão TCP no servidor.

Outra situação é as vezes ao ligar, o led de status de LINK fica apagado, mesmo estando com o cabo conectado, ai precisa desligar e ligar a placa. Parece algo com tempo de reset. Alguma recomendação.

Eu só uso conexão tcp, ainda num encontrei problema nenhum, mas vendi pouco do produto ainda. Estou usando o W5100, só acho que ele consome muita corrente e esquenta muito.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais