Página 1 de 1
Baterry Fuel Gauge!!!

Enviado:
09 Out 2012 13:56
por fabim
Pessoas.
Depois de meses sem me preocupar com essa mercadoria, osfinarmente eu vou afinar isso.
Eu não estou trabalhando em função de corrente em direções de carga e descarga.
Eu estou trabalhando apenas em função de nivel de tensão da bateria chumbo ácida.
Eu tenho 4 distintas possibilidades de carga sobre a bateria.
1° - Apenas display.
2° - Display e carga de 1.5A
3° - Display e carga de 1.5A e carga de 0.18A.
4° - Display e carga de 1.5A e carga de 0.18A e carga de 16A.
Como não é necessário nada absurdamente perfeito, pode ser igual ta fiat mesmo.
Ta cabano,
Ta CA
CABO...
Bom, até hoje, eu estava apenas medindo o nivel de tensão da bateria independente de haver ou não carga, e convertia em percentual.
O que ocorria éra.
70%
50%
25%
90%
100%
Isto por causa da tensão de queda em função da corrente acumulada atual, e reistencia interna, versus corrente consumida.
Bom.:
Ja entenderam né ?
Acham que o melhor caminho seria eu fazer a média RMS com 60 amostras por minuto, ou QUANTAS AMOSTRAS FOREM FEITAS NO MOMENTO QUE A CARGA DE 16A ESTIVER LIGADA.
Ou existe outra adaptação técnica mais legalzinha ?
Fabim

Enviado:
09 Out 2012 14:57
por Djalma Toledo Rodrigues
Tenta Integral
Integral da Corrente de Carga
Integral da Corrente de Descarga
E essas integrações você consegue facil com Amplificador Operacional na Configuração Integrador
+ microcontrolador ao gosto
como diz o Lellis

Enviado:
09 Out 2012 15:01
por fabim
Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Tenta Integral
Integral da Corrente de Carga
Integral da Corrente de Descarga
E essas integrações você consegue facil com Amplificador Operacional na Configuração Integrador
+ microcontrolador ao gosto
como diz o Lellis
O DJ, leia novamente meu post, e após ler, edite o seu ou apague-o-o.

Enviado:
09 Out 2012 15:31
por xultz
Fabim, calma. O Dj estava tentando ajudar.
Eu sei que mexer com bateria é um treco extremamente cacilda, mas calma. Calma, que piora.
O que fode na bateria é a a tal resistência interna. E ela muda conforme o estado de carga, a idade da bateria, a corrente exigida, e a distância momentânea entre a lua e saturno. Ou seja, medir a carga da bateria é quase uma utopia. Tanto que até hoje, ninguém mede carga de bateria direito, nem celular, nem iPod, nem o Walter Mercado consegue. É tudo uma estimativa e olhe lá.
Se você tiver um caminhão de paciência, tente calcular a resistência interna para as várias correntes que você vai exigir. Com base nessa resistência, é possível calcular a tensão da bateria antes da resistência interna. Com base nessa tensão, o chute no valor da carga da bateria fica mais aproximado.
Mas não espero algo perfeito, principalmente de bateria chumbo ácido.

Enviado:
09 Out 2012 16:19
por ze
chingou o dj chingou eu. não sei se ele é eu ou não. se for, estaria ele que tá pegando minha muié??!
corroborando o xuts
http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... 0115121009
novinho em folha... em tela.

Enviado:
09 Out 2012 16:34
por mastk
Para tirar a integral e a derivada tem se reduzir o comportamento da bateria em ambas as circunstancias em equações, para dai sim aplicar a integral e a derivada, talvez ainda seja necessário estipular os limites de integração.
E acho que fosse simples os fabricantes mais competentes já teriam modelos de suas baterias, certo?
Mastk, que só mede tensao de baterias e fica ouvindo esplendor maligno no ônibus.

Enviado:
09 Out 2012 16:38
por fabim
Tha, Tha.
Brigado genti.
Eu acho que não consegui me expressar.
Não é nada mega blaster super superior perfeito.
É algo apenas para poder tipo, deixar o cara préviamente velhaco !!
Por isso eu disse do marcador de combustivel da FIATI...
Tudo que disseram, eu ja deixei claro lá encima no primeiro post, eu só queria uma sugestão de algo praticavel.
Abraços

Enviado:
09 Out 2012 22:53
por mastk
Um led e um resistor, led apagando, carga baixa, pode ser?

Enviado:
10 Out 2012 01:11
por jorgeluiz
já viu válvula olho de peixe ? Pena que nao existem mais. Tenho um esquema ótimo, mas é perda de tempo falar disso.
.

Enviado:
10 Out 2012 01:14
por jorgeluiz
mastk escreveu:Um led e um resistor, led apagando, carga baixa, pode ser?
.
sugiro um led bicolor. Verde = bateria good , vermelho = bateria bad. Laranja (os dois ligados) mais ou menos, nem bad nem good. Ou atenção, como preferir.

Enviado:
12 Out 2012 09:48
por guest2003
Fabim,
Seu circuito tem como saber sob qual regime de carga a bateria esta no momento ?
Estas correntes que voce falou sao controladas ? ou é 16A quando a bateria esta com 13.8V ... e 12.75A quando esta com 11.0V ? (ou continua sendo 16A)
Caso voce saiba em qual regime a bateria esta.. e saiba isso que perguntei acima... ai talvez de pra ter uma aproximacao medindo somente a tensão, porem conhecendo o cenario...
[]'s