Ventilador de teto

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Ventilador de teto

Mensagempor Rogerio Brasiliense » 20 Jan 2007 23:52

Comprei 1 e o motor não rodava. Fui na loja e o vendedor me deu outro.
Mesma coisa.
Ai pedi para trocar de marca. Consegui Consul.
São quase todos iguais. Com erros de cores do fio e dizer: se em 110V ligar no neutro e se 220V ligar na fase.
Liguei com garrar jacaré a fase no interruptor e no ventilador liguei no neutro. Liguei o fio de direção e o ventilador não parte.

Alguma dica?
Rogerio Brasiliense
Bit

Mensagempor brasilma » 21 Jan 2007 11:07

Vc esta colocando um capacitor entre os dois fios com cores iguais?
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Capacitor

Mensagempor Rogerio Brasiliense » 21 Jan 2007 12:04

No interruptor tem uma caixinha e acho que o capacitor está lá dentro.
Só que o bendito está na garantia e não quero abrir a caixinha que foi selada com um ferro de solda.
As vezes o capacitor é instalado lá em cima no teto, outras vezes no próprio interruptor.
Como fiz testes com garra jacaré e no outro dia analizando o interruptor, ganhei um choque, calculei que o capacitor estava lá dentro.
Rogerio Brasiliense
Bit

Mensagempor mastk » 22 Jan 2007 12:21

ME desculpa o comentario rogerio, mas mano, tira essa bomba do seu teto, eu não confio nem a pau nessas bagaças :x
mastk
Dword

Mensagempor Paulo » 22 Jan 2007 12:51

mastk escreveu:ME desculpa o comentario rogerio, mas mano, tira essa bomba do seu teto, eu não confio nem a pau nessas bagaças :x

Eu tb sou meio desconfiado com essas paradas, acho que é pq na escola que eu fiz ensino médio tinha uns que quando ligados pareciam que iam sair voando a qq momento.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Ventilador de teto

Mensagempor Rogerio Brasiliense » 23 Jan 2007 19:01

FUNCIONOU. EUREKA.
-Historia: comprei um de pedestal com motor de 1/2 HP.
--Funcionou, mas comçou a ter um barunho extranho.
--O vendedor trocou por um ventilador de teto. Instalei no local que outro tinha queimado. Não funcionou. A fiação já existia.
--Reclamei e ele me entregou outro da mesma marca. Antes de instalar no local definivo fiz um teste na bancada. Não funcionou.
--Peguei um consul e liguei na bancada e não funcionou. Só tinha ligado num dos fios de direção.
--Liguei os 2 fios de reversão e FUNCIONOU.
--No meu quarto tenho um Primavera com só o fio de ventilar, desliguei o de exaustão e está funcionando.
--Conclusão: Tem que ligar os 2 fios de direção.
--Comecei com R$ 84,00 e acabei em R$ 220, UFA.
--É que colocaram um interruptor único para direção e desligar.
se ao desligar ele passar a girar no sentido contrário ele queima.
-Meu filho estava lendo um livro e ligou na mínima rotação.
--Minha esposa foi no quarto e me chamou, tinha um cheiro de queimado.
-Conforme disse um colega neste post, ventilador de teto é uma m..da.
-São todos iguais, vou trocar por 2 ventiladores da Arno.
Rogerio Brasiliense
Bit

Mensagempor loser_13 » 24 Jan 2007 08:11

Beleza , nem todos são ruins o problema é que brasileiro compra um équipamento de 80R$ e quer compararar com um Hunter que custa 1300R$ , claro que esse não é o seu caso . Alis de acordo com a norma para ventiladores de teto a qual tive o prazer de acompanhar o seu desenvolvimento , todos os ventiladores de teto devem ter um fusivel térmico para evitar que o sobre aquecimento trasforme o mesmo em uma bola de fogo , essa norma está em vigor e todos os fabricantes de ventilador de teto que eu tenho contato colocam o mesmo em seu produto. Muitas vezes ó erro de instalação elétrica é o problema ,tipo uns 95%.
Falou
Loser
loser_13
Bit

Mensagempor daniellp » 27 Jan 2007 00:24

Eu tenho um, se não me engano Loren Sid lá na casa da praia e pode até reverter a rotação sem esperar parar (eu já fiz isso e o bicho "guentou").

Instalei e ele funcionou de primeira. Paguei R$94,90 na Milium (faz um ano já).

não tenho o qu eme queixar dele. até que é bonitinho... mas eu só uso 1 ou 2 meses por ano...

Valeu.

Daniel
daniellp
Byte

Mensagempor Renie » 27 Jan 2007 02:26

Olá Rogério!

Eu tenho 4 funcionando ha mais de 10 anos!

Ha 3 meses tive que tocar o rolamento de um deles porque quando
troquei o telhado, DESCEU água nele! ficou uma barulheira chata pacas!

O mais novo tem mais de 5 anos ( o quinto!)!

Todos foram os mais baratos que tinha mesmo! Ventar foi a marca do 5o, dos outros nem lembro mais!

Ps:todos eles já aguentaram a "porrada" de inverter a rotação até na máxima velocidade várias vezes, meu filhos eram pequenos quando
os instalei e mesmo até hoje levam "porrada", até por eu mesmo!
[]'s
Renie
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Meu velho site com eletrônica praticamente parado http://www.reniemarquet.com
Nosso Blog http://artemadeiraevida.blogspot.com.br
Renie
Word

Em observação

Mensagempor Rogerio Brasiliense » 27 Jan 2007 09:08

O cheiro de queimado foi interpretado pelo vendedor que é oleo dos rolamentos. Só ligo se tiver alguem no quarto, pois se sentir cheiro a pessoa já desliga.
O cheiro a cada dia está diminuindo. Disse o vendedor que isso dura uma semana. Interessante que o manual não fala nada sobre isso. Me parece que a Consul e a Brastemp são do mesmo grupo internacional que mantem o controle acionário.
Rogerio Brasiliense
Bit

Mensagempor phophollety » 28 Jan 2007 01:58

Nem vai óleo em rolamento! Vai graxa para rolamentos, apenas rolamentos com lubrificação forçada de máquinas enormes usam esse tipo de lubrificação...

Creio que seria mais interessante trocar antes que termine a garantia, e outra, cheiro de fio esmaltado é único, quem sabe sente na hora... e toda dona de casa que já queimou ou viu queimar algum eletrodméstico reconhece o cheiro no ato. não caia no papo desse vendedor. de uma checada nos enrolamentos do motor, veja cor e o estado do verniz, não seja enganado por vendedores!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Voltar para Assuntos Gerais