Estive dando uma olhada nas leis de importação e exportação entre o BR e o PY e acabei ficando mais confuso que antes que não sabia nada.
Estou a procura de alguma informação sobre se produzir no paraguay.
Eu li em alguns sites que a taxa de importação de materiais de qualquer lugar no mundo para o paraguai é de no máximo 10%(uma das menores do mundo), produtos como CI's a taxa de importação é de 2%. Me disseram que o frete tb EUA<>PY é absurdamente menor tb.
Quem fabrica algum produto no PY tem que pagar 10% sobre o valor agregado. Querendo trazer esse produto para o BR pelas vias legais vc deverá pagar imposto de 25% de nacionalização.
Sendo assim, quem trabalha com projetos não sairia muito mais a pena em conta se produzir no PY do que aqui no Br?
Eu estive em contato com uma empresa americana que me venderia um produto via PY mais barato do que se fosse importação direta. A montagem seria feita no PY, mas os produtos viriam do EUA.
Alguem sabe me dizer se isso procede? Estou meio desconfiado.
Também penso se fosse assim, todos os projetitas aqui do forum iam produzir no PY para ter preços mais competitivos.
Existem muitas empresas brasileiras se intalando no PY para aproveitar essa brecha no mercosul e tambem o custo de produção é 30% mais baixo que aqui no BR por causa dos impostos e leis trabalhistas...
Qualquer informação é bem vinda.