Portas seriais nos computadores de hoje

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Portas seriais nos computadores de hoje

Mensagempor marcelo_asm » 25 Nov 2011 06:48

bom dia,

como voces resolvem as dificuldades de acesso às portas seriais nos computadores de hoje ?

Já experimentei 2 adaptadores USB/serial para usar terminal para comunicação com meus protótipos, mas nenhum funcionou.

Marcelo
marcelo_asm
Byte

Mensagempor proex » 25 Nov 2011 06:56

Serial morreu mas o pessoal esta demorando pra entender isso.

Se eu fizer um projeto pra cliente com serial na placa, ele vai brigar comigo. Fazem 2 anos ou mais que nenhum cliente me pede comunicação serial, só USB e Ethernet.
proex
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 25 Nov 2011 06:57

Eu instalei uma placa PCI com 2 seriais. Paguei R$ 90,00 nela.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor xultz » 25 Nov 2011 07:20

Eu também, comprei uma multiserial com duas seriais de verdade e uma paralela de verdade. A paralela eu uso na impressora. É, eu ainda tenho uma impressora paralela...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor enigmabox » 25 Nov 2011 12:08

Alguns fabricantes estao fazendo ainda motherboards com interface serial, mas são muito poucas as opções.
O negocio é partir direto pra USB, usar MCU com USB, já temos varias opções no mercado de PIC a Coldfire. Depois o problema será com os drivers, para cada sistema operacional.
Se for terrorista...hehehehe, já faz o projeto com a interface ethernet, que ainda está viva!
:wink:
enigmabox

Mensagempor vtrx » 25 Nov 2011 22:37

Já experimentei 2 adaptadores USB/serial para usar terminal para comunicação com meus protótipos, mas nenhum funcionou.

Acho que o mais fácil para voce,seria uma PCI com serial e paralela,acho que sai mais barato que o adaptador.
Se voce vai usar um protótipo seu,migre para USB,tipo,da linha PIC o menor que uso é o PIC18F13K50/14.
Se tiver dificuldades na comunicação ou a migração FirmWare/Pic/PC,posso tentar te ajudar pois tenho códigos em ASM e C18 no lado PIC e Delphi/C++ no lado PC.
vtrx
Dword

Mensagempor enigmabox » 26 Nov 2011 06:25

Vtrx,

Ja fiz algumas experiencias com o MC9S08JM60 e o TUSB3410 e dependendo da programação do firmware eles fazem a transição de USB<->Serial no PC.
No PC aparece como uma porta COMx, entao fica facil pois no ambiente de desenvolvimento, por exemplo o Visual Studio, você faz o programa usando a porta COMx criada pelo seu periferico. Assim , nao precisa ficar se preocupando com drivers, a menos que vc faça um driver diferente do que o fabricante forneça.
enigmabox

Mensagempor pbernardi » 26 Nov 2011 17:30

proex escreveu:Serial morreu mas o pessoal esta demorando pra entender isso.

Se eu fizer um projeto pra cliente com serial na placa, ele vai brigar comigo. Fazem 2 anos ou mais que nenhum cliente me pede comunicação serial, só USB e Ethernet.

A questão é que a serial ainda é necessária no ambiente de desenvolvimento e isso aho que nunca vai acabar. Por isso, sempre vai ser necessário computadores com serial.

PodPode-se usar uma placa de expansão de serial ou adaptadores USB-serial.

Para projeto para cliente, está morto mesmo. Não compensa nem especificar, só se o cliente pedir mesmo.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Re: Portas seriais nos computadores de hoje

Mensagempor andre_luis » 27 Nov 2011 19:18

marcelo_asm escreveu:...como voces resolvem as dificuldades de acesso às portas seriais nos computadores de hoje ?

Já tive problemas usando conversor SERIAL/USB usando o MAX232, mas com o MAX233 por enquanto não tive problemas.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor fabim » 27 Nov 2011 20:22

pbernardi escreveu:
proex escreveu:Serial morreu mas o pessoal esta demorando pra entender isso.

A questão é que a serial ainda é necessária no ambiente de desenvolvimento e isso aho que nunca vai acabar. Por isso, sempre vai ser necessário computadores com serial.

PodPode-se usar uma placa de expansão de serial ou adaptadores USB-serial.

Para projeto para cliente, está morto mesmo. Não compensa nem especificar, só se o cliente pedir mesmo.

Serial ainda é necessario ? onde ? quando ?
serial faleceu falecidamente morto !!!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor pbernardi » 27 Nov 2011 21:41

Como c debuga um processador, em que não está funcionando a USB por um erro qualquer que vc não sabe?

Como você debuga um layout de em que tá dando pau na memória DDR?

Como vc debuga um sistema que por qq motivo, a porta eth não esteja funcionando?

Deixar um projeto complexo sem saídas seriais no processador é pedir pra sofrer.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor msamsoniuk » 28 Nov 2011 00:19

serial eh para os fracos! caras bons enviam dumps da memoria em codigo morse por um GPIO e decodificam direto na tela do osciloscopio! hahaha :D

pbernardi escreveu:Como c debuga um processador, em que não está funcionando a USB por um erro qualquer que vc não sabe?

Como vc debuga um sistema que por qq motivo, a porta eth não esteja funcionando?

Deixar um projeto complexo sem saídas seriais no processador é pedir pra sofrer.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 28 Nov 2011 06:56

Marcelo Samsoniuk escreveu:serial eh para os fracos! caras bons enviam dumps da memoria em codigo morse por um GPIO e decodificam direto na tela do osciloscopio! hahaha :D

pbernardi escreveu:Como c debuga um processador, em que não está funcionando a USB por um erro qualquer que vc não sabe?

Assim, bobão !!! BHÁ
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor fabim » 28 Nov 2011 06:59

pbernardi, você esta falando isso tudo ai mais em qual uC ? qual linha eu digo ?
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor pbernardi » 28 Nov 2011 08:38

Marcelo Samsoniuk escreveu:serial eh para os fracos! caras bons enviam dumps da memoria em codigo morse por um GPIO e decodificam direto na tela do osciloscopio! hahaha :D

Ou isso. Mas dá uma preguiiiiiiça....
pbernardi
Word

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais