Fonte chaveada

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Fonte chaveada

Mensagempor rcakto » 19 Nov 2011 04:56

Pessoal, eu estou lendo o livro Switchmode Power Supply Handbook de
Keith Billings e Taylor Morey
, mas achei ele muito teorico.... tipow, ele nao ensina a montar um modelo... simplesmente lhe da um circuito e comeca a falar sobre o funcionamento dele.... mas nao fala exatamente sobre o projeto passo a passo bem dizer... e otimo para quem ja montou ou tem conhecimento para tal...

alguem poderia recomendar outros livros??? pode ser livros avulsos que irao ajudar a ter um conhecimento melhor em parte.. principalmente sobre o "filtro de linha" ou "filtro de transiencia"... nao sei qual o nome certo....

Obrigado por tudo....
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Re: Fonte chaveada

Mensagempor andre_luis » 19 Nov 2011 10:07

Esse aqui não tem exatamente um passo-apasso como voce quer, mas ao menos na edição anterior, achei muito interessante, e recomendo.

http://books.google.com/books/about/Swi ... QJPlg4yZgC

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor rcakto » 19 Nov 2011 13:10

andre_teprom, vlw pela dica, vou dar uma olhada sem falta, mas qual edição exatamente voce esta se referindo??

outra coisa... o problema do outro livro, e que ele passa muito batido em algumas partes, principalmente na parte do filtro de linha, CFP e os componentes para tal... por isso eu disse um passo a passo... mas nao precisa estar tudo em um livro.. podem indicar livros avulsos mas que indique o que nele ira abordar
rcakto
Word

Mensagempor fabim » 20 Nov 2011 10:59

rcakto

Cara, posso lhe dar um conselho.

SMPS, posso lhe dizer que é literalmente uma arte.

Eu e o die6o fizemos uma ressonante de 120khz e 350w. Os caras da fairshit do brasil, não conseguiram descobrir os problemas que estavam fazendo o sistema ficar uma bosta.
Eu e o die6o fizemos então o seguinte.
Fizemos uma tabela no exel, e entramos com alguns parametros que aprendemos em outros projetos adjacentes de outros problemas rsrsrs.
Mesmo assim não funcionou, ai aprendemos algumas coisas sobre nucleo frequencia leakage etc...
Refazemos o projeto, recalculamos totalmente diferente do fabricante do chip, e ficou simplesmente perfeito para o nosso uso.
O mesmo foi para o PFC...

Eu te aconselho a não pesquisar sobre SMPS. E sim aprender o maximo que puder sobre TRAFOS. Aprendendo isso, o resto é besteira..

Eu sempre fiz fontes chaveadas, bestas, tipo bulk ou fly, coisa simples de fazer, agora ressonante foi uma faculdade literalmente!!!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor xultz » 20 Nov 2011 14:25

Fabim, eu concordo com você. Se possível, passar fontes e literatura do que você já aprendeu, seria bem bacana. Nunca achei material a este respeito que ajudasse...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor andre_luis » 20 Nov 2011 15:11

Eu também passava pela mesma situação.

Me baseava numa colcha de retalhos, com livros e Aplication Notes diversos, e no final, nunca acertava de primeira.

Mas a literatura que indiquei, ao menos nos assuntos que aboradava, era bastante consistente.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor rcakto » 20 Nov 2011 15:30

Fabim, vlw pela dica, vou dar uma olhada nos livros de eletronica que eu baixei aqui.... achei um torrent com quase 10GB de PDF
rcakto
Word

Mensagempor MOR_AL » 20 Nov 2011 20:28

Eu concordo que o assunto "fontes chaveadas" seja uma arte. Tem a parte do cálculo dos componentes, da construção dos componentes magnéticos e da montagem em PCB.
Quando comecei a estudar isso, foi com um apanhado de tudo: Application Notes, artigos dos periódicos Electronics e Electronic Design, notas da Philips e outros.
Era uma colcha de retalhos. Juntei tudo e encapei a "Bíblia". Deu umas 400 páginas. Depois de investir muitas e muitas horas na leitura e releitura é que comecei a juntar as peças desse quebra-cabeça.
O chato é que nunca fazia o que encontrava nos exemplos, simplesmente porque não era para a minha aplicação.
Depois de ler bastante, comecei a projetar as fontes Flyback, baseadas nos conceitos encontrados na minha bíblia. Isso me ajudava a entender e manter os neurônios lubrificados. O chato é que quando terminava um projeto é que descobria que poderia melhorá-lo. Daí sempre tinha que refazer as deduções para os projetos seguintes.
Nesse meio tempo publicaram muitos livros sobre o assunto, o que veio a facilitar o projeto de fontes chaveadas.
Com relação à filtragem para redução de EMI na rede.
Bom.
Normalmente eu procuraria tudo que encontro nos livros. Cada um deles aborda um enfoque um pouco diferente. Seria interessante juntar informações deles.
Não sei qual é o curso que você está fazendo na faculdade. Eu tive uma cadeira de um semestre sobre filtros LC. Nela ensinava a calcular todos os tipos, mas o valor dos componentes tinham que ter precisão de uns tres dígitos, pelo menos, para dar certo. Só que eram filtros mais específicos, de altas ordens. Se, na prova, colocássemos apenas dois dígitos corretos, o professor tirava pontos. Ele dizia que com aquele valor não funcionaria. Ele tinha razão, para os casos de filtros com transições de atenuações mais abruptas. Por outro lado não sei onde encontrar equipamento que fornecesse tal precisão para os componentes. Acho que no final tinha que variar o valor de alguns dos capacitores e indutores, para chegar à curva de atenuação desejada. Não sei. Acredito que hoje este tipo de abordagem fica restrito a filtros na saída de amplificadores de RF.
Você pode considerar que os filtros em fontes chaveadas sejam um passa-baixa, que deixa passar a onda de 60Hz e que bloqueia a partir da mais baixa frequência da onda de RF produzida na fonte. Os pontos principais são a ordem desse filtro, que aumenta de uma unidade com a inclusão de um L ou um C e a frequência de corte superior. Dois ou mais Ls em série ou dois ou mais Cs em paralelo não aumentam a ordem do filtro. Outro ponto é que os indutores não podem saturar, o que é óbvio e que o campo gerado na frequência da rede pode ser cancelado, se os indutores de uma fase tiverem o mesmo núcleo dos indutores do neutro com enrolamentos simétricos (a corrente que passa pela fase é oposta à que passa pelo neutro).

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor rcakto » 20 Nov 2011 22:16

MORAL, vlw pela dica...

estava olhando com detalhes o livro que mensionei, e nele tem uma parte bem superficial sobre a filtragem, talvez seja usado os valores padroes que se encontra na net e nao se tem a abordagem pelo fato que uma norma internacional ferra com tudo pois o limite de corrente de fuga para o terra nao pode passar de 30mA.... sendo assim o valor do capacitor fica sendo MUITO pequeno e se aumentar o valor do indutor pode acabar ficando inviavel financeiramente o projeto.....

se eu achar mais alguma coisa eu volto depois e se alguem quiser recomendar um bom livro agradeco!!
rcakto
Word

Mensagempor fabim » 22 Nov 2011 08:51

rcakto escreveu:MORAL, vlw pela dica...

estava olhando com detalhes o livro que mensionei, e nele tem uma parte bem superficial sobre a filtragem, talvez seja usado os valores padroes que se encontra na net e nao se tem a abordagem pelo fato que uma norma internacional ferra com tudo pois o limite de corrente de fuga para o terra nao pode passar de 30mA.... sendo assim o valor do capacitor fica sendo MUITO pequeno e se aumentar o valor do indutor pode acabar ficando inviavel financeiramente o projeto.....

se eu achar mais alguma coisa eu volto depois e se alguem quiser recomendar um bom livro agradeco!!

30mA ? que porcaria de norma é essa ?
Eu sempresoube que era coisa de 500uA a 2mA !!! sei lá de onde saiu esses 30mA ai !! hehehe
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor rcakto » 22 Nov 2011 12:07

retirado de uma tabela sobre a norma internacional... agora se esta certo ou não eu ja nao sei... o livro e de 2006 e eu nao parei para ler a norma que ele mensiona
rcakto
Word

Mensagempor fabim » 22 Nov 2011 13:42

rcakto escreveu:retirado de uma tabela sobre a norma internacional... agora se esta certo ou não eu ja nao sei... o livro e de 2006 e eu nao parei para ler a norma que ele mensiona

vai lá e releia, vai ver que não é 30mA não !!!

3.81W de fuga em 127v por exemplo ?
CRUZ CREDO !!!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor rcakto » 22 Nov 2011 15:15

fabim, voce estava certo, na verdade é 30mW em 110V... corrente de fuga +- 0,2mA ... malz... ingles de pobre da nisso... mas de qualquer forma fode com o projeto pois nao pode colocar capacitores de valores altos, e aumentando a indução comeca a ficar caro....
rcakto
Word

Voltar para Assuntos Gerais