por MOR_AL » 20 Nov 2011 20:28
Eu concordo que o assunto "fontes chaveadas" seja uma arte. Tem a parte do cálculo dos componentes, da construção dos componentes magnéticos e da montagem em PCB.
Quando comecei a estudar isso, foi com um apanhado de tudo: Application Notes, artigos dos periódicos Electronics e Electronic Design, notas da Philips e outros.
Era uma colcha de retalhos. Juntei tudo e encapei a "Bíblia". Deu umas 400 páginas. Depois de investir muitas e muitas horas na leitura e releitura é que comecei a juntar as peças desse quebra-cabeça.
O chato é que nunca fazia o que encontrava nos exemplos, simplesmente porque não era para a minha aplicação.
Depois de ler bastante, comecei a projetar as fontes Flyback, baseadas nos conceitos encontrados na minha bíblia. Isso me ajudava a entender e manter os neurônios lubrificados. O chato é que quando terminava um projeto é que descobria que poderia melhorá-lo. Daí sempre tinha que refazer as deduções para os projetos seguintes.
Nesse meio tempo publicaram muitos livros sobre o assunto, o que veio a facilitar o projeto de fontes chaveadas.
Com relação à filtragem para redução de EMI na rede.
Bom.
Normalmente eu procuraria tudo que encontro nos livros. Cada um deles aborda um enfoque um pouco diferente. Seria interessante juntar informações deles.
Não sei qual é o curso que você está fazendo na faculdade. Eu tive uma cadeira de um semestre sobre filtros LC. Nela ensinava a calcular todos os tipos, mas o valor dos componentes tinham que ter precisão de uns tres dígitos, pelo menos, para dar certo. Só que eram filtros mais específicos, de altas ordens. Se, na prova, colocássemos apenas dois dígitos corretos, o professor tirava pontos. Ele dizia que com aquele valor não funcionaria. Ele tinha razão, para os casos de filtros com transições de atenuações mais abruptas. Por outro lado não sei onde encontrar equipamento que fornecesse tal precisão para os componentes. Acho que no final tinha que variar o valor de alguns dos capacitores e indutores, para chegar à curva de atenuação desejada. Não sei. Acredito que hoje este tipo de abordagem fica restrito a filtros na saída de amplificadores de RF.
Você pode considerar que os filtros em fontes chaveadas sejam um passa-baixa, que deixa passar a onda de 60Hz e que bloqueia a partir da mais baixa frequência da onda de RF produzida na fonte. Os pontos principais são a ordem desse filtro, que aumenta de uma unidade com a inclusão de um L ou um C e a frequência de corte superior. Dois ou mais Ls em série ou dois ou mais Cs em paralelo não aumentam a ordem do filtro. Outro ponto é que os indutores não podem saturar, o que é óbvio e que o campo gerado na frequência da rede pode ser cancelado, se os indutores de uma fase tiverem o mesmo núcleo dos indutores do neutro com enrolamentos simétricos (a corrente que passa pela fase é oposta à que passa pelo neutro).
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain