O MORAL passou o circuito com 1 transístor NPN por que provavelmente você não precisa do Q2.
Veja que no seu primeiro circuito você não usou transístor algum para acionar o TRIAC.
O uso do transístor para acionar o segundo TRIAC se deve ao fato de precisar de um pulso positivo no gate do mesmo para aciná-lo e a onda quadrada que sai do 555 só poderia acionar na parte positiva da mesma.
O transístor então defasa a onda quadrada em 180º, acionando o segundo TRIAC quando o primeiro está desligado.
Faça o teste retirando Q2 - que foi como o MOR_AL sugeriu. Acione direto como fez no teu primeiro circuito.
Daria pra fazer com o MOC mas você se enrolou na ligação do mesmo.
antonio escreveu:Pessoal fiz uns testes com o circuito que MORAL postou aqui e eu usei dois tipos de transistor NPN e PNP para chavear os triacs mas não funcionou ,como no circuito em baixo,mas devia funcionar sim deste modo ? o que fiz de errado?

Pra supresa minha fiz outro teste mas com dois transistors NPN como no circuito em baixo e funciona de primeira!,mas não tenho certeza que seja um circuito para funcionar dias ,meses seguidos sem qualquer problema!serà necessario acrescentar algo para ter confiar melhor nele!ou seja outro tipo de transistor etc.