osciloscopio Owon x Rigol 100MHz

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

osciloscopio Owon x Rigol 100MHz

Mensagempor RobL » 27 Out 2011 16:18

O que está em jogo aqui são os 10Mpts para a mesma velocidade de coleta de dados de 1GS/s contra 1Mpts do Rigol.
Verifiquei dois scopes o Owon SDS7102 100MHz 1 GS/s com 10Mpts e o Rigol DS1102 com 100MHz 1GS/s e 1Mpts.
Será que esses 10Mpts do Owon vale o seu preço até um pouco mais baixo que o Rigol? Dizem que o software do Owon é primitivo.
Para mim parece sobrar memória para 1GS/s somente.

Alguém tem algo a dizer ?
RobL
Dword

Mensagempor RAguiar » 27 Out 2011 17:47

Não é o caso, mas tenho o Owon PDS 5022S e acho que funciona bem, apesar de ser chinês.
Até o preço foi muito bom e até o momento não pifou.
Paciência é tudo.
RAguiar
Byte

Mensagempor RobL » 27 Out 2011 18:20

Obrigado por opinar.
Os dois aí são chineses. No mercado, todos chineses: Owon, Rigol, Hantek, Atten etc, ninguém reclama e tem poucas diferenças entre eles, no manual. Na prática, não sei.
O que me chama atenção no Owon é que puseram no modelo acima 10Mpontos de memo (por canal é esmola demais) e penso que é uma relação estranha para apenas 1GS/s. Pela minha artmética, não vou tirar proveito disso com apenas 1GS/s. Alguém me corrige ? Seria em alguma necessidade no zoom ?
Quanto mais memo é mais atraente e o preço não cresceu (Owon), mas deve haver um limite em função do que posso coletar(1GS/s). Certamente, para um período mais longo, isso deve ajudar muito, mas para período curto...
Em outras palavras, penso que estão me comprando pela vasta memória.
Tá, posso gravar por mais tempo, mas 1Mpontos também tá de bom tamanho.
O display desse Owon SDS7102 tem 8"e 800x600, mas creio que seja apenas um atrativo a mais no visual do aparelho e não para as medidas.
É bem verdade que os valores e indicações devem se acomodar melhor na tela.
De bom são as dimensões, bem mais fino que o Rigol.
Só pela atraente quantidade de memo ficaria com o Owon (mas to desconfiado), o problema é a marca Rigol que se tornou um padrão confiável, com preço aceitável.
RobL
Dword

Mensagempor fabim » 27 Out 2011 18:38

o ROBL tem algum problema na disfunção comportamental....
Será que ele tem contato com o junior ?
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor RobL » 27 Out 2011 20:30

Eu não tenho dúvida disso. Por isto estou confuso, pois estou com algum conceito errado a respeito desses scopes. Veja que estou contraditório. Por isto estou pedindo socorro a um pisiquiatra que trate de scopes china.
Dê aí sua valiosa opinião. Tô moscando onde ? Ajuda aí.
Quanto ao Junior sei que ele tem um Rigol e o problema é esse: o Owon é atraente mas o Junior sabe das coisas!!! :wink:
Esqueci de dizer, só uso analógico (disponível). Digital só boto a mão para "fotografar" fenômenos aperiódicos, não tenho um desses. Nunca parei para pensar nos seus detalhes de medição. Daí a encrenca.
RobL
Dword

Mensagempor fabim » 28 Out 2011 07:32

RobL escreveu:Eu não tenho dúvida disso. Por isto estou confuso, pois estou com algum conceito errado a respeito desses scopes. Veja que estou contraditório. Por isto estou pedindo socorro a um pisiquiatra que trate de scopes china.
Dê aí sua valiosa opinião. Tô moscando onde ? Ajuda aí.
Quanto ao Junior sei que ele tem um Rigol e o problema é esse: o Owon é atraente mas o Junior sabe das coisas!!! :wink:
Esqueci de dizer, só uso analógico (disponível). Digital só boto a mão para "fotografar" fenômenos aperiódicos, não tenho um desses. Nunca parei para pensar nos seus detalhes de medição. Daí a encrenca.

KKKK, ta vendo tu é retardado mental mesmo.
Com um osciloscopio RIGOL de 100mhz dual channel + 16 channel buss analizer.
Tu faz qualquer coisa que quiser, e que consegue fazer com um analogico.

Sim, compre um Rigol.
Barato, da manutenção, componentes de mercado sem remark, e é o mesmo fabricante de hW do agilent.. num preciso falar mais nadegas né ?

VÁ SE PHOTTER MEU!!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor RobL » 28 Out 2011 08:22

Fabim obrigado pela sugestão. Não tenho bala para um de 16 canais só para um de 2 canais. Meu maior objetivo não é a parte lógica, claro que seria o ideal um de 16 canais.
Cara, ter retardo ajuda a pensar melhor do que agir por impulso, rápido. Grato por reconhecer esta valiosa propriedade também.
RobL
Dword

Mensagempor guest2003 » 28 Out 2011 20:11

Robl...

Outra coisa... compre um Rigol de 50Mhz e com um comando na serial transforme para o de 100Mhz...

Varias doletas de economia.

Tenho um, fiz isso, e funciona perfeitamente, inclusive nas telas de about ele mostra como sendo o de 100Mhz.

Tem um topico aqui falando sobre isso bastante coisa.

[]'s

PS: Nao sei se nos firmwares novos isso ainda é possivel, mas ja li que da pra fazer downgrade do firmware e depois fazer a mudanca.
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor mastk » 28 Out 2011 23:38

Acho que ja faz um anos que os nao eh mais permitido Guest.
Ainda assim, dependendo de onde se comprar pode ter o firmware antigo, osciloscopio nao vendem tanto assim, imagino.
mastk
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 29 Out 2011 08:38

Acho que ja faz um anos que os nao eh mais permitido Guest

cuma? anos? permitido? o que?
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor RobL » 29 Out 2011 17:18

guest2003 e mastk obrigado pela informação.

Sim, li em algum lugar que os filtros da entrada são os limitantes para passar os de 50 para 100MHz. Será que foi isso que mudaram ? Aí pegou, pois entrada de osciloscópio é dose.
_blackmore, então é isso, o firmeware pode ser atualizado e transformar um scope de 50 em 100MHz, o TekWay também dá para fazer.
Pena que o Owon é fininho (profundidade), displayzão de 8" com 10Mpts e até menor preço, mas parece que o jeito é o Rigol mesmo.
RobL
Dword

Mensagempor marcelo campos » 29 Out 2011 19:41

RAguiar escreveu:Não é o caso, mas tenho o Owon PDS 5022S e acho que funciona bem, apesar de ser chinês.

cara, tenho um destes e eles tem um grave problema: quando a forma de onda varia rapidamente (por exemplo a voz de uma pessoa) o traço fica fraco e não dá pra ver nada...
marcelo campos
Word

Mensagempor RobL » 29 Out 2011 20:30

Estranho este comportamento, pois apesar de ser um 25MHz, tempo de subida de 17ns e 100MS/s, não há limitação para faixa de voz.
Conforme lí recentemente, Nyquist, para scope não é vezes 2 e sim x5. Portanto seu scope deveria mostrar até uma f de 5Mhz com tudo, perfeição.
Deve ser algo com o software, pois 100MS/s não tem como não pegar pontos suficientes para compor, a não ser que 6kpts de memo não fosse suficiente, mas tem uns Tektronix com a mesma memo, ainda chuto software bugado.
Nos scopes digitais a composição da tela não é em tempo real como nos analógicos, por isso dá até para fazer uma boa maquiagem.
Tem como desligar/ligar interpolação senx/x e observar?
Certamente você já testou todas as combinações entre taxas de amostragem e tempo ("varredura horizontal") para concluir, certo ?
RobL
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 30 Out 2011 15:14

RobL

o firmeware pode ser atualizado e transformar um scope de 50 em 100MHz

sim eu sei ... já vi vários tutoriais no yt .. e tb pela net afora ... o que eu não entendi foi o que o camarada mastk disse com "...Acho que ja faz um anos que os nao eh mais permitido Guest.
Ainda assim, dependendo de onde se comprar pode ter o firmware antigo..."
como assim anos que não é permitido o upgrade? talvez ele falow em metáfora ... e eu não entendi.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor RAguiar » 31 Out 2011 18:43

marcelo campos escreveu:
RAguiar escreveu:Não é o caso, mas tenho o Owon PDS 5022S e acho que funciona bem, apesar de ser chinês.

cara, tenho um destes e eles tem um grave problema: quando a forma de onda varia rapidamente (por exemplo a voz de uma pessoa) o traço fica fraco e não dá pra ver nada...

No inicio eu estranhei as linhas na tela (já que é digital), dá a impressão que a leitura está lenta, mas é o modo de captura que vc pode ajustar, se não ajustar da melhor forma que achar melhor, terá a impressão de que o sinal está errado...comparei os sinais do Owon com um Icel analogico, no inicio achei estranho o Owon, mas depois acostumei e não uso mais o analógico.
O que vc pode fazer é congelar a leitura. "RUN/STOP", e com o botão "position" vc posiciona na tela o trecho do sinal como bem convenhar, ou pode tbm salvar um trecho do sinal diretamente no PC e analisar.
Paciência é tudo.
RAguiar
Byte

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais