HP50g

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

HP50g

Mensagempor mastk » 05 Out 2011 15:52

:) Ganhei de presente uma HP50g, teriam algum dicas para usar ela? Sei que de cara precissa treinar um pouco a notação polonesa reversa e dá para programa-la :wink: .

Alguem tem uma dessas ai tambem?-
mastk
Dword

Mensagempor rcakto » 05 Out 2011 16:46

olha... qual a idade da sua calculadora??? a que eu comprei tem como mudar para os 2 modos.... tanto a comum quanto essa ai que vc disse... ams ate hoje nao sei usa quase nada.... meu manual veio em espanhol
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor mastk » 05 Out 2011 17:05

Essa é nova, suporta o modo algebrico tambem.
Mas pergunto o que pode rolar nela de programação C e Lisp.
mastk
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 06 Out 2011 17:22

Cada linha da calculadora é uma linha da pilha
tipo
digite 5 valores dando enter em cada um deles

5
1
5
3
7

e agora teclar a tecla + 5 vezes vc terá a soma de todos os valores da lista
que é 21

pode parecer complicado fazer isso no começo, mas entendendo como funciona este mecanismo, vc poderá fazer outras coisas bem legais, existe algumas operacoes sob a pilha.
tipo vc digitou em vez de 7 o numero 6, vc poderia colocar 1 e somar com o valor de cima, ou pode usar um comando DROP. Digite DROP e a calculadora vai apagar o ultimo numero na pilha, no caso o numero 7 será apagado. Vc pode navegar pela pilha, tipo assim, tem uma soma de varios valores por exemplo, calculo da media, para ter certeza que digitou tudo certinho, só ir andando pela pilha para ver se tudo esta lá, podendo apagar ou mudar um valor qualquer da pilha antes de somar tudo. é comum quando eu tinha uma longa lista para somar e esquecia ou digitava duas vezes o mesmo valor. Com isso era pratico evitar falhas na soma em questoes paranoicas.

tem um curso bacaninha de hp48 no link
http://pt.scribd.com/doc/66676430/curso-hp

estude as funcoes RPN lá vai ver como essa calculadora é encapetada. vc pode desenvolver funcoes, formulas para atividades corriqueiras.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor chipselect » 06 Out 2011 19:51

apesar do rpn ser uma solução inteligente e a hp50g suportar ela, sugiro usar o modo algébrico mesmo, por ser mais fácil de assimilar... em modo algébrico você não usa muito a rpn.

por padrão, a minha já veio em modo algébrico, mas basta você pressionar a tecla MODE, selecionar "Operating Mode" (já vai estar selecionado, é o primeiro da lista) e presisonar F2 se a legenda ela estiver "CHOOS". Na janela que aparecer, escolha "Algebraic", mas caso queira sofrer um pouco no início, pode escolher "RPN" mesmo...

se for programar, eu não sei programar ela sem usar RPN, daí é melhor aprender a RPN. No entanto existe um toolchain (acho que é gcc) para programá-la em C, não testei ainda.

eu vi que muitos usuários iniciantes da 50G usam muito o Equation Writer dela (shift direito + letra ' ou EQW em laranja) para entrar com equações. Eu prefiro o modo da linha de comando normal dela.

nas provas, ela resolveu todos os problemas de diferenciais pra mim... apesar dela ter modo step-by-step, muitas vezes os cálculos intermediários que ela faz não é aceito na resolução do exercício, mas você pode comparar os resultados para ver se pelo menos acertou a questão.

comparando com a 48GX que eu tinha (até ser lavada junto com a roupa), a pilha na 50G dura bem menos, principalmente se for recarregável, além da 50G ser maior. Use pilhas alcalinas de boa qualidade, como a duracell que ela aguentará bem.

A qualidade da 50G é superior em relação à 49G, pois a pilha dura mais e as teclas não "soltam" com o tempo de uso agressivo, como acontecia na 49G. Tanto é que a 50G saiu rapidinho depois que o pessoal começou a reclamar da 49G.

Resumidamente, é um excelente presente, parabéns pela sua nova calculadora, acho que ela ganha até da velha 48GX.
chipselect
Word

Mensagempor Rodrigo_P_A » 06 Out 2011 20:01

eu uso a gx até hoje.

pq os kras num mantiveram as teclas nos mesmos lugares da GX?

eu fui tentar usar uma 49 e num consegui, desisti, botões horríveis, as teclas totalmente diferentes da 48gx.

e essa 50? como é?
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor chipselect » 06 Out 2011 20:10

praticamente igual à 49...
chipselect
Word

Mensagempor mastk » 06 Out 2011 21:24

Eu estou lendo o manuel dela, ja saquei um pouco de RPN, lembra assembler um pouco, achei bacana. Eu nao saquei o lance de utilizar a pilha, mas concerteza tem no manual, e valeu pelo o link e os toques Wagner.

Imagem

Acho ela linda e mais que uma calculadora, ela eh um fetiche. Ela so tem um defeito, nao eh feita com MC68K :D .

Tenho provas, semana que vem, mas nao pretendo usa-la por hora, tenho medo de montar equacoes de forma errada e me ferrar a toa.

http://en.wikipedia.org/wiki/HP-49_series
mastk
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 12 Out 2011 20:37

A minha 48GX me salvou nas provas de eletronica analogica (calcular Kirchoff por exemplo, fui o unico da sala a tirar 10, nao dava tempo para terminar a prova inteira sem ela)

Tem um modo onde vc digita a formula igual no papel nao tem como errar!

Sem falar que ela ja vem com toneladas de formulas, tem um modo chamado solver que vc escolhe a formula e a calculadora ja pede os dados e calcula pra vc. ótimo para usar no dia-a-dia, é duro decorar formulas, meu professor de analogica dizia, decorar formulas é besteira pura. o bom é saber que o que é necessário e buscar no caderninho de formulas ou na calculadora. (não é que ele tinha razao) A calculadora tem tb conversor de unidades que ja me tiraram do aperto milhões de vezes!

Procure a função solver. Qualquer coisa vc pode gravar as formulas mais usadas em funções e depois é só chamar suas libs pessoais. Se cuidar bem dela, vai durar para sempre!

Cuidado com as pilhas, só use as de melhor qualidade, se ela precisar ficar desligada por varios dias, nao custa nada guardar as pilhas fora da calculadora. Ja vi muita gente perder a calculadora por vazamento.

Se eu conseguir o display da HP48 (ninguem vende) eu ressussito minha "mimosa"
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor Rodrigo_P_A » 12 Out 2011 20:39

minha 48GX já era, hoje em dia uso no PC a 48GX com o emulador

e uso no meu bom e velho Palm T3, a GX fica turbinada com ele!
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor B-EAGLE » 15 Out 2011 20:32

depois que vc usar o modo em pilha, não vai mais conseguir voltar ao outro modo!

Rodrigo, eu uso o emulador da 50G quando estou no pc, mas esses tempos comprei uma 48GX usada que tá bala ainda....
se quiser te passo o emulador
B-EAGLE
Word

Mensagempor _blackmore_ » 16 Out 2011 00:24

hehe

eu tenho uma 48G ... foi comprada com o intuito de me ajudar na faculdade ... ficou guardada por anos, finalmente qdo iniciei o superior e pensei que poderia utiizar de todos os seus 32K de memoria os professores não permitiam este tipo de calculadora nas provas ... :(
A minha está zerada ... ninguém acredita que ela tem 16 anos!! :)
Um colega da faculdade ficou ainda mais frustrado que eu ... ele tinha uma calculadora Texas ... até cafezinho ela servia! hahaha
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor mastk » 16 Out 2011 11:19

Na minha deixam.

Dei uma lida no manual e entendi a notacao polonesa reversa e como usar o basico, relacoes trigonometricas, o comando solve e navegar nas muitas opcoes.

Nessa quinta fui fazer uma prova de fisica, fiquei com medo de usar essa calculadora nova, mas gracas a ela ganhei tempo e acredito ter gabaritado a prova, se foi isso, vai ser a 3 que estou aprovado atencipadamente ou seja ja tenho 5 ponto de nota e precisso de 6 para passar.
mastk
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 16 Out 2011 13:47

Wagner de Queiroz escreveu:Cada linha da calculadora é uma linha da pilha
tipo
digite 5 valores dando enter em cada um deles

5
1
5
3
7.

Nas antigas HP65, HP25 ... eram apenas 4 posiçõees X Y Z e T

agora são 5 ?

------------------------------------

NPR é muito melhor que Algébrica, nem tem comparação

3 ENTER 2 ENTER 7 + X

27

A HP colocou o modo Algébrico devido ao consumidor não sacar de imediato .

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 16 Out 2011 14:08

na verdade nem precisa dar enter, se quiser basta dar espaço e depois ir pressionando a operação desejada, dá na mesma, a vantagem que eu acho é que os valores ficam todos na mesma linha, e facilita a leitura
---
Rodrigo_P_A
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais