Problema transmissão de dados com VCP

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Problema transmissão de dados com VCP

Mensagempor RobL » 30 Set 2011 15:18

Através de um conversor USB/RS485 (creio que seja um FT232R drive VCP) consigo realizar a comunicação, as quais testei com vários PCs e notebook, chingling e outros.
No entanto, em 2 desktop Dell, não funciona de jeito nenhum. Um desktop Dell foi formatado e nada. Já em 2 notebook Dell funcionam. Esses 4 aparelhos tem o mesmo OS winxp e service pack.
A velocidade de TX/ RX é baixa, 9600bps.

Será que estes 2 desk Dell tem algo como, corrente baixa na USB ?
Esses PCs não estão ao meu alcance para medir algo neles.

O padrão USB é para 500mA máximo:
Como seria o limite de corrente na USB de PCs ? Quem faz esse limite ?
Não sei se seria esse o problema.

Já tentamos mudar o números das portas VCP para ficar dentro COM1 A COM4 (sei lá se o software tem algum componente antigo) e também variamos a latência de 16ms para 1ms e nada.

Alguém se habilita a dar uma sugestão ?
RobL
Dword

Re: Problema transmissão de dados com VCP

Mensagempor Jorge_Francisco » 30 Set 2011 17:51

Esse Desktop é antigo? Qual a versão da USB? 1.0, 1.1, 2.0?

Tentou puxar duas alimentações de duas portas USB e ligar no mesmo conversor?

RobL escreveu:Através de um conversor USB/RS485 (creio que seja um FT232R drive VCP) consigo realizar a comunicação, as quais testei com vários PCs e notebook, chingling e outros.
No entanto, em 2 desktop Dell, não funciona de jeito nenhum. Um desktop Dell foi formatado e nada. Já em 2 notebook Dell funcionam. Esses 4 aparelhos tem o mesmo OS winxp e service pack.
A velocidade de TX/ RX é baixa, 9600bps.

Será que estes 2 desk Dell tem algo como, corrente baixa na USB ?
Esses PCs não estão ao meu alcance para medir algo neles.

O padrão USB é para 500mA máximo:
Como seria o limite de corrente na USB de PCs ? Quem faz esse limite ?
Não sei se seria esse o problema.

Já tentamos mudar o números das portas VCP para ficar dentro COM1 A COM4 (sei lá se o software tem algum componente antigo) e também variamos a latência de 16ms para 1ms e nada.

Alguém se habilita a dar uma sugestão ?
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor RobL » 30 Set 2011 18:38

Jorge muito obrigado pela informação.
Sua sugestão bate com uma que lí da própria Dell de que alguns de seus micros se quer conseguem manter uma impressora funcionando e eles recomendam usar um hub USB parrudo !!!

No momento não tenho como informar se o micro é novo, velho, etc. Só na segunda feira em diante.

Obtive uma outra informação pela net de que certa combinação de WinXp com um certo hardware novo, usado na placa mãe, relativo à serial, fez com que muita empresa tivesse problema de comunicação, mas não informa se teria relação com VCP. Neste mesmo texto, informa que os notebooks não apresentam problema desta ordem, exatemente como testado!!!
RobL
Dword

Re: Problema transmissão de dados com VCP

Mensagempor andre_luis » 01 Out 2011 12:08

Perguntas :

1 ) Já tentou combinações diferentes ?( com cada um desses DELL, usar outro conversor ? )
2 ) Essa comunicação utiliza os pinos da serial de controle de fluxo ?
3 ) Checou se o SO está realizando a bufferização dos dados ?
4 ) Testou a comunicação entre 2 Dell por cabo cross ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor RobL » 01 Out 2011 14:39

Andre muito grato pela ajuda.

1- Não.
2- Não. Só Tx/Rx
3- Não entendi. Se refere ao buffer do drive USB ? Se for isso não testei.
4- Não. Mas estou usando Virtual COM Port, via USB e drive que transforma os dados recebidos, pela usb, como se fosse uma porta serial.

No momento estou fazendo aposta conforme o Jorge. Penso que o USB não tem corrente suficiente para segurar o tranco. Vou pedir para fazerem um teste com um hub USB alimentado.
RobL
Dword

Mensagempor andre_luis » 01 Out 2011 17:34

RobL escreveu:...Não entendi. Se refere ao buffer do drive USB ? Se for isso não testei...

Em alguns gravadores pela Serial, essa configuração abaixo dava problema, e o proprio fabricante recomendava sua desabilitação.
Não sei se pela COM virtual ainda esta presente essa opção.

Imagem

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor RobL » 02 Out 2011 16:05

No VCP o baud e as outras informações da uart vem dentro do pacote do USB. Tem até uma gui parecida com as das portas seriais, mas não tem esse box para buffer.

Fiz um teste, para tirar uma dúvida, no meu pc (velho penso que tem uns 7 anos no mínimo), usando um componente ComPort, do Delphi, só que usei o Lazarus e o componente portado de nome CPortLaz.
O curioso é que quando mudo o número da USB serial para números maiores que COM4, mesmo após mudar e rebootar (parece não ser necessário rebootar), não funciona. Só funciona de com1 a com4.
Dando uma rápida olhada no código do componente CPortLaz, as portas são lidas no registro do win e todas acima de COM4 são lidas e até apareceram em um listbox que usei para teste, ou seja, não há nada, aparentemente, que limite as portas entre com1 e com4, mas que deve ter algo, tem.
Alguém saberia por que disso ?
Isso é uma das razão para não mais se usar portas seriais mesmo virtual, creio.
RobL
Dword

Voltar para Assuntos Gerais