Controle de temperatura

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Controle de temperatura

Mensagempor MTC » 25 Set 2011 14:29

Oi pessoal, to necessitando de uma ideia:

estou com uma mufla, onde a faixa de trabalho de fabrica é de 300 a 1200 graus, com potencia de 1720W em 220V.

Ela tem um pequeno controlador de temperatura digital, onde se ajusta apenas a temperatura maxima a ser atingida, atraves de termopar tipo K.

Preciso modifica-la para conseguir trabalhar a temperaturas mais baixas, e necessito programar ao menos 3 rampas de aquecimento. Ex.:

Temp ambiente ---> 100graus em 60min

100graus ---> 300graus em 30min

300 a 500 graus em 15min.

Em relacao as resitencias, posso mudar a associacao delas para se diminuir a potencia, minha grande duvida eh em relacao a que controlador utilizar para isto, visto que para este tipo de controle eu vejo a necessidade de um controle direto sobre a potencia das resistencias, e nao apenas uma acao do tipo on/off como no sistema original.

Alguem tem alguma ideia de controlador como solucao imediata???

[ ]´s

MTC
MTC
Byte

Mensagempor rcakto » 25 Set 2011 14:54

MTC,

como eu estou estudando sobre inversores de frequencia, por incrivel que pareca, eu testei usando aquelas resistencias de aquecer agua de muitos usam para esquentar marmita em obra... e o calor gerado teve uma alteração brusca... so nao caiu a fixa ainda do pq... mas voce poderia testar caso voce tenha o material para isso em maos....
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor andre_luis » 25 Set 2011 15:25

MTC,

Quando se deseja um controle mais 'inteligente' em malha fechada, tem de se partir pro clássico controle linear PID, que basicamente atua proporcionalmente á diferença entre a entrada e a saida :
Imagem

Existem outras opções de implementação de controle mais fácil ( on/off ) e de resposta mais rápida ( por estimação ), como por exemplo o controle não-linear feito pelo modelo 'relay' :
Imagem

Enfim, de qualquer maneira, voce terá de modelar o comportamento do sistema para obter os parametros necessários para configurar o controle.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor MTC » 25 Set 2011 20:37

Andre,

a primeira coisa que me veio na cabeca eh realmente trocar o controlador por um modelo com possibilidade de rampa e de lambuja todos com rampa possibilita o tal controle PID.

Esse modelo achei interessante, pois permite 7 segmentos entre rampa e patamar.
http://www.novus.com.br/site/default.as ... oID=537051

Na verdade nunca trabalhei com controlador envolvendo estes parametros, por isso pedi orientacao aqui a voces. Nao compreendo como posso solicitar varios parametros de taxas de aqueciemento ao controlador e ele fazer tudo isso apenas com controle on/off sobre o elemento de aquecimento, onde fica a histerese!!??? Este modelo permite uma saida 4-20mA, penso que para uma melhor resposta se houver um controle sobre a corrente da carga o ajuste é mais preciso, mas ai vem a historia, qual etapa de potencia usar com o sinal 4-10mA??

[ ]'s

MTC
MTC
Byte

Mensagempor andre_luis » 25 Set 2011 22:47

Cara,

Não faço idéia de como funciona esse equipamento.
O manual também não detalha muito.

O que coloquei acima foi baseado em conhecimentos academicos e simulação.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor MOR_AL » 26 Set 2011 00:02

MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 28 Set 2011 23:00, em um total de 1 vez.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MTC » 26 Set 2011 20:25

Ja encomendei um controlador da novus, vamo arrisca e ver como fica a adaptacao. Depois posto o resultado!!!

[ ]s

MTC.
MTC
Byte

Mensagempor FabioSom12 » 27 Set 2011 07:12

Salve,

Se me lembro bem, a menos que dê pra colocar valores menor que 1 nos ganhos, o PID terá uma curva contrária a desejada.
Acho que terá que fazer um conrole dedicado com CLP ou uma placa dedicada.
FabioSom12
Nibble

Mensagempor FabioSom12 » 27 Set 2011 07:13

Salve,

Se me lembro bem, a menos que dê pra colocar valores menor que 1 nos ganhos, o PID terá uma curva contrária a desejada.
Acho que terá que fazer um conrole dedicado com CLP ou uma placa dedicada.
FabioSom12
Nibble

Mensagempor Abuda » 27 Set 2011 15:15

Fizemos um projeto aqui na empresa de uma controladora para forno de protéticos(dentistas) justamente nesta faixa de temperatura com rampas selecionáveis de aquecimento e resfriamento.

Dependendo do tipo de material e acabamento desejado o protético altera os parâmetros de queima.

Utilizamos controle PID por ângulo de fase com a senóide da rede devidamente linearizada em potência.

Tendo interesse entre em contato.

Abraço.
Abuda
Byte

Voltar para Assuntos Gerais