Quebra de Firmware

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Quebra de Firmware

Mensagempor vtrx » 12 Set 2011 19:02

Gostaria da opinião de voces,caso ainda não tenha discuitido,sobre o Link abaixo:
http://www.engenhariareversa.com.br/#!mcu
vtrx
Dword

Mensagempor RAguiar » 12 Set 2011 21:16

Tô trabalhando num projetinho e quem sabe eu não venda em série?
Se fizer isso, farei um esquema de PIC suicida, caso o involucro de proteção não seja aberto conforme certo padrão (que só eu saberei)...ele irá literalmente fritar!Assim esses otários plagiadores copiarão só cheiro de queimado.
Paciência é tudo.
RAguiar
Byte

Mensagempor vtrx » 12 Set 2011 21:28

Tenho várias idéias para indenização,estou aguardando mais opiniões.
Eu sempre programo o código final em ASM,isso garante o menor código,logo uma possível 'clonagem' não conseguiria um .hex menor que o original,isso descaracteriza a engenharia reversa para fins de otimização ou melhoria como tambem poderia impedir a alegação de código diferente,ja que o código 'original' é menor e registrado assim.
Na parte da PCI acho que não tem jeito mesmo.
Lógico que tudo isso só é válido para um Hardware/Firmware que realmente foss lucrativo.
Tenho a impressão que isso não vai longe.
vtrx
Dword

Mensagempor edison » 12 Set 2011 21:59

Legalidade e Direitos Autorais (pág. citada acima)

"......Embora o produto novo seja funcionalmente idêntico ao antigo, existem diferenças suficientes, incluindo o atual roteamento de trilhas e atualização de componentes, que tornam o trabalho original e inédito sem violação de direitos autorais."

Quer dizer que se eu alterar o trajeto de APENAS UMA TRILHA ou A POSIÇÃO DE UM COMPONENTE da tua placa não estarei violando TEUS direitos ?

Estranho isso.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor edison » 12 Set 2011 22:11

Legalidade e Direitos Autorais (pág. citada acima)

"......Embora o produto novo seja funcionalmente idêntico ao antigo, existem diferenças suficientes, incluindo o atual roteamento de trilhas e atualização de componentes, que tornam o trabalho original e inédito sem violação de direitos autorais."

Quer dizer que se eu alterar o trajeto de APENAS UMA TRILHA ou A POSIÇÃO DE UM COMPONENTE da tua placa não estarei violando TEUS direitos ?

Estranho isso.
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor vtrx » 12 Set 2011 22:34

Não sei se estou certo,mas esse trecho esta relacionado a um produto que não tem mais suporte.
vtrx
Dword

Mensagempor mastk » 12 Set 2011 22:55

Por exemplo:

Ja tive produtos que matem supremacia em alguns mercados.
A concorrencia, tentou fazer copias, mas todas nao funcionavam e por fim decidiram clonar meu projeto e acabou em processo com vitoria do meu cliente.

Em alguns outros projetos que trabalho hoje, a situacao eh tao complexa, que acho quase impossivel alguem clonar e mesmo que consiga, ele vai ter jogado dinheiro no lixo.
mastk
Dword

Mensagempor pbernardi » 12 Set 2011 23:18

Eles próprios deram a chave: só colocar uma FPGA da Xilinx no projeto, fechou, eles não conseguem quebrar.

A outra dica que o site dá é: nunca usem PIC ou Atmel! :D hahaha
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor mastk » 12 Set 2011 23:27

A maioria das FPGAs tem o firmware em uma memoria SPI ou EEPROM externa, se clona de forma pratica, rapida e simples.
mastk
Dword

Mensagempor vtrx » 13 Set 2011 08:34

Em alguns outros projetos que trabalho hoje, a situacao eh tao complexa, que acho quase impossivel alguem clonar e mesmo que consiga, ele vai ter jogado dinheiro no lixo.

Acho que voce não entendeu o método.
O Chip é aberto a laser e a matrix fica exposta onde pode-se desativar o bit de proteção ou copiar a matrix inteira.
vtrx
Dword

Mensagempor mastk » 13 Set 2011 15:36

Eu entendi e digo, o cara pode clonar o projeto, até o codigo e vai ter jogado dinheiro no lixo.

Normalmente quem clona projeto, são pessoas extremamente incapazes e como disse, a coisa é tão complexa hoje, que ter apenas a placa na mão, não siginifica nada.

Agora produtos que são vendidos em prateleiras, ai é complicado sim.
Mas como no exemplo citado, depende, esses projetos que estão a anos como unicos no mercado, me faz pensar que falta pessoal qualificado no Brasil, não que eu seja o fodão.
mastk
Dword

Mensagempor vtrx » 13 Set 2011 19:03

Acho que não tem jeito.
Se o projeto vale a pena,acho que tem que registrar patentes,anexar tamanho do Hex e etc,para depois reclamar a exclusividade de seu projeto.
Como ja disse em outros foruns,não acredito que isso vai longe,a Microchip e Atmel são lideres mundiais no setor e não deixariam seu nome ser 'manchado' com uma 'empresa' Brasileira prestando este 'serviço'.
vtrx
Dword

Mensagempor pbernardi » 14 Set 2011 10:20

Empresa brasileira?

O problema, nesse caso, não é o Brasil não. Tem vários outros lugares que fazem isso. Na China, faz-se engenharia reversa de placas de 10 layers fácil, por exemplo.

Até nisso estamos atrasados... hahaha :D
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor marcelo_asm » 14 Set 2011 10:54

para resolver mesmo, pegamos esses ordinários e damos chicotadas até o chicote gemer de cansaço.
marcelo_asm
Byte

Mensagempor _blackmore_ » 14 Set 2011 14:08

eu tenho quase certeza de que isso já foi discutido aqui no asm ...
Em minha opnião, achar que caras que fazem isso são incapazes de desenvolver algo não é algo muito certeiro, achar que caras que fazem isso estão certos, menos ainda.
Em meu ponto de vista, qualquer cópia é uma violação de direitos ... até mesmo um desenvolvimento totalmente novo mas que copie o funcionamento do "modelo".
Esse tipo de "engenharia" reversa oferecido no site nada mais é que uma forma/palavra de enganar com compra trabalho deles.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Voltar para Assuntos Gerais