Transformada Z - Software free

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Transformada Z - Software free

Mensagempor MOR_AL » 10 Ago 2011 09:55

Olá!
Estou voltando a estudar transformada z. Até aí tudo bem.
Existem diversas funções para filtros passa-baixa.
Cosenoide, Hanning, Ham, retangular, Bessel, Tchebtchev, etc.
Baixei um software tutorial, que me fornece o gráfico das funções, tanto nos eixos normalizados de atenuação x frequência, como a localização dos polos e zeros nos eixos z real e imaginário.
Acontece que, após escolher o tipo de filtro, para implementá-lo no computador (ou processador), é necessário conhecer os valores dos coeficientes desse filtro.
Procurei mas não encontrei um software free, que me fornecesse tal informação.
Sei que a Microchip tem, mas é vendido. Não há nem o software com limitações. Como estou reestudando o assunto, apenas para adquirir conhecimento e não para usá-lo comercialmente, não considero apropriado comprá-lo.
Alguém conhece um software free, mesmo com limitações, que forneça os valores dos tais coeficientes dos filtros?
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Maia » 10 Ago 2011 10:18

Olá MOR_AL,
Já usei o trial ScopeFIR. No fim do papar abaixo tem uns links interessantes.

http://www.atmel.com/dyn/resources/prod_documents/doc2527.pdf

Abç,
Maia
Maia
Byte

Mensagempor albertorcneto » 10 Ago 2011 10:41

Com o matlab eu ja implementei. O Octave eh gratuito e tem quase todas as funcoes do matlab. Eu uso atualmente o octave, mas nao tenho o toolbox de signal processing. Mas o toolbox tambem eh gratuito.

Nao sei se eh exatamente o que voce quer, mas as funcoes retornam os coeficientes dos filtros, por exemplo, butter(2, 0.13333) retorna os coeficientes de um filtro de segunda ordem e frequencia de corte de 100 Hz para uma taxa de amostragem de 1.5 kHz. Nao lembro mais como, mas tem como tambem calcular coeficientes para filtros FIR e IIR.
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor MOR_AL » 10 Ago 2011 10:56

Maia escreveu:Olá MOR_AL,
Já usei o trial ScopeFIR. No fim do papar abaixo tem uns links interessantes.

http://www.atmel.com/dyn/resources/prod_documents/doc2527.pdf

Abç,
Maia

Olá Maia.
Dei uma olhada nas referências.
O software parece ser incrível.
Como o período Trial é de 30 dias, vou deixar para baixar mais tarde, quando estiver mais avançado.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor xultz » 10 Ago 2011 11:20

Veja se esse programinha não resolve:
http://www.automa.com.br/ft3d/index.htm
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor MOR_AL » 10 Ago 2011 11:46

albertorcneto escreveu:Com o matlab eu ja implementei. O Octave eh gratuito e tem quase todas as funcoes do matlab. Eu uso atualmente o octave, mas nao tenho o toolbox de signal processing. Mas o toolbox tambem eh gratuito.

Nao sei se eh exatamente o que voce quer, mas as funcoes retornam os coeficientes dos filtros, por exemplo, butter(2, 0.13333) retorna os coeficientes de um filtro de segunda ordem e frequencia de corte de 100 Hz para uma taxa de amostragem de 1.5 kHz. Nao lembro mais como, mas tem como tambem calcular coeficientes para filtros FIR e IIR.

Vou dar uma olhada. Parece interessante!
[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 10 Ago 2011 12:29

xultz escreveu:Veja se esse programinha não resolve:
http://www.automa.com.br/ft3d/index.htm

Xultz!
Muito bom o programinha.
Certamente vou usar nos meus exercícios.
Achei também o Winfilter. É para alguns tipos de filtro e free .
http://www.winfilter.20m.com/
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor chipselect » 10 Ago 2011 14:07

eu usava o scilab, mas o FT3D parece ser muito mais fácil de usar.
chipselect
Word

Mensagempor xultz » 10 Ago 2011 14:29

Uma vez eu fiz um curso de DSP que o Marcelo deu. É, o Sam deu o CUrso. E ele usou esse programinha pros exercícios, mostrou como usá-lo prá colocar os polos e achar os coeficientes e a curva de resposta. Só que já esqueci tudo, então o mais fácil é perguntar prá ele. Ou quem sabe negociar o CUrso dele.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 10 Ago 2011 15:16

que eh isso xuxu, quando rancor no seu coracaozinho... lah na apostila, tem passo a passo como usar. eu no momento nao estou dando mais cursos pq o mestrado e os meus infinitos problemas pessoais estao drenando toda a minha energia! se eu sobreviver a este vietnan, quem sabe eu volto com os cursos.

xultz escreveu:Uma vez eu fiz um curso de DSP que o Marcelo deu. É, o Sam deu o CUrso. E ele usou esse programinha pros exercícios, mostrou como usá-lo prá colocar os polos e achar os coeficientes e a curva de resposta. Só que já esqueci tudo, então o mais fácil é perguntar prá ele. Ou quem sabe negociar o CUrso dele.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor MOR_AL » 20 Ago 2011 12:19

Pessoal!
Encontrei uma referência muito boa para se entender e saber como fazer filtros digitais.
É um livro em 3 capítulos grátis disponibilizado on line na página:
http://www.mikroe.com/eng/products/view ... er-design/

Maiores detalhes...

O primeiro capítulo é introdução. É pequeno.
http://www.mikroe.com/eng/chapters/view ... l-filters/

O segundo capítulo é grande e trata de filtros do tipo "janela" Finite Impulse Response (FIR). É o tipo de filtro sempre estável. Apresenta um mínimo de teoria e tem umas 140 páginas de exemplos. Não dá para não entender.
Filtros FIR são mais empregados onde se necessita que a fase do sinal seja contínua. Muito usado em sistemas onde não se deseja alterações bruscas de fase no sinal, tipo sensores de variáveis físicas.
http://www.mikroe.com/eng/chapters/view ... r-filters/

O terceiro capítulo trata de filtros do tipo "janela" Infinite Impulse Response (IIR). Esse filtro possui realimentação, de modo que pode se tornar instável, caso não se tome cuidado.
Muito usados onde a fase do sinal não é importante, como em sinais de voz e áudio.
Ainda não lí, mas também tem muitos exemplos.
http://www.mikroe.com/eng/chapters/view ... r-filters/

Certamente é apenas parte do assunto, mas considero uma boa leitura para se chegar a outros tipos de realizações.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 23 Ago 2011 21:36

Olá pessoal!
Estou postando essa mensagem porque já abri o tópico e parece que a seção DSP está às moscas.
Dei uma estudada no assunto transformada z. Mais precisamente em filtros com Resposta Finita ao Impulso FIR.
Acontece que fiz um exercício, baseado em um exemplo que eu criei. Ocorre que não sei se está certo. Pra mim está mas não tenho a convicção.
Gostaria de saber se tem alguém disposto a dar uma olhada no exercício e me dizer se há algum equívoco de minha parte.
Grato.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Voltar para Assuntos Gerais