Fontes chaveadas X ABNT

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Fontes chaveadas X ABNT

Mensagempor rcakto » 24 Jul 2011 03:02

pessoal, estava conversando hoje com uns amigos meus e veio uma duvida sobre o projeto que estou trabalhando...

quais são as normas nacionais e internacionas que devo seguir caso eu venda uma fonte chaveada??

ps.: antes que alguem comente, se vc nao seguir as normas e der algum problema, quem paga é voce pois elas tem peso de Lei.
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Re: Fontes chaveadas X ABNT

Mensagempor andre_luis » 24 Jul 2011 09:08

Seu produto final é a própria fonte chaveada em si, ou ela faz parte de um produto ?

No caso dos equipamentos hospitalares com os quais já trabalhei, alguns requisitos da fonte estava indiretamente embutidos dentro de normas específicas da ABNT ( isolação, aterramento, etc... ).

Contudo, existem ao menos fora do Brasil certificações para ruido eletromagnético ( IEC 801 ) entre outras, mas tem de saber o que o mercado pede realmente.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor rcakto » 24 Jul 2011 09:59

andre, e o seguinte...

Estou montando um sistema de automação residencial onde irei controlar bombas, motores, iluminaçao, tomadas...........
Para baratear o sistema, estarei trabalhando com modulos, onde cada um tem sua determinada função e uma central para reconhecer os modulos e controlalos, e a alimentação vai vir de uma fonte chaveada independente.

procurando saber melhor sobre reatores dimmerizados, eu vi que tem uma norma internacional onde pede em uma determinada parte que seja adcionado um circuito e que tenha saida para o terra, mas e a fonte chaveada em si?? tem alguma especificação propria para ela?? pois a automação residencial não tem NENHUMA norma propria, so é cobrado a obrigatoriedade de seguir outras normas que vai de acordo com o local de trabalho, como a NBR 5410, norma de cabeamento estruturado e por ai vai...

entao gostaria de saber quais as normas brasileiras e internacionais que estao ligadas as fontes chaveadas...
rcakto
Word

Mensagempor Silvio51 » 25 Jul 2011 19:39

Eu acredito no seguinter, me corrijam se estou errado...

Equipamentos eletrônicos não possuem "normas".... o que existem são certificaçôes que conferem ao teu produto mais confiança ( ou deveriam)... pois não conheço consumidor que olhe se o produto tem certificação CE... ou UL... etc...
Silvio51
Byte

Mensagempor edison » 25 Jul 2011 20:24

Silvio51 escreveu:Eu acredito no seguinter, me corrijam se estou errado...

Equipamentos eletrônicos não possuem "normas".... o que existem são certificaçôes que conferem ao teu produto mais confiança ( ou deveriam)... pois não conheço consumidor que olhe se o produto tem certificação CE... ou UL... etc...

Concordo quanto ao desinteresse do consumidor quanto à normas.
Mas .....digamos num caso de sinistro qualquer ,legalmente pode gerar polêmica ,ainda mais tratando de "usuários tecnicamente inaptos",com atitudes variaveis ,o que foge ao controle do fabricante.
Todo sabemos que a maioria nem lê o manual do equipamento ,então deve-se projetar algo à prova de burrices .
O sinistro pode ocorrer num outro ponto mas a culpa vai cair no equipamento sem norma.

Ps. Sugiro pesquisar sobre Domótica ,como é chamado automação residencial na Europa (Portugal por exemplo), creio que lá já tenha alguma norma que sirva pelo menos como referência.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor rcakto » 25 Jul 2011 23:33

edison, e exatamente disso que quero correr...
se por exemplo ocorrer um pico de corrente no meu equipamento proveniente da concercionaria e com isso fazer a casa pegar fogo, a culpa vai ser minha por nao ter posto a m**** de uma proteção....

mas vlw pela dica, vo atraz para saber de algo.. qualquer coisa posto aqui para quem tiver interece...
rcakto
Word

Mensagempor _blackmore_ » 26 Jul 2011 19:31

veja se algum "anexo" da norma IEC60335 lhe atende, pois esta é a norma de segurança para aparelhos domésticos, como tua automação é residencial acredito que se enquadra no requisitos.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor edison » 07 Ago 2011 02:52

Pergunto:
Na ausência de norma local (Brasil) uma de fora tem valor legal aqui ?
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor rcakto » 07 Ago 2011 19:36

Edison,
no brasil, somente as normas nacionais tem peso de lei, mas caso voce faca um projeto "TAMBEM" com leis internacionais, voce ja estara apto para comercializar internacionalmente seu produto.

até aonde eu sei esse é o unico beneficio das normas internacionais, pois as normas somente estao para padronizar e forcar a proteção e qualidade dos produtos e servicos
rcakto
Word

Mensagempor _blackmore_ » 08 Ago 2011 08:49

Na ausência de norma local (Brasil) uma de fora tem valor legal aqui ?

A NBR não adota as normas da IEC como padrão?
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor rcakto » 08 Ago 2011 23:00

black, depende do ponto de vista...

no brazil o "comum" é uma frequencia de 60Hz e tensão fase-neutro de 127V podendo variar 5% pra mais ou pra menos...

ja nos EUA, 50Hz e 220Vf-n...

no caso, as NRs e NBRs são adequadas para "um padrão" brasileiro... como exemplo os reatores de lampadas fluorecentes, no brazil so é cobrado o fator de correção, ja nos eua é cobrado um circuito de proteção onde sua saida é ligada direto no terra...
rcakto
Word

Mensagempor _blackmore_ » 09 Ago 2011 20:04

rcakto

então ... ano passado eu trabalhei em uma empresa fazendo ensaios adotando a IEC 65330 (segurança) e a única diferença entre a IEC e a NBR de todas que utilizei era basicamente o idioma, todos os cálculos eram dados por fórmulas, e não por valores padrão ...
Os produtos passavam por bateria de testes, na China, India, Espanha e aqui no BR sempre com a mesma norma ... e como falei ... a diferença era basicamente o idioma.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Voltar para Assuntos Gerais