Qual o melhor microcontrolador para esta função?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Qual o melhor microcontrolador para esta função?

Mensagempor roger_risson » 12 Jul 2011 20:51

Olá, estou começando meus estudos sobre microcontroladores, até o momento só utilizei os PIC's.

Mas estou querendo começar um pequeno projeto. Um computador caseiro.

Quero colocar nele poucas coisas:

- interface para cartão SD
- Saida de audio e vídeo compativel com televisores normais (assim posso utilizar um aparelho usado que poderei comprar em lojas de eletrodomésticos usados, vulgo briks).
- Entrada para um teclado PS2 normal.
- Um BUS de expansão para que eu possa conectar periféricos (símples e criados por mim mesmo) talvez um receptor GPS, interface para comunicação RF ou comunicação IR (infra-vermelho).
- De preferência utilizar um processador 32 bits na forma de microcontrolador assim economizo em controladores de memória e outros periféricos que já vem incluidos no uC além de poder usar a memória de programa interna para carregar o Sistema Operacional do cartão SD (como uma BIOS improvisada)

Até o momento vi que o 8051 cumpre esta tarefa de executar código externo (por código externo quero dizer ler um programa do cartão SD carregá-lo na memória ram externa e executá-lo no core do microcontrolador como se fosse um programa nativo) a uma frequência razoável, o AT89LP52 executa a maioria das instruções em single-cycle ao invés dos 12 ciclos no 8051 normal à 20 MHz seria algo em torno de 20 MIPS, MASSS... é 8 bits e eu gostaria de aprender algo da classe dos 32-bits. E nesta classe os concorrentes por enquanto são o ARM7, ColdFire e o 68000.

Mas estou completamente perdido e não quero perder meu tempo estudando algo inútil para o meu projeto. Por isso peço a ajuda aos componentes deste fórum para escolher o melhor microcontrolador para esta função.