Qual o melhor microcontrolador para esta função?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Qual o melhor microcontrolador para esta função?

Mensagempor roger_risson » 12 Jul 2011 20:51

Olá, estou começando meus estudos sobre microcontroladores, até o momento só utilizei os PIC's.

Mas estou querendo começar um pequeno projeto. Um computador caseiro.

Quero colocar nele poucas coisas:

- interface para cartão SD
- Saida de audio e vídeo compativel com televisores normais (assim posso utilizar um aparelho usado que poderei comprar em lojas de eletrodomésticos usados, vulgo briks).
- Entrada para um teclado PS2 normal.
- Um BUS de expansão para que eu possa conectar periféricos (símples e criados por mim mesmo) talvez um receptor GPS, interface para comunicação RF ou comunicação IR (infra-vermelho).
- De preferência utilizar um processador 32 bits na forma de microcontrolador assim economizo em controladores de memória e outros periféricos que já vem incluidos no uC além de poder usar a memória de programa interna para carregar o Sistema Operacional do cartão SD (como uma BIOS improvisada)

Até o momento vi que o 8051 cumpre esta tarefa de executar código externo (por código externo quero dizer ler um programa do cartão SD carregá-lo na memória ram externa e executá-lo no core do microcontrolador como se fosse um programa nativo) a uma frequência razoável, o AT89LP52 executa a maioria das instruções em single-cycle ao invés dos 12 ciclos no 8051 normal à 20 MHz seria algo em torno de 20 MIPS, MASSS... é 8 bits e eu gostaria de aprender algo da classe dos 32-bits. E nesta classe os concorrentes por enquanto são o ARM7, ColdFire e o 68000.

Mas estou completamente perdido e não quero perder meu tempo estudando algo inútil para o meu projeto. Por isso peço a ajuda aos componentes deste fórum para escolher o melhor microcontrolador para esta função.

OBS.: Não faço faculdade, nunca fiz um curso e não trabalho na área. Sou totalmente autodidata. Para que tenham uma idéia sou Bombeiro Militar no RS. E também não pretendo abandonar minha profissão é mais por hobby mesmo. Portanto aceito qualquer informação e posso afirmar que não sou concorrência a nenhum possível engenheiro que venha a reponder. HeHeHeHe!

Agradeço de antemão qualquer ajuda,

Abraço,

Roger Risson.
roger_risson
Bit

Mensagempor vtrx » 12 Jul 2011 21:16

É uma escolha muito pessoal...
vtrx
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 12 Jul 2011 21:32

realmente, concordo com o vtrx!

Daqui a pouco este post vai estar cheio de gente dizendo por opnião pessoal qual é o melhor.

Acho que vc tem que decidir qual arquitetura usar e tocar pra frente o projeto.

Veja os ARMs, x51, etc.. e escolha o que vc acha melhor.

Minha opnião:
Agora olhando a visão prática e comercial, os ARMs estão aí, e provaram que dá pra fazer muita coisa com eles são baratos e não são complicados para trabalhar.

Sim sim sim... Marcelo, sim... existem outros melhores e tal, mas a minha opnião é essa aí!
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor roger_risson » 12 Jul 2011 21:53

Sim... sem dúvida nenhuma é uma escolha pessoal, entendo o que você quer dizer. Mas não tem problema que cada um coloque a sua opinião pessoal, com tanto que que especifique o por que acha isso. O que quero é exatamente isso, opiniões.

Tipo, prefiro o ARM por causa disso, prefiro o ColdFire por causa daquilo, enfim...

Rodrigo_P_A: Você sabe se eu consigo instalar uma memória RAM externa em um ARM e se posso executar código nesta memória vindo de um cartão SD? E caso consiga há muita penalidade na velocidade?

Desculpe a quantidade de perguntas.

Apenas não gostaria de perder um tempão e dinheiro como fiz com os PIC apesar de que eles não são de todo ruim (dá para fazer muita coisa e eu tenho dois 16F877A que estou usando para estudos).

Abraços
roger_risson
Bit

Mensagempor Rodrigo_P_A » 12 Jul 2011 23:17

roger_risson escreveu:Sim... sem dúvida nenhuma é uma escolha pessoal, entendo o que você quer dizer. Mas não tem problema que cada um coloque a sua opinião pessoal, com tanto que que especifique o por que acha isso. O que quero é exatamente isso, opiniões.

Tipo, prefiro o ARM por causa disso, prefiro o ColdFire por causa daquilo, enfim...

Rodrigo_P_A: Você sabe se eu consigo instalar uma memória RAM externa em um ARM e se posso executar código nesta memória vindo de um cartão SD? E caso consiga há muita penalidade na velocidade?

Desculpe a quantidade de perguntas.

Apenas não gostaria de perder um tempão e dinheiro como fiz com os PIC apesar de que eles não são de todo ruim (dá para fazer muita coisa e eu tenho dois 16F877A que estou usando para estudos).

Abraços

ARM, consegue sim.

Se for para iniciar, nem precisa de memória externa, você pode até usar um ARM com flash interna, carregar programas do SD para uma área de flash dele e rodar, ou até mesmo para uma parte da RAM e rodar nela.

VELOCIDADE: Ao contrário, se rodar na RAM você vai ganhar performance.

Eu prefiro ARMs devido a viabilidade comercial e ao grande número de fabricantes, e diferente de certos modelos de uC você consegue comprar ARMs de forma relativamente fácil no mercado.

claro que ARM num é tão fácil de encontrar e de trabalhar como os PICs, um dos motivos é por só existirem ARMs SMD ( nunca encontrei nenhum em encapsulamento DIP ), isso dificulta a montagem de protótipos.

fora isso, se vc é autodidata vc num vai conseguir fazer o que vc precisa.

Eu começaria com coisas mais simples e depois iria evoluindo, ao invés de tentar fazer esse sistema que vc quer logo de cara, pois vc pode se frustar com as dificuldades ( ou não! )
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor roger_risson » 12 Jul 2011 23:48

Valew mesmo pelas opiniões Rodrigo,

com certeza não vou conseguir de início, nem pretendo algo tão complicado assim de começo. Mas vou focar meus testes e estudos nos assuntos que dizem respeito a este tema, assim talvez consiga alguma coisa em uns 6 meses.

acho que vou optar por ARM mesmo. Já vi um livro que fala sobre ARM7TDMI e vi que consigo simular um LPC2138 (arm da philips se não me engano) no PROTEUS.

Sobre ser SMD não importa muito, so vou ter que investir uma grana a mais. Provavelmente comprar uma estação de retrabalho SMD. Vi que são meio caras, mas acho que compensa o investimento. E achei no Google o kit FastPCB que parece alcancar uma resolução muito boa para fabricação de PCI (o método de transferência térmica talvez não consiga fazer as trilhas finas o suficiente para o encapsulamento TQFP).

Bom, mas vou deixar o tópico aberto pois talvez consiga mais opiniões sobre o assunto.

Muito obrigado pela paciência e pelas informações,

Qualquer opinião sobre microcontroladores, microprocessadores ou cores diferentes será muito bem vinda.

Abraço
roger_risson
Bit

Mensagempor Rodrigo_P_A » 12 Jul 2011 23:55

roger_risson escreveu:Valew mesmo pelas opiniões Rodrigo,

com certeza não vou conseguir de início, nem pretendo algo tão complicado assim de começo. Mas vou focar meus testes e estudos nos assuntos que dizem respeito a este tema, assim talvez consiga alguma coisa em uns 6 meses.

acho que vou optar por ARM mesmo. Já vi um livro que fala sobre ARM7TDMI e vi que consigo simular um LPC2138 (arm da philips se não me engano) no PROTEUS.

Sobre ser SMD não importa muito, so vou ter que investir uma grana a mais. Provavelmente comprar uma estação de retrabalho SMD. Vi que são meio caras, mas acho que compensa o investimento. E achei no Google o kit FastPCB que parece alcancar uma resolução muito boa para fabricação de PCI (o método de transferência térmica talvez não consiga fazer as trilhas finas o suficiente para o encapsulamento TQFP).

Bom, mas vou deixar o tópico aberto pois talvez consiga mais opiniões sobre o assunto.

Muito obrigado pela paciência e pelas informações,

Qualquer opinião sobre microcontroladores, microprocessadores ou cores diferentes será muito bem vinda.

Abraço

se vc for começar, veja o Cortex M3, eles são mais novos e melhores que os ARM7.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Iran » 13 Jul 2011 00:13

Nao sei se vc viu.

Um projeto acho que semelhante ao que queres desenvolvido por outro membro do forum

http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=9300&start=0

http://www.enog.com.br/sisae/
Iran
Word

Mensagempor msamsoniuk » 13 Jul 2011 00:57

Rodrigo_P_A escreveu:Sim sim sim... Marcelo, sim... existem outros melhores e tal, mas a minha opnião é essa aí!

eu nem estou mais dando opiniao sobre o assunto... agora tou que nem o proex: quero que todo mundo se f*da... alias, quero que todo mundo se f*da duplamente, pq fui no papo da galera e, ao inves de usar um powerpc, fiz um projeto ae com um ARM de 2GHz. como era de se esperar deu um monte de problemas pq nao existe um puto na face da terra que entenda como o ARM funciona! depois que eu vi um cara debugando o boot do linux por um PWM por software numa GPIO, pq o fabricante nao conseguia informar como fazer as seriais do tal ARM funcionarem, desisti dessa vida! agora estou vendendo doces em semaforos e quero que todo mundo se exploda! :D

se eu fosse o roger, dava uma lida nesse livro aqui para entender como a coisa funciona primeiro, para depois ir atras de tecnologias modernas:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... or-z80-_JM
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 13 Jul 2011 01:19

Marcelo Samsoniuk escreveu:
Rodrigo_P_A escreveu:Sim sim sim... Marcelo, sim... existem outros melhores e tal, mas a minha opnião é essa aí!

eu nem estou mais dando opiniao sobre o assunto... agora tou que nem o proex: quero que todo mundo se f*da... alias, quero que todo mundo se f*da duplamente, pq fui no papo da galera e, ao inves de usar um powerpc, fiz um projeto ae com um ARM de 2GHz. como era de se esperar deu um monte de problemas pq nao existe um puto na face da terra que entenda como o ARM funciona! depois que eu vi um cara debugando o boot do linux por um PWM por software numa GPIO, pq o fabricante nao conseguia informar como fazer as seriais do tal ARM funcionarem, desisti dessa vida! agora estou vendendo doces em semaforos e quero que todo mundo se exploda! :D

se eu fosse o roger, dava uma lida nesse livro aqui para entender como a coisa funciona primeiro, para depois ir atras de tecnologias modernas:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... or-z80-_JM

ei Marcelo, calma aí meu, que isso! Fica revoltado não!
querer que todo mundo se exploda já é demais né!
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor vtrx » 13 Jul 2011 11:43

Roger,quando estudei o assembly do ARM,eu estudei por este livro:
http://www.ebooksdownloadfree.com/IT/The-Definitive-Guide-to-the-ARM-Cortex-M3-Understanding-the-BI10536.html
Muitas pessoas pelo mundo usam este 'guia'.
vtrx
Dword

Mensagempor andre_luis » 13 Jul 2011 18:44

Roger,

Há uma grande variedades de Kits de desenvolvimento em ARM9 e ARM11 voltados para a eletronica embarcada e processamento de imagem e vídeo, onde voce pode instalar inclusive sistemas operacionais complexos como o WindowsCE.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor roger_risson » 13 Jul 2011 21:35

Muito obrigado a todos pelas respostas e opiniões, é absolutamente frustrante não ter a opinião de outras pessoas e não ter certeza se o que você está fazendo está correto.

Marcelo Samsoniuk, seu post me fez pensar novamente na idéia de usar um 8051, vou ver se consigo comprar aquele livro, por que imagino que as idéias referentes a padronização e arquitetura sejam as mesmas.

Iran, li todo o tópico que você me indicou e estou começando a ler sobre o projeto do Sisae. E novamente estou balançando em usar um 8051 hehehe, principalmente depois de descobrir que um AT89LP52 pode chegar a 20MIPS em somente 20MHz.

vtrx, já baixei este livro e estou começando a ler.

O que eu quero é montar um computador caseiro com processador 32-bits. Porém acho que esta vai ser uma árdua missão. Por isso vou ler completamente o livro que o vtrx me indicou e buscar informações sobre o ARM. Mas não sei se vou usar o Cortex-M3 por que não achei muita literatura sobre ele (talvez por incompetência mesmo, não sei). ARM será minha escolha. Mas antes de bater o martelo, vou entrar em contato com o SISAE e tentar descobrir por que ele optou por utilizar um 8051.

De qualquer forma resumi meu universo a apenas 2 cores diferentes o ARM e o 8051 e isso pra mim é algo muito bom. Eu insisto que quero utilizar um 32-bits, mas se a minha competência não chegar a tanto vai ser um 8051 mesmo.

De qualquer forma, muito obrigado a todos vocês pelas opiniões e dicas, foram de grande valia.

Grande abraço a todos,

Roger Risson.
roger_risson
Bit

Mensagempor vtrx » 13 Jul 2011 22:15

não sei se vou usar o Cortex-M3 por que não achei muita literatura sobre ele

Que ironia,o livro fala justamente sobre ele...
vtrx
Dword

Mensagempor mastk » 13 Jul 2011 22:57

Tarde parceiro.

Seguinte, recomendo que antes de tudo, saiba qual CPU trabalhar e se apaixone por ela, tenha fe nela e tire leite de pedra. Eu no presente momento estou focado em m68k/ColdFire e um ciclos mentais osciosos em Z80.

Porem, saiba que nem tudo pode ser feito por ela, em primeiro lugar o video, sera nescessario um controlar a parte, mesmo que venha a apresentar apenas caracteres. O som, dependendo pode igualmente cair nesse problema.

Gerar video composto, eh razoavelmente simples se tiver um osciloscopio na mao, se nao pode ser algo dificil, eu ja passei por isso, fiz um PIC12F629 rodar o pong, mas foi tao travado que deixei de lado.

Som eh simples, bem simples.

E SD card, aqui no forum vc consegue otimas informacoes.

Se quiser pode ver esse topico aqui:

http://www.asm51.eng.br/phpbb/viewtopic.php?t=87&start=0

Tem o canal aqui com algumas tranqueiras rodando:

http://www.youtube.com/user/Mastk2008
mastk
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais