Gerador de Funções

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Gerador de Funções

Mensagempor MOR_AL » 09 Jul 2011 15:31

Usava o gerador de funções HP3312A no trabalho. Era muito bom. Tão bom, que comprei um no EBay há alguns anos.
Ele fornecia onda senoidal, triangular e quadrada, desde frações de Hz até uns 13MHz.
Esses sinais podiam ser modulados, também por sinais senoidais, triangulares e quadrados, tanto em AM, como em FM.
Tinha também uma entrada de sinal para modulação externa.
A saída podia variar linearmente, em 3 faixas. A última ia de 1V a 10Vp, com uma carga de 50 ohms.

Como o equipamento era velho, após uns dois anos o contato dos botões seletores de frequência oxidaram.
Já tinha consertado uma vez. Um CI tinha queimado. Foi difícil encontra-lo.
Com os botões não teve como abri-los para retirar a oxidação.
Apesar dessas excelentes características, os circuitos eram da era pré operacionais. Os CIs que faziam o serviço de operacionais eram aqueles que tinham apenas transistores diferenciais e outros, que ligavam-se nas pinagens para fazer a fonte de corrente e um estágio de ganho.
Decidi comprar um gerador de sinais até cerca de mil reais. O que encontrei foi gerador que fornecia apenas os três sinais básicos, sem modulação, com saída sem potência, e limitação em frequência de aprox. 400kHz.
Pesquisei na internet e vi que hoje tem o CI dedicado XR-2206.
Observei que alguns sites de vendas de kits, informavam que a freqüência podia ir até 2MHz.
Comprei três XR-2206. Um para fazer a geração da função senoidal, triangular e quadrada. Outro para gerar a modulação, também triangular, senoidal e quadrada. O terceiro para substituir algum dos dois, em caso de queima.
Ainda não chegaram. Pelo tempo, devem estar vindo de barco-a-remo da China.
Depois baixei o manual do XR. Parece que o informado, porém não garantido, pelo fabricante é que a frequência pode ir até 400kHz. Bom. Melhor que sem gerador!!!

Iniciei o projeto. Concluí que precisava de uma chave de onda com 1 polo e 6 posições.
A que encontrei para vender era daquelas usadas em rádio. Acho que a válvula até.
Quando a balconista me deu o preço de R$ 32,00 eu engoli seco, agradeci e saí. A chave já devia ter uns 30 anos. Eram daquelas de má qualidade. A única vantagem é que poderia ser acessível em um painel externo.
A outra opção que encontrei, também vinha de sucatas. Era chave em forma de 8 ou 9 botões em linha e espaçados. Apertava um e soltava o anterior. Como sucata, seus contatos também poderiam estar já em processo de oxidação. Medi uma chave e encontrei pouquíssimos ohms. Uns dois ou três.
Tinha comprado 3 dessas chaves a R$3,00 cada. Abri uma e saltou uma molinha para o limbo. Era a molinha que destravava a chave anterior, quando uma nova fosse pressionada. Acabei achando a molinha. Desmontei uma das chaves e percebi que poderia retirar a oxidação, quando fosse necessário.
Como estou tentando fazer um equipamento novo. Não gostaria de usar componentes desatualizados. Com isso as opções que sobraram foram aquelas que se usa nas placas de CI e que não são do tipo um pólo e várias posições (ou exclusivo).
Bom. Ainda nem sei se vou chegar a montar o gerador. Tenho diversos projetos que estou fazendo.
Se alguém souber de alguma chave desse tipo, que vai no painel frontal, E que seu preço seja de até uns R$30,00, E que seja produzida atualmente, ficaria grato se me informassem.
Abraço.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Silvio51 » 16 Jul 2011 22:10

Pesquisei na internet e vi que hoje tem o CI dedicado XR-2206.

MorAl... este CI está obsoleto há 20 anos... porém aida é possível encontrá-lo.... e tem na Farnell...
Silvio51
Byte

Mensagempor enigmabox » 17 Jul 2011 08:28

MOR_AL,

Já pensou em adaptar um circuito com chave digital, tipo DG441/442/308, etc, no lugar das chaves de contato?
Poderia colocar um microcontrolador pequeno para ativar as chaves digitais(DG) com as combinações RC desejadas.

:wink:
enigmabox

Mensagempor guest2003 » 17 Jul 2011 09:12

Nossa que estranho, tinhamos conversado sobre varias coisas neste post...

Parece que sumiu tudo.

:(
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor andre_luis » 17 Jul 2011 13:59

Tem um outro post ...acho que foi duplicado...ou movido pra lá...
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Voltar para Assuntos Gerais