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Para interessados no Android....

MensagemEnviado: 26 Jun 2011 12:03
por proex
Depois de passar por uma fase inicial de aprendizado, finalmente fiz minha primeira aplicaçao de teste usando meu Teblet de 7" com o sistema Android.

Android é um sistema operacional baseado em Linux com interface de programação Java. Ele fornece ferramentas como, compilador, depurador e um emulador de dispositivo, bem como a sua própria máquina virtual Java (Virtual Machine Dalvik - DVM).

Isso significa que vc pode desenvolver aplicações para o Android em ambiente Windows.

Android usa uma máquina virtual especial, o Dalvik Virtual Machine.
O Dalvik usa bytecode especial. Portanto, você não pode executar bytecode Java padrão no Android.

Sendo mais claro: Se vc sabe fizer uma aplicações normal em Java, para Linux ou Windows, não pense que ela irá rodar no Android.

Para isso, o Android fornece uma ferramenta de desenvolvimento, que permite converter arquivos de classe Java em "dex" (arquivos executáveis ​​Dalvik).

Os aplicativos do Android possuem a extensão .apk (Aplicaçao Android ) e são gerados pelo programa "AAPT" (Android Asset Packaging Tool)

Para simplificar o desenvolvimento, o Google fornece o Android Development Tools (ADT) para o Eclipse . O ADT executa automaticamente a conversão de arquivos de classe para dex e cria o apk durante a compilação.

O Android suporta gráficos 2D e 3D usando as bibliotecas OpenGL e suporta o armazenamento de dados em um banco de dados padrão SQLite .

Cada aplicações Android é executada em seu próprio processo e sob a sua própria User ID, que é gerado automaticamente pelo sistema Android durante a compilaçao.

Teoricamente, uma aplicação roda isolada dos outros aplicativos em execução e uma aplicação com mau comportamento não pode facilmente prejudicar outras aplicações Android. (eu disse "teoricamente" ).

Eu montei meu ambiente de desenvolvimento no Windows, usando o Eclipse com o SDK para o Android. Tudo gratuito.

Esse ambiente possui um emulador de dispositivos, (simulador de hardware de celulares) onde vc pode testar sua aplicação. Há até celulares comerciais na lista de hardware possiveis de serem simulados.

Vc pode simular também telas de Tablets com tamanhos de 7" e 10".
A simulação dos toques nessas telas são feitos com o mouse.

Vc apanha bastante no inicio, até se familiarizar com a ferramenta de desenvolvimento. Depois as coisas fluem.

Na minha primeira brincadeira eu fotografei a escala do potenciômetro deslizante da minha mesinha de som.

Depois fotografei separadamente o Knob desse potenciômetro.

Criei um projeto no Eclipse e usei a foto da escala do potenciômetro como Pano de Fundo da tela.

Depois coloquei a foto do Knob sobre a foto da escala do potenciômetro, e defini seu modo de deslocamento na tela, o limite de deslocamento superior e inferior, quando fosse tocado e arrastado.

Depois defini uma variável para indicar o valor correspondente a posição da imagem do knob na tela.

Compilei e abri o emulador. Milagre, funcionou. Tudo isso sem conhecer nada do hardware do dispositivo. O Android se vira pra executar o que vc manda.

Agora vou fazer ele enviar pela USB, o valor daquela variável que indica a posição do knob na tela.

Não é a toa que os fabricantes de chips, celulares e tablets estão adotando o Android.


Bem, por enquanto é isso.

Podem falar mal do Android agora :lol: :lol: :lol:

Ps, tudo isso demorou 20 minutos para ser feito.

MensagemEnviado: 26 Jun 2011 12:52
por Red Neck Guy
Eu recomendo o livro

"Google Android - Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com Android SDK".

Ali tem um guia basicão de como configurar o Eclipse e o Emulador, além de um roteiro de como criar aplicações simples indo até coisas um pouco mais avançadas como sockets, banco de dados(éca) e aqueles trecos da moda com mapas e tal.

MensagemEnviado: 26 Jun 2011 13:31
por Djalma Toledo Rodrigues
Parabéns Proex

É pra frente que se android

DJ

MensagemEnviado: 27 Jun 2011 08:32
por EDSONCAN
Tentei com o Windows, mas acabei no Linux.
No meu caso com XP Home ficou impossivel para aplicações maiores: trava, fica lento e etc.

Edson

MensagemEnviado: 27 Jun 2011 13:11
por Djalma Toledo Rodrigues
Imagem

O sistema operativo Android consiste em 12 milhões de linhas de código, incluindo 3 milhões em XML, 2.8 milhões de linhas de C, 2.1 milhões de linhas de código Java e 1.75 milhões de linhas de código em C++.


fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Android

Essa é a questão.

Milhões de linhas de código

Me remete ao PC, programas gigantescos para fazer, e mal, tão pouco
haja memória, haja hd ...

haja paciência - computa computador, computa (Millor Fernandes)

DJ

MensagemEnviado: 27 Jun 2011 17:40
por proex
NÃo entendi o seu X da questão.

.

MensagemEnviado: 27 Jun 2011 18:06
por mastk
Codigo demais para software de menos.

MensagemEnviado: 27 Jun 2011 18:48
por Red Neck Guy
mastk escreveu:Codigo demais para software de menos.


É bem ao contrário. Código de menos, já que tem um monte de coisas está encapsulada.

MensagemEnviado: 27 Jun 2011 18:56
por Jorge_Francisco
Aquino escreveu:
mastk escreveu:Codigo demais para software de menos.


É bem ao contrário. Código de menos, já que tem um monte de coisas está encapsulada.


Acho que entendi o que o Mastk falou. Para algumas situações, ou para projetos básicos(AD,GLCD,BOTÕES,LED,ETC) torna-se desnecessário o uso de SO, acaba tomando processamento, memória,etc. Como o Fabim falou, prefere fazer muita coisa na unha do que colocar um SO.

Mas tudo depende do seu projeto, se terá gerenciamento de tarefas, de memória, se terá compatibilidade com arquivos do PC,etc,etc,etc.

Para cada caso existe uma necessidade.

Mas para coisas simples não colocaria um uC/uP fuderoso, colocava um uC mais simples.

MensagemEnviado: 27 Jun 2011 19:48
por Red Neck Guy
Jorge_Francisco escreveu:
Aquino escreveu:
mastk escreveu:Codigo demais para software de menos.


É bem ao contrário. Código de menos, já que tem um monte de coisas está encapsulada.


Acho que entendi o que o Mastk falou. Para algumas situações, ou para projetos básicos(AD,GLCD,BOTÕES,LED,ETC) torna-se desnecessário o uso de SO, acaba tomando processamento, memória,etc. Como o Fabim falou, prefere fazer muita coisa na unha do que colocar um SO.

Mas tudo depende do seu projeto, se terá gerenciamento de tarefas, de memória, se terá compatibilidade com arquivos do PC,etc,etc,etc.

Para cada caso existe uma necessidade.

Mas para coisas simples não colocaria um uC/uP fuderoso, colocava um uC mais simples.



Mas pra produzir poucas unidades, tu nunca vai chegar no custo de um tablet....
Eu faço muita coisa na mão, sem SO, mas não dá pra generalizar. Se fosse assim, até hoje estaríamos usando o WordStar.

MensagemEnviado: 27 Jun 2011 19:56
por andre_luis
Mas, sobre o Hardware para rodar o Android :

Há uma padronização, ou existe um simples mapeamento dos recursos de modo que possa rodar em qualquer plataforma ?
( tipo, pode rodar em qualquer ARM, Cortex ? )

+++

MensagemEnviado: 27 Jun 2011 20:02
por Jorge_Francisco
Aquino escreveu:Mas pra produzir poucas unidades, tu nunca vai chegar no custo de um tablet....


Não entendi, isso aí é lógico, mesmo sem SO nenhum, a lógica é a mesma: Grandes quantidades = Menor custo unitário .

Aquino escreveu:Eu faço muita coisa na mão, sem SO, mas não dá pra generalizar. Se fosse assim, até hoje estaríamos usando o WordStar.


Para usar WordStar não precisaria necessariamente de um SO. Poderia ser feito na mão. Mas foi feito para um SO, que não tinha apenas ele para gerenciar.

MensagemEnviado: 27 Jun 2011 20:11
por Jorge_Francisco
andre_teprom escreveu:Mas, sobre o Hardware para rodar o Android :

Há uma padronização, ou existe um simples mapeamento dos recursos de modo que possa rodar em qualquer plataforma ?
( tipo, pode rodar em qualquer ARM, Cortex ? )

+++


Imagino que o Kernel seja adaptado a arquitetura. E exista uma compilação do kernel para cada uma.

Mas para o aplicativo independe o hardware pois seria traduzido(bytecode) para cada arquitetura. É apenas um suspeita, eu não sei p*** nenhuma de Android, e alguém vai falar que estou errado,hehehe.

MensagemEnviado: 27 Jun 2011 20:49
por mastk
acho que antes de mais nada devo dizer que nao tenho nocao do que eu falo.

disso, o que deve ser compilado eh o android para cada hardware, os aplicativos rodam sobre.

mas o hardware de aparelhos eh otimo.
o android nunca trava eh super estavel.
os aplicativos que rodam, sao super profissionais, mesmo com o SDK super simples.

e parafraseando o proex:

usem android.

e jorge, fala isso nao, a concorrencia agradece.

MensagemEnviado: 27 Jun 2011 21:31
por Jorge_Francisco
O problema do Android é que pode comprar um aparelho da Motorola, da HTC, da Sony Ericsson ou da Samsung e nenhum deles será igual, cada qual com sua interface. Além disso, por causa da personalização do Android pelos fabricantes alguns smartphones acabam nunca recebendo novas versões.

Essa fragmentação é a grande crítica que a Google recebe por grande parte dos especialistas, desenvolvedores e usuários. Mas ao menos é facil desenvolver

Mas o SDK ajuda bastante e não há dúvidas de que se possa desenvolver aplicativos profissionais e em breve espero também fazer os meus.

Que concorrência?hehehe.