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battery fuel gauge.

MensagemEnviado: 25 Mai 2011 16:41
por fabim
Meo o Die6o falou tanto na minha cabeça que minha forma de pensar estava errada, que agora eu fiquei em duvida.
Antes eu estava meio confuso, mais agora tudo clariou e não tenho mais certeza...


Uma bacteria de chumbo acida, diz-se:

12.8V = nominal voltage, onde eu levo em consideração 100%, qualquer coisa acima ainda é 100%.
11.5V = 0%, ou seja a bacteria possui tensão mais a corrente ja era, não consegue fornecer mais os 50% de sua capacidade nominal...

Bom, até ai blz.
Se a bateria = corrente||hora.
40AH.. exemplo, e tensão de 12.800volts..
Caiu 0.050V em 1 minuto., ou seja, 12.750V.

Bom, 40.0A esta para 12.8 ou >, e 0.0A esta para 11.5V ou <.

pensando diretamente.

1H = 60 minutos ou 3600 segundos.

(V-medido-11.5....12.8/>) - (ofset(11.5)) = tensão linearmente proporcional a corrente.

40A = 1300mV.

ou seja, eu digo que a bateria tem uma carga energetica de coloumbes segundo de 40 com 1300mV, e 0,030 coloumbe segundo em 1mV...

ou seja, 0.030769A@mV.

em um minuto a queda de tensão foi de 50mV, ou seja, 50mV * 0.030769 = 1.53845A, minuto o que vai dar 1.5384*60 = 92.304AH...


Duvida ? 0.050V de queda, * 60 = ? 3!!! ou seja, esses 92A ai encima...

Trocando em miudos, se colocar o amperimetro vai marcar algo muito proximo de 92A.

bom, ou seja.
Se a bateria possui 40A em 1300mV, e foi consumido 50mV. agora a bateria possui 40A - 1.538A = 38.462A....

Se 0A esta para 0% e 40A esta para 100%.
100% / 40A = 2.5..Quociente.

38.462A * 2.5 = 96% de carga restante neste exato instante.



E por acaso, é esta tecnica que determina a real corrente de uma bateria...

Bom.
Para os matematicos fanaticos como eu, para os hobbistas, ou para os sem nada pra fazer.

Por favor, me corrijam se eu estiver errado. ou se tiver algo mais paupavel do que esta teoria fantástica, favor me chingar de anta, e me provar que to errado.

Thanks.

OPS>: Esqueci sobre o tempo restante.

Bom, neste exato instante, sei que.
Faltam 1300mV@h, e estou consumindo 50mV minuto.
1300/60 = 21.666 :twisted:
21.666mV/50mV@minuto * 60 = 25 minutos de vida util...

BLÁ !!!

MensagemEnviado: 25 Mai 2011 17:47
por xultz
Fabim, a capacidade em Ah varia conforme a corrente que você está puxando. Geralmente este valor é medido em C20, ou seja, puxando uma carga que descarregue a bateria em 20 horas. Se você puxar mais corrente, a capacidade em Ah diminui.
O motivo é que há três tipos de perda na bateria: por concentração, por reação e ohmica. Esta última é resultante das impedãncias dos materiais envolvidos na condução da corrente, as duas primeiras são por motivos químicos (que não sei direito como são, mas que vai cair na prova da semana que vem...).
Prá piorar, e curva de descarga da bateria, mesmo na região mais ativa dela, não é linear. E fica mais ou menos linear conforme a corrente (por causa dos motivos acima).
Prá piorar ainda mais, a tensão varia conforme a corrente por causa da velocidade de reação entre os eletrodos. Pouca corrente, e a bateria consegue reagir beleza e manter a tensão, muita corrente, ela não reage a tempo e tensão cai. Um fenômeno muito comum é colocar a carga e monitorar a tensão, até a bateria miar. Daí tira a carga e a tensão sobe na mesma hora.

A conclusão é muito óbvia: mexer com bateria é um saco.

MensagemEnviado: 25 Mai 2011 17:51
por Djalma Toledo Rodrigues
Bateria não é Capacitor

Bateria é uma reação quimica, e se armazena Energia Elétrica é por possuir um despolarizante intrinseco.

DJ

MensagemEnviado: 25 Mai 2011 22:16
por edison
BACTERIA...? o cara começa a trabalhar com equipamento hospitalar ejá ve bactérias e virus em todo o lado...!!

MensagemEnviado: 26 Mai 2011 01:22
por jorgeluiz
Ja' trabalhei em fabrica de baterias. Vai tanta porcaria pra fazer a placa negativa, soda caustica, po' de serra, negro de fumo, chumbo, oxido de chumbo, po' de pica, e mais umas coisas. A placa positiva (que fonece os eletrons), tem que ser do melhor chumbo e oxido de chumbo apenas.
Daria pra uma bateria durar mais de uma decada, se eles quizessem...
Se quizesem.

MensagemEnviado: 26 Mai 2011 07:01
por proex
jorgeluiz escreveu:Ja' trabalhei em fabrica de baterias. Vai tanta porcaria pra fazer a placa negativa, soda caustica, po' de serra, negro de fumo, chumbo, oxido de chumbo, po' de pica, e mais umas coisas. A placa positiva (que fonece os eletrons), tem que ser do melhor chumbo e oxido de chumbo apenas.
Daria pra uma bateria durar mais de uma decada, se eles quizessem...
Se quizesem.


Mas assim, como eles ganhariam dinheiro?


.

MensagemEnviado: 26 Mai 2011 08:37
por andre_luis
xultz escreveu:...Geralmente este valor é medido em C20, ou seja, puxando uma carga que descarregue a bateria em 20 horas. Se você puxar mais corrente, a capacidade em Ah diminui...


fabim

A capacidade AxH de uma bateria é apenas uma simplificação da carga total ( assumindo V nominal ). Como disse o xultz essa curva é não-linear e por isso essa simplificação; já que para muitoas aplicações que compensam a queda de tensão - como SMPS e UPS - o que importa é a carga mesmo ( em Coulomb digamos assim ).

Esse fenômento que o xultz mencionou é apenas um dos fatores que reduzem a capacidade da bateria de forncecer 'carga'. Inclusive existe um modelamento aproximado para esse efeito chamado lei de Peukert :

http://en.wikipedia.org/wiki/Peukert's_law

Mas pra piorar ainda deve-se considerar a temperatura como outro fator limitante da capacidade de fornecer carga.

Eu já até procurei por algo "pronto" n web pra calcular isso mas o pessoal abusa da ciencia e parte pas logicas fuzzy e redes neurais da vida.

+++

MensagemEnviado: 26 Mai 2011 09:06
por fabim
XUXU !!
To começando a entender e vendo uma coisa.
Se pegar os calculos que eu passei, e levar em consideração a concentração de corrente e tensão atual.
Naquele tempo T, você sabe que tipo o exemplo aqui.


"Se a bateria possui 40A em 1300mV, e foi consumido 50mV. agora a bateria possui 40A - 1.538A = 38.462A.... "

Facim para descobrir o R atual da bateria..

I = V / R.
R = V/ I.

R = 12.8-0.05/38.462A
R = 0.331 OHMS.

Levando em consideração o dito por você, e o site onde o nosso amigo postou o exemplo do porqueutzio.

O que mais pode ser retirado para poder chegar a uma curva de tendencia ?

http://e2e.ti.com/cn/cfs-filesystemfile ... -gauge.pdf

http://www.st.com/internet/com/TECHNICA ... 217345.pdf


Eu analizei thizisk fuck app´s e não consegui entender corretamente as terminologias aplicadas.

MensagemEnviado: 28 Mai 2011 09:01
por guest2003
Fabim disse:
e me provar que to errado.


Fabim esse tipo de postura broxa muita gente de tentar ajuda-lo... (inclusive eu)

Desculpe é somente uma critica construtiva espero.

Não somente neste post, mas sempre voce diz ter certeza absoluta de tudo e se alguem ousar tentar dizer alguma coisa tem que provar antes que voce nao esta assim tao certo...

Eu te conheco e sei que voce nao eh assim, mas quem nao te conhece fica com uma impressao pessima de voce.

[]'s

MensagemEnviado: 28 Mai 2011 13:32
por fabim
tchelo, voce e muitos aqui sabem que esse é meu jeito de brincar..
se eu soubesse realmente na certeza, eu não tava pedindo ajuda !!!

Fica na paz, esquenta não, o xuxu e os outros meninos ja sabem como sou sureza e brinco com tudo...

Mais eu estou analisando o que o xuxu postou e realmente existe uma tecnica tipo de consumo de liquido mesmo.. for isso fuel gauge!!!

MensagemEnviado: 30 Mai 2011 12:48
por brasilma
Bateria representa um reação de oxi-redução, e um pouco mais de teoria neste sentido pode ser pesquisada como eletroquímica.

A carga de uma bateria está diretamente ligada a concentração do eletrólito (mol/L), uma bateria para de fornecer corrente quando a reação entra em equilíbrio.