eu nao imaginava ler respostas tao variadas! (=
acho triste alguns engenheiros jah de idade nunca terem tido oportunidade de trabalhar com isso, mas nao significa que os novos nao vao ter essa oportunidade! de fato, ao contrario do que os velhacos falam, existem muitos centros de desenvolvimento de hw no pais trabalhando em tecnologia de ponta. e processamento paralelo, em especial assimetrico, jah eh utilizado a muito tempo!
bom, eu nao posso falar sobre o que rola aqui na firma, mas posso falar sobre os concorrentes! hehehe por exemplo, o antigo access server 5300 da cisco, de 10 anos atras, jah empregava paralelismo em larga escala:
- cada equipamento atendia 120 canais de voz e para tal possui a 60 DSPs, agrupados de 10 em 10 com um controlador risc i960 fazendo a interconexao deles.
- os i960 se comunicavam com um processador central MIPS R4K, que fazia o processamento das stacks de rede e protocolos.
- do lado da telefonia, os 120 canais eram agrupados de forma digital e os canais de sinalizacao eram processados por dois 68360, sendo que cada um possui duas interfaces TDM.
assim, apenas neste equipamento antigo jah temos 60x dsps, 6x i960, 2x 68360 e um R4K! quando eu trabalhava com TI, adorava desmontar e fazer engenharia reversa dessas coisas... eh ironico que hoje em dia eu tenha que respeitar os concorrentes e nao possa fazer mais isso!
de qq forma, posso garantir que equipamentos mais modernos que este, desenvolvidos aqui no brasil mesmo, possuem capacidades muito maiores. e nao estou falando apenas de centros de desenvolvimento de multinacionais nao... tem muitas empresas brasileiras que trabalham com isso! eh questao de se informar melhor e nao cair na conversa dos velhacos de que no brasil o negocio eh soh pic!