Introduction to Parallel Computing

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Introduction to Parallel Computing

Mensagempor msamsoniuk » 06 Fev 2011 22:34

msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 07 Fev 2011 08:32

OS ganhos efetivos do paralelismo sao questionais, na minha humilde opniao, vejam:

1)As pessoas geralmente seguem uma linha de raciocinio sequencial:
Dado que a mairia das pessoas pensa de forma sequencial, dificilmente se havera programas que usem de forma eficientes o poder bruto de diversos processadores.

2)A maioria dos programadores, nao sabem programar:
O saturno e agora o PS3 provam, que um sistema simples eh melhor comercialmente que um sistema complexo, dado que seus parceiros simplesmente nao tem capacidade e/ou vontade e/ou tempo para usar bem seu sistema, a nao ser que os coloque em uma camada de abstracao alta, deixado-os alheio TOTALMENTE ao hardware e ainda assim usa-lo bem, estou para ver algo assim...

3)Custo efetivo do sistema:
Varios processadores querem varios nucles e mais trilhas roteadas, afinal muito mais transferencias serao efetuadas para com as memoria e perifericos, e na epoca que vivemos, silicio custa muito pouco, um processador mais parudo eh mais barato que uma placa enorme com varias CPUs, memorias, MMUs e logica para semaforos, etc...
mastk
Dword

Mensagempor eletroinf » 07 Fev 2011 09:01

E se isso for influenciado pela preguiça dos programadores...
A ascensão do Java é uma prova! Quem é que se importa em trabalhar mais e fazer um programa bem feito e leve se é mais fácil utilizar algo que tem tudo pronto e o usuário que se f* comprando máquina mais parruda?!
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor proex » 07 Fev 2011 09:10

Além do que, isso não tem a menor utilidade prática pra nós, que somos programadores de microcontroladores.
proex
Dword

Mensagempor mastk » 07 Fev 2011 09:15

Em parte sim proex, porem em alguns cores, vem sendo includo alguns perifericos curiosos como no caso do HCS12, que tem um CPU de apoio simplificada volta apenas para a aceleracao do controle de IOs, nos Coldfires e PowerPcs vc tem unidades de apoio mais inteligentes que para uma boa performace depedem de um firmware bem escrito.
E as coisas estao evoluindo, ja temos CPUs de 32bits em nossas maos, pode ser que chegue o dia que teremos MCUs de altissimo desempenho e multicore, afinal, quem sabe o dia de amanha?
mastk
Dword

Mensagempor chipselect » 07 Fev 2011 09:48

eletroinf escreveu:E se isso for influenciado pela preguiça dos programadores...
A ascensão do Java é uma prova!

pôxa, eu não acho programador java preguiçoso, se for, programador VB ou Delphi é o que? ah tah, desculpe, quem usa VB não é programador de verdade...

mastk escreveu:OS ganhos efetivos do paralelismo sao questionais, na minha humilde opniao...

está certo que pra aproveitar vários núcleos da cpu realmente dá bastante trabalho e é difícil de debugar, mas em certas tarefas bem específicas, os ganhos são enormes, principalmente para renderizar imagens, e algumas pessoas lá da NVIDIA já comentaram que o futuro é isso (processamento paralelo para tratamento das imagens). No caso de console de games, isso seria muito útil, mas acredito que as ferramentas de desenvolvimento pra console de jogo não sejam tão assim "sofisticadas"...

talvez o que falta é algo mais consistente para auxiliar neste tipo de programação, talvez algum tipo de controle de sincronismo para IPC melhor.

Um antigo professor dizia que a computação paralela ainda não está tão madura quanto deveria.
chipselect
Word

Mensagempor enigmabox » 07 Fev 2011 09:59

Já existe microcontrolador com varios nucleos:

http://en.wikipedia.org/wiki/Parallax_Propeller

E pode ser adquirido por qualquer mortal da eletronica....

Outro exemplo de processamento paralalo é com o FPGA ou CPLD, onde varias tarefas podem estar funcionando em paralelo.

Outra concepção simples é usar varios MCUs onde cada eles executam uma tarefa especifica e todos MCU ligados via SPI trocando informações entre eles. Podem ser utilizados, AVR, HCS08, MSP430, etc.

Resumindo, se for bem utilizado o processamento paralelo, este será bem mais eficiente que qualquer sistema de processamento serial.

:wink:
enigmabox

Mensagempor pbernardi » 07 Fev 2011 10:52

Bom, há programadores e desenvolvedores.

programadores sempre vão usar o mais fácil mesmo. Sempre vão fazer um programinha que é uma interface pra alguma coisa descolada, e podem mesmo se dar bem e subir na vida.

Agora, os desenvolvedores costumam (ou deveriam) usar a melhor ferramenta dependendo da aplicação.

E veja, já temos FPGAs cavalares, com tanta lógica que fica até difícil de se usar tudo. Daqui a pouco chegam os processadores de vários núcleos.

E ae, comofas? Programa em java?
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor chipselect » 07 Fev 2011 12:18

pbernardi escreveu:Agora, os desenvolvedores costumam (ou deveriam) usar a melhor ferramenta dependendo da aplicação.

queria que meu antigo chefe visse isso, ehhehe. Preferiu fazer o pessoal usar um framework free do que comprar um comercial... agora pra portar pra 64 bits não tem jeito, o "free" ficou caro, kkkkk
chipselect
Word

Mensagempor proex » 07 Fev 2011 12:32

mastk escreveu:........, pode ser que chegue o dia que teremos MCUs de altissimo desempenho e multicore, afinal, quem sabe o dia de amanha?

Xmos, Nxp entre outros.

Pra vcs que não trabalham efetivamente com desenvolvimento de projetos para clientes, como eu trabalho, nunca vcs vao ter um cliente te pedindo um projeto desse porte, com essa necessidade.

Nem adianta sonhar.

Caiam na real.
proex
Dword

Mensagempor mastk » 07 Fev 2011 13:02

Pow Proex, vc sabe dos planos do grupo empressario que colaboro? Vc deve usar notas de 100 reais no lugar de papel higienico :D

Pois eh chip, ja vi muitas historias assim, por isso que minha postura em relacao a essas coisas eh assim:

1 - A empressa fazer seus projeto, stack, codigo, projeto.
2 - PAgar pelo projeto/codigo/stack.
3 - E como ultima opção, procurar algo free.

Logico que eu falando e um cachorro latindo, dao mais atencao ao cachorro, mas nao sempre que questionado essa eh minha postura. Muito livros falam, que eh burrice querer reiventar a roda, porem, mesmo coisas elementares tem seus por menores que precissam ser dominados e um codigo/projeto precissa estar totalmente sobre o controle da empressa que o faz.
mastk
Dword

Mensagempor andre_luis » 07 Fev 2011 13:06

chipselect escreveu:...mas em certas tarefas bem específicas, os ganhos são enormes, principalmente para renderizar imagens...

Um parceiro da área que já trabalhou em algumas empresas fora do Brasil, comentou que só desenvolve em plataformas de uC que permitam escalabilidade. Ele me mostrou uma placa que eles especificou a arquitetura : Tinha 8 Layers e diversos microprocessadores.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 07 Fev 2011 13:16

eu nao imaginava ler respostas tao variadas! (=

acho triste alguns engenheiros jah de idade nunca terem tido oportunidade de trabalhar com isso, mas nao significa que os novos nao vao ter essa oportunidade! de fato, ao contrario do que os velhacos falam, existem muitos centros de desenvolvimento de hw no pais trabalhando em tecnologia de ponta. e processamento paralelo, em especial assimetrico, jah eh utilizado a muito tempo!

bom, eu nao posso falar sobre o que rola aqui na firma, mas posso falar sobre os concorrentes! hehehe por exemplo, o antigo access server 5300 da cisco, de 10 anos atras, jah empregava paralelismo em larga escala:

- cada equipamento atendia 120 canais de voz e para tal possui a 60 DSPs, agrupados de 10 em 10 com um controlador risc i960 fazendo a interconexao deles.

- os i960 se comunicavam com um processador central MIPS R4K, que fazia o processamento das stacks de rede e protocolos.

- do lado da telefonia, os 120 canais eram agrupados de forma digital e os canais de sinalizacao eram processados por dois 68360, sendo que cada um possui duas interfaces TDM.

assim, apenas neste equipamento antigo jah temos 60x dsps, 6x i960, 2x 68360 e um R4K! quando eu trabalhava com TI, adorava desmontar e fazer engenharia reversa dessas coisas... eh ironico que hoje em dia eu tenha que respeitar os concorrentes e nao possa fazer mais isso! ;)

de qq forma, posso garantir que equipamentos mais modernos que este, desenvolvidos aqui no brasil mesmo, possuem capacidades muito maiores. e nao estou falando apenas de centros de desenvolvimento de multinacionais nao... tem muitas empresas brasileiras que trabalham com isso! eh questao de se informar melhor e nao cair na conversa dos velhacos de que no brasil o negocio eh soh pic!
msamsoniuk
Dword

Mensagempor chipselect » 08 Fev 2011 07:03

Já que o Marcelo sitou um equipamento de 10 anos atrás, bom, tem o Digirrede, eu trabalhei com o Digirrede XQ3, que tinha uma cpu 680x0 e um monte de z80 (ok, o coitado do z80 só gerenciava IO...) equipamento nacional, isso faz só pouco mais de 20 anos, era reserva de mercado...
chipselect
Word

Mensagempor vtrx » 08 Fev 2011 10:46

Acho que o pessoal aqui precisa ir mais na USP...
vtrx
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais