Página 1 de 1
Medir Rotação pela Vela

Enviado:
07 Jan 2011 21:20
por gabriel_prd
Boa noite pessoal,
Eu to fazendo a telemetria de um carro Baja e preciso obter o RPM do motor pela indução de corrente na vela [eh um motor de 2 tempos]. Eu tenho um datalogger que consegue a rotação através de um fio enrolado na vela que é apenas encaixado no datalogger, sem conecção elétrica.
Alguém sabe que sensor é esse?

Enviado:
07 Jan 2011 21:46
por _blackmore_
olha .. eu entendo que eh um tipo de sensor hall .. qdo ele detecta passagem de corrente é enviado um sinal eletrico, no caso do "fio enrolado" q vc disse .. assemelha-se a um pequeno trafo.
já tentou fazer isso com um sensor hall semelhante aos que tem nos coolers?

Enviado:
07 Jan 2011 21:51
por gabriel_prd
Exato, é como se fosse um trafo. Mas pra poder ser um sensor de efeito Hall, teria de estar fechado, e não está. Ou seja, não há passagem de corrente....
Mas eu vou fazer testes com um sensor de efeito hall, vamos ver...
obrigado pela resposta

Enviado:
07 Jan 2011 21:53
por _blackmore_
procure sobre Lei de Lenz ... pode lhe ajudar.

Enviado:
07 Jan 2011 22:00
por gabriel_prd
Uai, mas a lei de lenz diz respeito de variação de campo magnético produzindo corrente.... o meu problema é de variação de tensão na vela que, se o "trafo" montado na vela tivesse em circuito fechado, induziria uma corrente, aí sim seria possível o uso do sensor de efeito hall, certo? Ou tem algum conceito errado no meio do raciocínio?

Enviado:
07 Jan 2011 22:07
por _blackmore_
certo ... falei porcaria ...

Enviado:
07 Jan 2011 22:58
por Andre_Cruz
gabriel,
Eu ja consertei uma lâmpada estroboscópica ou lâmpada de ponto de moto, faz um tempo já mas pelo que me lembro a pinça, o sistema que é preso no cabo da vela, era feita com dois ferrites de formato "U" e o cabo da vela passa no meio dos ferrites, em um dos ferrites tem algumas espiras de fio de cobre.
A tensão e corrente gerada por esse tipo de sensor é muito baixa, mas eu não me lembro quanto, só me lembro que o sensor entrava em um resistor e ia direto para o gate de um TIC106 que chaveava a alta tensão na lâmpada produzindo o flash.
Uma observação: Provavélmente o sistema de ignição para motores 2 tempos é em sua maioria analógico, e estes sistemas produzem duas faísca por volta do motor.
Dei uma procurada aqui mas não encontrei o "papiro" com o diagrama esquemático.
Abraço
André Cruz

Enviado:
07 Jan 2011 23:32
por xultz
Antigamente, beeeeem antigamente um "circuito" comum de se fazer era pegar um fio, dar ums 5 voltas no cabo da vela, uma ponta ligava no chassis e a outra numa lâmpadinha de neon, e o outro terminal ligava no chassis. Também havia montagens que puxava os dois fios da bobina e ligava na lâmpada, em alguns casos era mais mais fácil montar assim. Assim, colocava um de cada em cada vela, e dava um jeito de colocar as 4 lâmpadas no painel. Em ponto morto, com rotação bem baixa, dava para ver a sequência de acionamento das velas, e também dava para ver se alguma delas não estava recebendo tensão, por problemas no distribuidor, ou se o motor não pega por problemas no platinado.
Se uma das pontas da tua bobina estiver no chassis, o princípio é semelhante. Agora, se não estiver... aí não sei.

Enviado:
08 Jan 2011 06:30
por MOR_AL
Fiz um circuito que indicava a passagem do pulso de corrente no cabo da vela. Tinha uma lâmpada estroboscópica. Servia para ajustar o ponto do distribuidor.
Tinha tres fios. Um era o terra, o outro era conectado à bateria e o terceiro era o sensor. Era capacitivo. Era apenas um pequeno pedaço de tubo de cobre serrado em dois, ao longo do eixo e soldados em uma garra jacaré. Este último era acomodado, por meio da garra, no cabo da vela.
Parece que no seu circuito, o sensor pode ser capacitivo, ou uma antena, que capta o campo eletromagnético gerado pelo pulso de corrente através do cabo. Você liga o terra do equipamento em algum lugar do carro?
MOR_AL

Enviado:
08 Jan 2011 09:01
por Djalma Toledo Rodrigues
Deteta o Campo Elétrico
a HV
DJ

Enviado:
08 Jan 2011 14:04
por gabriel_prd
Obrigado pelas respostas, pessoal.
MOR_AL, acho que vc matou o problema!! Me parece ser isso mesmo, detectará o campo eletromagnético, pois o terra do datalogger é ligado ao chassi do carro.
Essa semana que vou fazer testes e verificar se a corrente é capaz de acionar um transistor ou SCR, senão farei como uma antena detectando o campo.
Obrigado a todos pelas sugestoes, vou fazer os testes e postos os resultados!
PS.: André, no motor de 2 tempos ocorre uma explosão a cada um ciclo completo, ou seja, é uma relação 1:1, tem uma animaçãozinho no Wikipédia


Enviado:
12 Jan 2011 01:52
por fenix3
gabriel_prd escreveu:PS.: André, no motor de 2 tempos ocorre uma explosão a cada um ciclo completo, ou seja, é uma relação 1:1, tem uma animaçãozinho no Wikipédia

Mas se for platinado, tem duas faiscas por ciclo, como ja falaram...

Enviado:
12 Jan 2011 08:22
por gabriel_prd
É um só, tem no manual do motor