Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie
enigmabox escreveu:MOR_AL,
Quando terminar, mostra como ficou, estou curioso pra saber.
Abç
MOR_AL escreveu: ...
4 - Se fosse montar outra vez, faria em apenas uma placa grande, de modo a conter todos os componentes, com excessão dos conectores BNC. Estes ficariam em outro plano da caixa. Controles na parte superior e conectores na parte frontal. Com isso não teriam tantos fios para conectar. 28 na placa do XR, uns 14 (?) na placa da modulação e uns 9 na placa da fonte de alimentação. Todos com conectores modu.
[]'s
MOR_AL
Djalma Toledo Rodrigues escreveu:MOR_AL escreveu: ...
4 - Se fosse montar outra vez, faria em apenas uma placa grande ...
[]'s
MOR_AL
Em Instrumentos Analógicos, ou Fonte Linear de qualidade,, Zero conectores
Pode até ter diversos módulos mas, cabeamento soldados
...
DJ
MOR_AL escreveu: ...
Agora me pegaram para fazer o IR da família e agregados ... Cada vez aparece algo para atrasar ainda mais esse projeto...
MOR_AL
enigmabox escreveu:MOR_AL,
Antigamente eu utilizava os capacitores ...creio que nao haverá problemas com capacitores comuns.
Concordo!
Bem lembrado, sobre o Led na saída, então coloque um na saida da fonte de alimentação, gosto de usar Leds sinalizadores nos projetos.
Repare que há um led (é transparente mas a luz é verde) entre a chave L/D e as chaves de onda!
Já que seu gerador chega a 1Mhz, tentou sintonizar o sinal com um radio receptor AM? Pelo receptor dá pra analisar a estabilidade.
Precisaria de uma modulação AM, ou um rádio com medidor de nível de sinal. Este último eu tenho, mas ele tem um CAF (Controle Automático de Frequência) que "segue" o sinal, mesmo para pequenos desvios. Na realidade o CAF faz com que o receptor fique locado com o sinal da emissora, que é bem estável, mas se esse sinal variar um pouco o CAF "pensa" que foi a sua sintonia que variou e a corrige.
Não estou preocupado com a estabilidade. Para as minhas experiências, não tenho problemas. Se necessitasse que o gerador fosse usado por um período com variação de temperatura, aí sim seria relevante.
Alguns capacitores eletroliticos também podem ser substituidos por capacitores de tantalo que sao de melhor qualidade, as sao mais caros.
Na faixa de 0,1c/s a 1c/s uso dois eletrolíticos de 220uF. Na faixa seguinte, uso dois de 22uF e na seguinte dois de 10uF em série. Teria problemas de encontrar capacitores de tântalo com valores altos ...
Acho que também poderia utilizar buffers nas saidas de sinal do XR, como simples transistores NPN com emissor aterrado, saida pelo coletor. Neste caso haveria aumento de corrente, mas teria sinal invertido.
Até pensei nisso. A saída da onda quadrada já é assim, dentro do XR. Talvez um par NPN e PNP, com os emissores e as bases, conectados e um coletor em +Vcc e o outro em -Vcc fosse mais apropriado. O problema é que continuaria não tendo controle de amplitude dessa onda, isso é que seria importante. Outro detalhe é que as ondas triangulares e senoidais precisariam de um amplificador linear de potência em até 1,6Mc/s. Aí a coisa começa a ficar mais complicada. Pensei em deixar isso para o outro projeto, com componentes discretos para tentar alcançar maiores frequências.
[]'s
MOR_AL
renatokodaira escreveu:Oi Moris !
Mais uma sugestão:
Inclua um frequencimetro embutido na mesma caixa. Pode ser esses com PIC e display de cristal liquido. Só pra não ficar no "escuro" pra ajustar a frequencia quando estiver usando o aparelho e não tiver scope ou frequencimetro a mão. Acho que caberia na caixa que usou.
Abs
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante