Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie
enigmabox escreveu:MOR_AL,
Faz tempo que compro na Farnell e nunca tive problemas com componentes falsificados. Há itens que o preço está fora da realidade, mas outros são bem baratos. E até hoje entregaram tudo que comprei.
renatokodaira escreveu:Oi Moris !
Olhando a datasheet dos LM311 a resposta deles é de 200ns, o que talvez seja lento demais pra trabalhar nessa frequência. O simulador não deve ter os parâmetros reais de operação e consegue simular nessa frequência.
Não entendi onde entra o oscilador quadrado no seu gerador de funções. Não seria mais fácil fazer um oscilador TTL (inversor e capacitores com cristal - tipo dos microcontroladores) ?
renatokodaira escreveu:Ah entendi, tem que ser variavel. Tenho alguns LM311 (que eu uso no LC meter) aqui e vou fazer o circuito pra ver qual a frequencia de saida. Mas no meu livro Art of Electronics, diz que esse oscilador de relaxaçao tem periodo = 2,2xRxC, o que na ultima configuraçao nao chegaria a 15MHz mas 6,2MHz.
Essa equação é função do divisor de tensão da saída para a entrada positiva.
Imagine que a entrada positiva varia com um degrau dv+, e a entrada negativa, a que tem o capacitor, varia com a curva RC, mais lenta. O semi-período durará o tempo que o capacitor leva para alterar sua tensão em dv+. Esse tempo vai depender do divisor de tensão na entrada positiva. Se a relação entre a tensão de saída e a tensão de entrada for grande, dv+ será pequeno. Se a relação entre a saída e a entrada for pequena, dv+ será maior. Logo, para cada relação de divisor resistivo haverá um fator multiplicativo diferente de 2,2.
Se voce precisa de sinal ateh 12MHz, melhor comprar o AD9833 (tem na Farnell) ao inves do XR2206 (que nao deve passar dos 500kHz).
Infelizmente, eu fiz nova compra do XR2206. Levei bolo na anterior, com outro vendedor. Ontem ia comprar na Farnell alguns LM311 NÃO XINGLING mas desisti, porque o custo de envio ficou em R$32,00, para uma compra de alguns LM311 totalizando R$10,00.
Agora a coisa se tornou pessoal. Ou faço com o LM311 da NationalXingLing, que obtive onda quadrada de até 1Mc/s. Ou com o XR2206, que deverá chegar e aí farei uns testes com frequência, ou farei com componentes discretos, que em simulação chegou a 8,9Mc/s. Já preparei o layout dessa placa e devo montar nos próximos dias. Vamos ver.
Oscilador variavel assim eu prefiro fazer com ponte de Wien (mas ateh uns 50kHz) porque a senoide sai muito boa e limpa e depois eh facil obter a onda quadrada (schmitt trigger) e ou trinagular.
O problema do oscilador em ponte de Wien é que para variar a frequência, tem que variar dois componentes (ou dois resistores ou dois capacitores), ao invés de apenas um como no circuito proposto. Além disso, o dispositivo ativo é um operacional, que tem resposta muito inferior ao comparador. Daí que esse tipo de oscilador (ponte de Wien) só é interessante para frequências fixas e limitadas em até uma ou duas centenas de KHz. Outro detalhe é que, para se obter a onda triangular fica complicado, pois ela fornece a onda senoidal, podendo-se quadra-la facilmente. A onda triangular poderia ser realizada com um filtro RC, mas também com frequência de corte variável, em função da frequência da onda quadrada.
[]'s
MOR_AL
abraço
Renato_mcl escreveu:Moris,
XR2206 vendia na Evatron em São Paulo, hoje eu não sei e como estou fora de SP, não tenho como ir até a loja.
http://www.evatron.com.br/
Não consegui visualizar os produtos a venda pelo site.
Renato
enigmabox escreveu:MOR_AL,
Transistor da serie BC da philips geralmente é pra uso em audio.
É ... Sei disso! Como transistores NPN estou usando o MPSH10, que é para UHF.
Em outro tópico, sobre receptor superregenerativo, usei o MPSH10 como oscilador em mais de 450MHz.
Procure os da linha BF que são usados em osciladores e amplificadores de RF, como o BF550, BF506, tem varios que podem ser encontrados facilmente.
Já montei varios osciladores com NPN BF494, BF254, com fet BF245 e o MPF102 que são fabricados até hoje.
Também já usei eles, mas o problema é que neste oscilador, que funciona como comparador, é necessário incluir alguns transistores PNP, que faz o papel de transferir o sinal para o menor potencial, ou terra ou -Vcc. Usei o que tinha, BC558 com ganho unitário só para isso. Já cheguei a 3,8Mc/s.
Como disse, comprei uns 2N4917, PNP para UHF. Na simulação fez toda a diferença. A oscilação passou de 8Mc/s, para 18Mc/s, só trocando o BC pelo 2N.
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 1 visitante