por egipts » 21 Jul 2009 20:40
Olá, fiquei triste por conseguir ler este tópico todo só hoje, depois do Brasilma já ter optado pelo Owon. Bom, eu tenho um Rigol DS5022 que é o modelo mais simples da Rigol (já saiu de linha, série 5000). Ele tem 500MSa/s (50GSa/s repetitive) por canal, 8 bits de resolução vertical, 4k por canal, tela monocromática e conexão USB. Eu estou super satisfeito com ele. Falo isso porque antes de comprá-lo (trocá-lo na verdade) estive na Powertronics e LCV e brinquei muito com vários dos aparelhos que estavam disponíveis. Entre eles o TDS220, TDS1002, Agilent DSO3062A (meu aparelho é uma cópia deste), Wittig e Hitachi VC-6545. Bom, como eu precisava ter FFT, logo de cara o TDS220, Wittig, Hitachi e o Owon (que não cheguei a mexer) foram descartados. Não gostei muito do TDS1002, pois achei que o menu do agilent (que é igual ao Rigol) é mais intuitivo. Quando mexi no Rigol, uma semana depois, logo decidi em ficar com ele, pois dos modelos citados ele e o Owon são os únicos com USB. Todos estes aparelhos estavam com preços próximos (de 1.350 a 2.800 se não me falha a memória), porém os Agilent, Tektronix e Hitachi eram usados. Apesar de ter ficado com o Rigol (não se assustem) o aparelho que mais gostei foi o Hitachi, pois é o único (que eu me lembre) que é capaz de mostrar ao mesmo tempo o sinal gravado e o sinal na entrada do canal (4 traços) além de ter maior resolução no frequencímetro e cursor (motivo pelo qual eu mantenho meu Tek 2236). Destes, o Hitachi é o único do tipo "analógico-digital", ou seja, é um osciloscópio analógico com uma storage card integrada (falando nisso, se alguém tiver um desse pra vende me avise).
Bom, voltando aos digitais, quando se escolhe um osciloscópio a coisa mais importante é sem dúvida a largura de banda, que nos digitais está atrelada à taxa de amostragem e à velocidade de processamento do osciloscópio. Na serie 5000 da Rigol todos modelos tem 500MSa, mas nem todos são real-time em 25MHz, pois apesar da velocidade do A/D se igual o processamento dos modelos de 100MHz é mais rápido. Analogia diferente se comparada aos osciloscópios analógicos, pois a largura de banda determinava tudo, o que não acontece nos digitais porque os filtros são digitais. Por isso que no meu aparelho, por exemplo, vejo sinais repetitivos de 200MHz com boa definição (até na FFT). Resumindo e em outras palavras, sou 10x mais um Rigol de 400MSa com 1Mpt. (DS1022C) a um Owon de 100MSa com 5kpts (PDS5022S).
Obs.: quando se lê 1GSa single ch. e 500MSa dual Ch., significa que se você usar apenas um canal você conseguirá velocidade máxima (1GSa em Ch1 ou Ch2) e se usar os dois simultaneamente você terá a vel. máx. dividida pelo núm. de canais (500MSa em cada um).
Outra coisa importante a ressaltar é a resolução vertical, que em todos estes modelos é de 8bits. Ou seja, a resolução da tela não importa tanto quanto se parece já que o sinal terá sempre 256 níveis ou menos (ponto para o Hitachi). Este é outro ponto que me fez optar pelo Rigol e não pelo Agilent, na minha bancada eu vejo a imagem em cores do meu DSO (que é mono) numa tela LCD de 17", graças à porta USB conectada ao meu PC.
Lá vai a dica, para quem precisar de mais resolução vertical a Agilent tem modelos com 9 bits e a Pico tem modelos com 12 e 16 bits.
Outros dois pontos que para mim são importantes são a tensão máxima de entrada e a sensibilidade vertical. No Owon é de 300Vpk e nos demais de 400Vpk, exceto o Wittig que suporta míseros 40Vpk. Isso quer dizer que eu ligo meu Rigol na tomada 220V (1x) sem medo. No Owon a sensibilidade vertical vai de 5mV/div a 5V/div e nos Rigol DS1022C: 2mV a 5V/div e DS5022M: 2mV a 10v/Div.
(aproveitando, tem uma outra opção interessante na Controller que é o Hantek HDSO-1060 é o único que permite ter períodos diferentes para cada canal e em breve terá uma versão de 600MHz)
Bom, falando do Rigol serie 5000, a memória pequena (4k/ch) é o maior problema. Gostaria também que ele tivesse a função Pass/Fail também para a FFT.
A edição da Elektor que publicou o teste dos Osciloscópios foi a N.39. As edições N.61 (Teste de 10 Scopemeters) e N.50 (osciloscópios USB) também são interessantes.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Atenciosamente,
Osiris Torres.