Empresa Controller e Osciloscopio OWON

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor brasilma » 14 Jul 2009 08:55

Valeu Kraft, no artigo comentam que a revista havia feito o teste porem na época ainda não havia sido publicada, a pessoa recebeu a informação direto de um engenheiro, ainda segundo o mesmo, o equipamento não é bom.

Mais para baixo no forum tem outras pessoas elogiando um outro modelo portátil, e muitas fotos do modelo de bancada que estamos comparando, vale a pena dar uma olhada.

Importante perceber que estão analisando o modelo de 25MHz, e comparando com outros modelos consagrados, como Tecktronics, inclusive outro membro comenta que a diferença de custo é muito grande.

Neste sentido creio que Rigol, Owon e outros dessa mesma linha, são todos "farinha do mesmo saco", rs, rs
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor brasilma » 15 Jul 2009 17:06

Paguei hoje o boleto referente ao espectro, e acabei conseguinto mais um desconto pelo pagamento antecipado (esse desconto é para qualquer um, desconto a vista -5%, antecipado -10%) adicionando o valor do frete o total ficou em R$ 2.100,00.

Quando receber postarei as primeiras impressoes sobre o mesmo.
brasilma
Dword

Mensagempor guest2003 » 17 Jul 2009 20:43

Marcos,

Acho que a diferenca de 1Gsps contra 250Msps já é uma coisa de se pensar na taxa de amostragem...

Outra, consegui um desconto com o fabricante para mais peças... ficaria por R$1600,00 cada peça já aqui no Brasil com tudo incluso. (50Mhz/1Gsps)

O Link que vc colocou na outra pagina não é do Rigol DS1052E...

Vamos torcer pelo Owon e ver se vc fica feliz.

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor brasilma » 20 Jul 2009 08:50

Guest, me desculpa dizer, mas suas informações não estão batendo novamente, na página da Rigol informa 250Msps/canal, que é a mesma do Owon, como eu já havia comentado.

Outro detalhe que influenciou bastante para mim foi o display, quando se passa de um modelo analógico para um digital isso é uma das coisas que mais se sente a diferença, pois no analógico a resolução teóricamente é infinita, o Owon possui 4x mais pixels na tela que o Rigol.

Quando pedi a ajuda dos amigos para analisar a questão, não foi por brincadeira, realmente estava interessado no equipamento que me oferecesse o melhor custo/benefício, quero investir meu dinheiro e ficar o mais satizfeito possivel, não vou comprar outro equipamento mês que vem.

Abraços.
brasilma
Dword

Mensagempor proex » 20 Jul 2009 10:03

Brasilma, é interessante que o display seja grande mas é interessante também que o Buffer de memoria também seja senão, quando vc der um Zoom na tela com um sinal capturado, a imagem simplesmente some, desaparece, entende?

No Rigol DS1062CD que eu tenho, o buffer é de 1 Mega. O fato da tela desse modelo ser do mesmo tamanho que a tela de um osciloscopio analógico, nao é problema algum.

Nao adianta ter tela grande se na hora que vc mais precisar, a imagem vai simplesmente sumir da tela.

Cara, tenho visto osciloscópios digitais por ai com mediocres 27K bytes de buffer, isso sim é uma grande enganação.

.
proex
Dword

Mensagempor brasilma » 20 Jul 2009 10:27

Olá Proex,

Não posso dizer nada neste sentido no momento, pelas imagens que vi de osciloscópios digitais sei que a visualização é diferente dos analógicos, fica tudo "serrilhado" e não sei até que ponto isso vai tirar o meu "tesão" de observar as formas de onda.

Esse recurso de zoom na minha opinião é justamente para contornar a deficiência de resolução, pois o ideal seria ver tudo na tela sem precisar disso - é uma operação a mais.

Acredito que tudo vai depender também da frequencia que estiver sendo analisada; e adicionalmente o Owon pussui função Auto-Range o que deve ajustar automaticamente a visualização para a melhor opção.

Na semana que vem está aqui, deixa eu pegar e te dou maiores detalhes.
brasilma
Dword

Mensagempor proex » 20 Jul 2009 10:49

Vc não entendeu a função do Zoom no osciloscópio digital.

Não é por causa do serrilhado da imagem, vc vai sempre ter um serrilhado, com zoom ou sem zoom.

.
proex
Dword

Mensagempor brasilma » 20 Jul 2009 11:42

Entendo que algum detalhe da forma de onda pode ser perdido em função da resolução, ai dar zoom para "enxergar" o mesmo.

Uma mudança de escala na sensibilidade de entrada, tipo passando de 5mV/DIV para 2mV/DIV, isso para o eixo Y e mudando a frequencia para o X, produziria um efeito semelhante.

Claro que pode ser dado um zoom no local sem mudança de escalas, mas isso é uma operação.

Como falei isso é só especulação minha mas estou acreditando que o Auto-Range do Owon vai ajudar neste sentido.

Deixa eu receber o bixinho que verificarei estes detalhes.

Abraços.
brasilma
Dword

Mensagempor guest2003 » 20 Jul 2009 12:15

Da uma olhada neste link,

No final da pagina, tem performance characteristcs,

Da uma olhada no DS1052E

http://www.rigolna.com/products_ds1000d.aspx

Mas agora nao importa, vamos esperar e ver.

Só um comentario, acho que você esta dando importancia em coisas não importantes, no meu ponto de vista o item mais importante a ser verificado quando se compra um DSO é a taxa de amostragem em primeiro lugar... mas isso é assunto pra outra hora.

[]'s

PS: Trabalho há alguns anos com um TDS220 da Tek, tela monocromatica de 320x240
guest2003
Word

Mensagempor brasilma » 20 Jul 2009 12:37

Nesta tabela está escrito: "Real-time Sample Rate 1 GSa/s(Single Channel), 500 MSa/s(Dual Channels)"

500M/2 = 250M!!!

Veja a tabela do Owon: "Taxa de amostragem / canal (real time) 250MS/s , Total osciloscopio 2 canais 500MS/s"

Veja o Sample Rate equivalente Rigol = 10G / Owon = 25G.

Como comentei é até capaz que ambos usem o mesmo A/D :-) deixa eu fazer um teste prático, pois como sabemos essa "estória" de estar escrito no papel algumas vezes não corresponde a realidade, seja por má fé ou mesmo mudanças tecnológicas.
brasilma
Dword

Mensagempor guest2003 » 20 Jul 2009 17:15

Brasil,

"Real-time Sample Rate 1 GSa/s(Single Channel), 500 MSa/s(Dual Channels)"

Isso quer dizer o seguinte:

Se vc estiver com apenas 1 canal habilitado a taxa de amostragem vai ser de 1Gsps e se vc estiver usando os 2 canais a taxa vai ser de 500Msps

[]'s

PS: Quanto ao outro dado, Sample Rate equivalente Rigol = 10G / Owon = 25G.
Acho estranho o Owon com um sample de 250M fazer o equivalente de 25G e o Rigol com 1G fazer 10G ...
Se bem que esta é uma coisa que nunca utilizamos pra nada, nem faz muito sentido esta caracteristica... acho que é mais pra efeito de marketing mesmo, pior que neste caso deu certo ;)
guest2003
Word

Mensagempor proex » 20 Jul 2009 17:36

Só por curiosidade, eu abri o meu Rigol pra ver o que tem dentro.

Fiquei impressionado com a qualidade da montagem.

Tem um Blackfin BGA, uns chips de memoria Ram Dinâmica dessas usadas em PC e um monte de chip que nao dá pra saber o que é.

.
proex
Dword

Mensagempor guest2003 » 20 Jul 2009 17:58

Achei uma foto do modelo de 100Mhz...

Imagem
guest2003
Word

Mensagempor egipts » 21 Jul 2009 20:40

Olá, fiquei triste por conseguir ler este tópico todo só hoje, depois do Brasilma já ter optado pelo Owon. Bom, eu tenho um Rigol DS5022 que é o modelo mais simples da Rigol (já saiu de linha, série 5000). Ele tem 500MSa/s (50GSa/s repetitive) por canal, 8 bits de resolução vertical, 4k por canal, tela monocromática e conexão USB. Eu estou super satisfeito com ele. Falo isso porque antes de comprá-lo (trocá-lo na verdade) estive na Powertronics e LCV e brinquei muito com vários dos aparelhos que estavam disponíveis. Entre eles o TDS220, TDS1002, Agilent DSO3062A (meu aparelho é uma cópia deste), Wittig e Hitachi VC-6545. Bom, como eu precisava ter FFT, logo de cara o TDS220, Wittig, Hitachi e o Owon (que não cheguei a mexer) foram descartados. Não gostei muito do TDS1002, pois achei que o menu do agilent (que é igual ao Rigol) é mais intuitivo. Quando mexi no Rigol, uma semana depois, logo decidi em ficar com ele, pois dos modelos citados ele e o Owon são os únicos com USB. Todos estes aparelhos estavam com preços próximos (de 1.350 a 2.800 se não me falha a memória), porém os Agilent, Tektronix e Hitachi eram usados. Apesar de ter ficado com o Rigol (não se assustem) o aparelho que mais gostei foi o Hitachi, pois é o único (que eu me lembre) que é capaz de mostrar ao mesmo tempo o sinal gravado e o sinal na entrada do canal (4 traços) além de ter maior resolução no frequencímetro e cursor (motivo pelo qual eu mantenho meu Tek 2236). Destes, o Hitachi é o único do tipo "analógico-digital", ou seja, é um osciloscópio analógico com uma storage card integrada (falando nisso, se alguém tiver um desse pra vende me avise).

Bom, voltando aos digitais, quando se escolhe um osciloscópio a coisa mais importante é sem dúvida a largura de banda, que nos digitais está atrelada à taxa de amostragem e à velocidade de processamento do osciloscópio. Na serie 5000 da Rigol todos modelos tem 500MSa, mas nem todos são real-time em 25MHz, pois apesar da velocidade do A/D se igual o processamento dos modelos de 100MHz é mais rápido. Analogia diferente se comparada aos osciloscópios analógicos, pois a largura de banda determinava tudo, o que não acontece nos digitais porque os filtros são digitais. Por isso que no meu aparelho, por exemplo, vejo sinais repetitivos de 200MHz com boa definição (até na FFT). Resumindo e em outras palavras, sou 10x mais um Rigol de 400MSa com 1Mpt. (DS1022C) a um Owon de 100MSa com 5kpts (PDS5022S).

Obs.: quando se lê 1GSa single ch. e 500MSa dual Ch., significa que se você usar apenas um canal você conseguirá velocidade máxima (1GSa em Ch1 ou Ch2) e se usar os dois simultaneamente você terá a vel. máx. dividida pelo núm. de canais (500MSa em cada um).

Outra coisa importante a ressaltar é a resolução vertical, que em todos estes modelos é de 8bits. Ou seja, a resolução da tela não importa tanto quanto se parece já que o sinal terá sempre 256 níveis ou menos (ponto para o Hitachi). Este é outro ponto que me fez optar pelo Rigol e não pelo Agilent, na minha bancada eu vejo a imagem em cores do meu DSO (que é mono) numa tela LCD de 17", graças à porta USB conectada ao meu PC.
Lá vai a dica, para quem precisar de mais resolução vertical a Agilent tem modelos com 9 bits e a Pico tem modelos com 12 e 16 bits.

Outros dois pontos que para mim são importantes são a tensão máxima de entrada e a sensibilidade vertical. No Owon é de 300Vpk e nos demais de 400Vpk, exceto o Wittig que suporta míseros 40Vpk. Isso quer dizer que eu ligo meu Rigol na tomada 220V (1x) sem medo. No Owon a sensibilidade vertical vai de 5mV/div a 5V/div e nos Rigol DS1022C: 2mV a 5V/div e DS5022M: 2mV a 10v/Div.

(aproveitando, tem uma outra opção interessante na Controller que é o Hantek HDSO-1060 é o único que permite ter períodos diferentes para cada canal e em breve terá uma versão de 600MHz)

Bom, falando do Rigol serie 5000, a memória pequena (4k/ch) é o maior problema. Gostaria também que ele tivesse a função Pass/Fail também para a FFT.

A edição da Elektor que publicou o teste dos Osciloscópios foi a N.39. As edições N.61 (Teste de 10 Scopemeters) e N.50 (osciloscópios USB) também são interessantes.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Atenciosamente,
Osiris Torres.
egipts
Byte

Mensagempor egipts » 21 Jul 2009 20:43

Faltou dizer uma coisa:

Todo osciloscópio digital tem Auto-Set.

Abraço.
egipts
Byte

AnteriorPróximo