Engenharia Elétrica ou Ciências da computação?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor Budzinski » 15 Out 2006 17:15

Dae Kraft,

Tenho os mesmo coinceitos... Sem Religião, Sem Cervejas, Sem Futebol entre outros... Um dos poucos hobbies que tenho agora é aeromodelismo e pescarias...

Até +

Vicente
Budzinski
Bit

Mensagempor KrafT » 15 Out 2006 19:50

Eu estou numa fase tipo a música Ouro de Tolo do Raul Seixas...

Queria ter uma casa e uma família (com filho(s)) e trabalhar com projetos. Agora que tenho isso, fiquei sem sonhos, afinal nunca fui ambicioso... Tanto que ando de fusca, quando poderia dar menos atencao$$ pro meu moleque e comprar um carro mais novo.

Mas a idéia de voltar a estudar dá um novo alento.. é tipo ir para guerra...

Só que tem um detalhe bem chato... Apesar de relativamente fácil o vestiba existe para (eventualmente) acabar com minhas esperancas...
Editado pela última vez por KrafT em 16 Out 2006 08:05, em um total de 1 vez.
KrafT
Dword

Mensagempor jean » 15 Out 2006 21:23

pena camarada..mas na última festa levei 6 bier sem alcool pro amigo..pena q vc foi embora cedo... :? hehehe
mas fica pra próxima..
Valeu,
Jean
jean
Byte

Mensagempor fenix3 » 16 Out 2006 21:04

Pois eh, lendo estes posts ate comeco a achar interessante estudar.

Ja fiz Engenharia da Computacao, por 3 anos, mas ai quando voce comeca a frequentar as aulas e ve que tudo que aprende sao coisas que algumas vezes nao tem sentido, desanima, e isto tudo para pegar um diploma de engenheiro, que em muitas vezes dependendo da regiao que tu mora nao tem o menor valor...

Tambem acho que o individuo nasce com o espirito de engenheiro, e uma pessoa normal dificilmente sera formado engenheiro(a), conheco varias pessoas que tem a maior capacidade criativa, de facil convivencia, ja outras nem tanto, mas que podiam realmente fazer algo diferente, se destacar como pessoas que fariam algo neste pais, mas pelos mais diversos motivos estao indo a mingua, simplesmente porque nao tem condicoes de mostrarem seu potencial, e isto em todos os cantos deste pais, acho entao realmente que o que falta nao eh diploma, mas oportunidades deste pais usar a mao de obra criativa que existe, quem trabalha na area pode observar isto, quantos colegas seus, que derepente pinta com uma ideia legal, e ai para, nao consegue expor, produzir, mostrar para ninguem...nao consegue investidores...

Me desculpem se estou sendo pessimista, mas diante dos acontecimentos nacionais, onde os espertos(malandros) se sobressaem e a massa fica a merce dos acontecimentos, isto me irrita muito...quem conhece outros paises na Europa e EUA, sabe do que estou falando, um simples tecnico eletronico em uma industria americana ganha por volta de U$4000,00 e vivem com o mesmo custo de vida de nos brazileiros...pagam quase metade dos precos de combustiveis, metade do preco em produtos industrializados, e o mesmo preco nosso por alimentacao caseira...

Entao no final das contas o estudo universitario aqui neste pais eh apenas uma realizacao pessoal, fazendo parte dos 5% de brasileiros que conseguem terminar um curso superior, a nao ser que voce queira ser gerente de banco, funcionario publico ou o engenheiro chefe na sua empresa, sei la...o que voce vai ser vai depender somente de voce...
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor JeanPaul » 16 Out 2006 22:31

Olá Fenix,

Concordo quando você diz que “...o que você vai ser vai depender somente de você...” e que maioria do profissionais no Brasil não é valorizado da forma que deveria ser. Não discuto isso. :D

“Porém, o que esperar para a formação de um país, se o Presidente, nem tem formação? Nem ao menos acha importante a formação. Aliás, muito pelo contrário, faz da sua falta de cultura um exemplo a ser seguido.”

Agora discordo quando você diz que, “o que falta não é diploma”. Falta sim. Claro que no país em que vivemos hoje, com a atenção que é dada para a educação, isso possa parecer verdade, porém, sem estudo e capacitação nunca deixaremos de ser um país fornecedor de matéria prima, como somos há muito tempo, enquanto outros países despontam como fornecedores de tecnologia e produtos com alto valor agregado.

Existem sim muitas pessoas com criatividade que não tem oportunidade para demonstrar suas idéias, mas ser criativo só, muitas vezes não basta. É necessário se ter conhecimento agregado à criatividade. Acredito que seja essa a fórmula do sucesso.

Sou técnico e já desenvolvi muitos projetos, sei que trabalhar na base da tentativa e erro, que é o que acontece quando não se tem muito conhecimento, funciona até determinado ponto. Porém, muita gente já fez isso e documentou. Porque não aprender com o erro dos outros e começar lá na frente?

Ter uma formação superior não te deixa mais inteligente, porém te abre os horizontes e te mostra o caminho das pedras. Quantas boas idéias nunca chegaram a sair do papel, porque esbarraram em algum problema que teria sido facilmente resolvido por alguém com conhecimento na área?

Acredito que a educação é um dos remédios para os grandes problemas sociais desse país. Não estou falando apenas do ensino superior, porque sem uma boa base nada se consegue. Acredito que, quando a educação chegar aos altos cargos políticos, quando o ministério da saúde for ocupado por médicos, o ministério de minas e energia for ocupado por engenheiros, quando a presidência for ocupada por administradores, e não por esses medíocres que hoje nos governam, o Brasil sim pode ter futuro.

Por enquanto.... só lamento.
JeanPaul
Byte

Mensagempor __JEREK__ » 16 Out 2006 22:44

JeanPaul escreveu:Acredito que a educação é um dos remédios para os grandes problemas sociais desse país. Não estou falando apenas do ensino superior, porque sem uma boa base nada se consegue. Acredito que, quando a educação chegar aos altos cargos políticos, quando o ministério da saúde for ocupado por médicos, o ministério de minas e energia for ocupado por engenheiros, quando a presidência for ocupada por administradores, e não por esses medíocres que hoje nos governam, o Brasil sim pode ter futuro.

JeanPaul, falou tudo agora, tambem acho que isso esta errado, o cara sem instrução nenhuma vai para um cargo de "ministro" sem saber nada sobre administração ou sobre o ministério, só na base da "experiência", ai é fogo!!!

deveria ser assim, para o cara ser prefeito, gorvenador ou presidente no mínimo deveria ter um curso superior de administração ou algo parecido.
__JEREK__
Byte

Mensagempor KrafT » 16 Out 2006 22:58

O contraste...

Atendente de creche tem que ter nível superior, presidende da país não.

E esses zilões de escolas "vendendo" diplomas de nível superior...

Isso é o Brasil, que em última instância "somo nóis".
KrafT
Dword

Mensagempor fenix3 » 17 Out 2006 01:56

JeanPaul escreveu:Ter uma formação superior não te deixa mais inteligente, porém te abre os horizontes e te mostra o caminho das pedras. Quantas boas idéias nunca chegaram a sair do papel, porque esbarraram em algum problema que teria sido facilmente resolvido por alguém com conhecimento na área?

Concordo mas tambem discordo, quantos problemas voce pode ter tido, que algum recem formado tenha conseguido resolver para voce, acredito que nenhum, existem muitas coisas que nao passam na universidade, interferencia eletromagnetica por exemplo, depende muito da imaginacao de como voce ve um circuito funcionando...Kirchof eh coisa de segundo grau, alias, as maioria dos problemas eletronicos estao relacionados diretamente com as leis da fisica, que, ou o individuo gosta muito de exatas, ou nao... acredito muito na experiencia da vida, que nenhuma universidade traz, quanto a falta de diploma, sim eh um grande problema, mas sem consumo especifico de recursos, ficamos ociosos vendendo nossa materia prima para paises que estao investindo realmente em seu povo... conclusao, estamos ferrados por mais 4 anos...
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor Maurício » 17 Out 2006 04:17

o fenix3 levantou uma lebre interessante.
deêm uma olhada no meu tópico: Financiamento de Projetos no fórum Assuntos Gerais.

[]'s

RETI.
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor zemarlon » 17 Out 2006 19:21

Eu defendo a faculdade; não importa o curso que te interesse: faça-o!

Bons motivos:

1) As pessoas respeitam mais quem tem diploma universitário. Dá status e uma certa autoridade. Se você gosta/preza isso...

2) Em processos de seleção, a lógica é simples: descarte todo mundo que se acomodou e selecione o melhor desse "seleto" grupo. Não é minha opinião que quem não fez faculdade é um acomodado, mas muita gente costuma usar essa lógica: "eu quero o melhor para minha empresa".

3) Expandir sua rede de relacionamentos: na faculdade você faz contato com gente da mesma área e pode ser chamado ou precisar chamar alguém para trabalhar junto.

4) Nunca se despreza conhecimento. A inteligência é algo bastante complexo, e não é só com derivadas, integrais e Gauss-Jordan que você resolve os problemas do mundo. Tive matérias muito estranhas no meu curso de PD, tais como Humanidades (espécie de filosofia), mas tenho certeza que elas abriram meus horizontes (tá certo que outras matérias foram uma negação, mas...).

É claro que o diploma não resolve muito. Mas ajuda e é diferencial SIM.

E quando me argumentam que "tem muita gente diplomada que está desempregada ou procurando emprego", eu retorno com algumas perguntas perigosas:

1) a pessoa faz o que gosta?
2) a pessoa FEZ BEM o curso? Não adianta passar e não ter assimilado nada.
3) a pessoa usou o curso como BASE? A faculdade dá umas pinceladas. É você que deve expandir esse conhecimento e fazê-lo útil.
4) a pessoa é dedicada, esforçada?

É claro que nunca perdi meu tempo fazendo uma pesquisa assim, mas no meu círculo social, em geral, todos os diplomados e diplomados estão empregados e, geralmente, ganhando bem. Para quem está tem diploma e está disposto, PARECE, há chances para trabalhar, sim.
zemarlon
Bit

Mensagempor BOTTINO » 20 Out 2006 20:19

Caro Kraft

Começar a estudar não tem idade, escolha a faculdade que melhor lhe convenha e estude de forma séria todas as cadeiras pois todas elas são de igual importância.... as derivadas, integrais, divergentes, rotacionais, as series de Tylor e Lorran , nº complexos, as Físicas... tudo serão grandes ferramentas para o engenheiro, claro que dependendo da área de atuação algumas dessas coisas nunca mais voce vai ver...Agora amigo se voce for trabalhar na área de pesquisa se prepare para estudar muito cálculo, física, estatística....., lógico que nosso país não tem muita pesquisa como os países desenvolvidos e por não termos uma política de desenvolvimento de pesquisas ficaremos sempre a margem de tudo ....esqueça todas essas teorias que os nossos políticos falam por aí ... país que não tem pesquisa..será sempre o país dos "LULAS"
Por favor veja de onde são nos últimos 10 anos as pessoas que ganharam os prêmios nobels de física, química, economia, matemática etc...
Por exemplo uma pesquisa sobre aumento da capacidade de HD's através de nanotubos cheios de óleo ou uma outra pesquisa sobre o uso da dentina para capturar a energia solar...todas duas requerem muito cálculo, muita estatistica, química ....e Física ....
Para quem não sabe dentina é substância que forma a maior parte de nossos dentes...
isso tudo só é descoberto através de muita Matemática, Física ...etc...
matérias que um dia não entendia porque eu tinha que aprender ... achava que não tinha nada haver ...agora entendo como são muito importantes...

abcs a todos

BOTTINO
BOTTINO
Nibble

Mensagempor msamsoniuk » 21 Out 2006 13:14

pois eh kraft, hoje em dia um diploma eh essencial e tenho certeza que depois de formado vc vai ver que vai valer a pena! recomendo vc levar a serio a empreitada, dar uma boa estudada agora para nao ficar no vestibular e comecar a pegar gosto por papel e lapis, pois a engenharia requer muito mais fisica e matematica que a computacao, entao eh bom jah ir se preparando!

uma coisa essencial eh dar uma revisada especial em matematica: nao apenas em funcao do vestibular, mas pq a matematica eh a ferramenta do curso. se vc tiver um embasamento melhor em matematica, eh como se vc tivesse mais ferramentas a disposicao. se vc tem um embasamento ruim, eh como tentar trabalhar sem ter ferramentas ;)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor KrafT » 15 Dez 2006 13:43

Então... Passar no vestiba para Eng Elétrica, passei...

E agora José? Tá tudo tão bom assim...
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Paulo » 15 Dez 2006 14:39

KrafT escreveu:Então... Passar no vestiba para Eng Elétrica, passei...

E agora José? Tá tudo tão bom assim...

Parabéns Kraft, acho que vc já superou o primeiro desafio, agora tem que dar o primeiro passo, fazer a matrícula.
Acabei de ler esse post hoje, pois ainda não tinha me cadastrado no novo fórum quando a discussão começou, fiquei um mês ausente, mas achei mto interessante a discussão.
A minha opinião é de que estudar sempre é válido, pois o conhecimento que adquirimos nunca é demais, mas eu ainda acho que vale mais uma satisfação de fazer o que se realmente do que de obter um título.
Eu passei por essa dúvida que vc teve, pois sou técnico em eletrônica e quando optei por iniciar um curso de graduação parecia que por eu ser técnico em eletrônica era obrigado fazer engenharia elétrica, pq a maioria seguia esse caminho, mas daí resolvi fazer cc, pq era um curso que eu mais me identificava e hoje estou mto satisfeito, gosto mto do curso e não me arrependi em momento algum da escolha, pois aprendi muita coisa nova que antes não conhecia e também passei a entender cada vez melhor as estruturas de software, sistema operacional e pude aliar esses conhecimentos com a eletrônica, pois já trabalho a um bom tempo com programação embarcada.
O importante é não parar de aprender jamais e estudar é isso, estar em constante aprendizagem.

Espero ter contribuído em algo.

Até +...
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Mensagempor loser_13 » 15 Dez 2006 18:02

Beleza
A mais de um ano atras eu coloquei no forum que ia desistir do curso de engenharia porque era muito dificil caro e tudo mais, ai um monte de gente me encentivou a continuar tipo uns 40 posts .
Moral da história to no sugundo ano , ja usei varias coisas que eu aprendi na facu (integral , derivada , metodos numéricos ) em meus projetos melhoram muito na parte matemática dos softwares.
Ja trabalho a mais de 6 anos com projetos de MCU´s e graças ao pessoal do forum estou evoluindo constantemente , o estudo metematico abriu meus horizontes

Falou
Loser
loser_13
Bit

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais