Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie
mastk escreveu:Poderiamos fazer algo capaz de superar o nosso proprio intelecto?
mastk escreveu:Sam, o ser humano interage com o ambiente desde de o comeco, um fato eh que deveriamos estar em menor quantidade no planeta senao fosse os processos e melhorias que nos mesmo realizamos.
O gasto de energia com os humanos eh inerente ao ambiente, agua e alimento estarao ai estejamos nos aqui ou nao e nossas maquinas ainda nao sao capaz de aproveitar essa energia de forma eficaz, os combustiveis foseis e atomicos sao naturais porem facilmente esgotaveis, coisa que nao facilmente ocorrer com as aguas e outras formas de alimento, ao menos em uma escala razoavel.
Entre tanto, o computador por mais rapido que seja, eh um idiota e o celebro humano que eh lento, eh genial, a emulacao de um neoronio talvez nao leve apenas alguns milhares de macro celulas, mas bilhoes e sem contar o mais importante, o celebro apenas eh o que eh, em funcao da interacao com o ambiente e com outras pessoas, experimentos ja realizados, de pessoas em condicao extremamente fora do padro acabam tendo um padrao mental que ainda hoje eh desconhecido por muitos na ciencias.
E como o Xultz disse, para que? Qual o fim ultimo da vida artificil?
Ouso dizer Sam, que a vida humana jamais sera superada, pelo o simples fato de qual a referencia, nao sabemos? Uma maquina produz mais que um humano, realizar repeticoes mais rapidamente e com menos erros, ainda nao fazem poesia e dependem totalmente de programacao, ou seja, dados entrantes de uma entidade superior que somos nos.
Poderiamos fazer algo capaz de superar o nosso proprio intelecto?
com certeza podemos... na decada de 60 os russos construiram uma bomba termonuclear tao potente que nao podia ser testada em lugar algum da russia sem destruir moscow... uma ideia era explodir na lua, mas acharam que poderia dar inicio a algum cataclisma maluco, entao resolveram testar aqui mesmo, mas com metade da capacidade. e esse unico teste eh responsavel por 1/3 de toda a radiacao de fundo presente no planeta. depois de testar e ver que funcionava, construiram uma duzia dessas para usar em ocasioes especiais. eles jah tinham 20 mil bombas, uma boa parte com potencia para destruir cidades inteiras, entao construiram essas para destruir paises inteiros... no fim das contas, qual era o objetivo? se as proprias pessoas nao teem um objetivo na vida, pq a maquina teria que ter?
e se preocupe 2x entao, pq os caras q estao desenvolvendo essa tecnologia sao militares! (:
brasilma escreveu:Há uma lenda que ...
Na questão processador x cérebro biológico, é interessante lembrar da característica do segundo em se auto-reproduzir e reparar.
brasilma escreveu:Por curiosidade, os 100W atribuídos ao consumo humano energético, se refere ao estado basal, isto é, em repouso (sem realizar nenhuma atividade).
Esta suposição é muito interessante (absolutamente verdadeira na minha opinião) e muito fácil para programadores compreenderem e concordarem.
Isso mesmo J., tenho "medo" do que será possível a humanidade no futuro, se não se auto destruir...
tenha medo:
http://userwww.sfsu.edu/necrc/files/the ... avalli.pdf
o cara usou uma XC3S500E de 9000 LUTs e falou que poderia simular 3000 neuronios nela. entao se vc pegar a FPGA mais avancada disponivel hoje, vc vai conseguir simular quase 1 milhao de neuronios! sabendo que a tecnologia dobra a densidade a cada 2 anos e que 1 milhao para 100 bilhoes de neuronios vc precisa dobrar 17x, em meros 34 anos vc vai ter uma FPGA capaz de simular um cerebro inteiro! agora, a grande duvida que eu tenho eh em relacao a velocidade: nitidamente a FPGA pode trabalhar acima de 100MHz enquanto nosso cerebro malemal percebe as coisas se elas se mexerem a 100Hz... entao como fica essa diferenca? uma FPGA com densidade equivalente ao cerebro humano vai conseguir ler livros 1 milhao de vezes mais rapido? se for, a FPGA vai viver o equivalente a 100 anos em meros 52 minutos! de fato, em 9 horas a FPGA acumularia conhecimento equivalente a 1000 anos e essa FPGA provavelmente teria bagagem tecnica para invadir os sistemas de defesa americanos e russos causando uma guerra termonuclear total, exterminando a humanidade e dando inicio ao dominio das maquinas! +_+
nao eh querer ser alarmista ou pessimista, mas nao tenha duvidas: a humanidade vai ficar completamente obsoleta em no maximo 100 anos.
Já pensei um pouco sobre o assunto e tenho algumas conclusões. É claro que posso estar errado, mas dá o que pensar.
Para onde vamos?
Parece ser uma pergunta vaga, então vamos divagar um pouco.
Estamos aumentando o conhecimento humano.
A tecnologia das comunicações entre humanos está aumentando. ....
Também penso dessa forma...
O máximo que o homem conseguirá é fazer uma máquina que aja como um cachorro ou um gato, apenas por instintos programados tais como "estou com fome", vou procurar comida ou abanar o rabo quando vê o seu "dono" e coisas do gênero...
Máquinas filosofando sobre "quem somos?", "de onde viemos?" e "para onde vamos?" é algo improvável assim como é para os animais irracionais. Pode pegar os jornais e até lê-los mas não terá capacidade avaliação como a de um humano.
eu acho que a engenharia genetica jah nasceu morta: em 50 a 100 anos nao teremos mais espaco para a biologia. veja que a premissa do pentagono no projeto de exploracao do cerebro humano eh bem arrojada: o objetivo deles eh devolver a habilidade de pensar a soldados que foram gravemente feridos na guerra. se eles tiverem sucesso, isso simplesmente passa por cima da biologia
Me sinto privilegiado para conversar sobre este assunto, pois minha formação contempla microeletrônica e química.
Não é meio absurdo todos aqui serem mecanicistas? Acharem que podemos reduzir um ser humano a um sistema e reproduzi-lo?
Não! Não podemos!
E você acha que, no futuro, não poderia haver uma fábrica de androides e outra de reposição?
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante