Gerador de Funções

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 18 Jul 2011 21:54

Bom, teria que traduzir para Distorção

% de Distorção

Só assim

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 19 Jul 2011 00:57

eu passei o sinal digital de um gerador de RF de 100MHz com sampling rate de 1Gsample/s em um analisador de espectro com janela de hamming e a analise automatica deu aproximadamente os seguintes resultados:

- SNR na faixa de 23dB
- THD na faixa de -40dB (1%)
- SINAD na faixa de 22dB
- ENOB na faixa de 3.5 bits
- SFDR na faixa de 40dB

o sinal eh relativamente ruim: apenas 7-bits sinalizado e apenas 10 amostras por onda completa. a hora que eu tiver tempo e paciencia eu gero um sinal com 16 bits com mais amostras por onda.

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Bom, teria que traduzir para Distorção

% de Distorção

Só assim

DJ
msamsoniuk
Dword

Mensagempor MOR_AL » 19 Jul 2011 08:57

Ok, pessoal!
Pelo visto usando DSP é relativamente fácil fazer uma senóide. Melhor ainda se a taxa de amostragem for alta, com isso pode-se obter a senóide com maior frequência.

Minhas dúvidas são:

Considerando-se um dispositivo com, por exemplo, uma instrução por us, ou 1M/s:

Qual seria o melhor modo de se obter uma senóide, com a maior frequência e com distorção menor ou igual a 1%?

a) Por tabela? Como ficaria o caso de poder se gerar frequências com valores inteiros e adjacentes? Ex.: 10.000Hz e 10.001Hz?
b) Por uma sequência usando filtro digital? Esse filtro seria o Hanning ou outro com uma menor relação número de instruções para gerar a senóide com 1% de distorção harmômica por maior frequência?
c) ?

... E nos quesitos:

a) Modulação por amplitude?
b) Mdulação por frequência?
c) Foma de onda senoidal, triangular e quadrada?

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 19 Jul 2011 12:46

MOR_AL escreveu: ... Minhas dúvidas são:

Considerando-se um dispositivo com, por exemplo, uma instrução por us, ou 1M/s:

1 us, 1 M ?

Isso é irrizório.

Bota Gigas aí.

Essa é a questão: O Sinal Analógico possui, em principio, resolução infinita e o Digtal sempre finita.

------------
Eu já consegui Oscilador Senoidal com Ponte de Wein de 0.1 % de Distorção

Usando Amp Operacional de 0.003% de Distorção

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor mastk » 19 Jul 2011 14:13

Mesmo a resolução digital seja finita, com uma resolução e amostragem adequada se obtem um sinal de boa qualidade, basta um filtro passa baixa.

Qual DSP usar é uma duvida, Texas seria legal, pelo o legado e qualidade deles, é fazer isso seria legal para se familiarizar com as ferramentas deles.

DsPIC pode resolver e vc encotra eles na rua, mas do que eu ouvir falar eles são bem capadas e limitados.

Eu tenho comigo um Kit de DSC da Freescale, os 56F801x algo assim, porem para gerar o sinal de 1Mhz com 10 amostras será precisso 10M amostras e mais o tempo para o calculos, movimentos do registradores para a porta e um PWM dez vezes mais rapido pelo menos, creio eu que esse DSP que tenho não deve ser capaz de tanto.
mastk
Dword

Mensagempor mastk » 19 Jul 2011 14:32

Mesmo a resolução digital seja finita, com uma resolução e amostragem adequada se obtem um sinal de boa qualidade, basta um filtro passa baixa.

Qual DSP usar é uma duvida, Texas seria legal, pelo o legado e qualidade deles, é fazer isso seria legal para se familiarizar com as ferramentas deles.

DsPIC pode resolver e vc encotra eles na rua, mas do que eu ouvir falar eles são bem capadas e limitados.

Eu tenho comigo um Kit de DSC da Freescale, os 56F801x algo assim, porem para gerar o sinal de 1Mhz com 10 amostras será precisso 10M amostras e mais o tempo para o calculos, movimentos do registradores para a porta e um PWM dez vezes mais rapido pelo menos, creio eu que esse DSP que tenho não deve ser capaz de tanto.
mastk
Dword

Mensagempor MOR_AL » 19 Jul 2011 17:44

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:...

Essa é a questão: O Sinal Analógico possui, em principio, resolução infinita e o Digtal sempre finita.
....
DJ

É Djalma, mas atente para o detalhe.
O sinal que sai passa por um filtro. No caso do filtro digital Hanning, é um passa-baixas. Se a frequência da senóide estiver um pouco inferior à frequência do filtro, então o sinal fica mais "limpo", com menos componentes harmônicas. Saindo do processador, o sinal fica analógico, pois se você pretende fazer algo com o sinal, sempre haverá uma função passa baixas na saída, mesmo que seja a capacitância de entrada de um dispositivo qualquer.

Escolhi um valor (1M instruções por segundo) apenas como exemplo, para se poder formar uma relação entre esta taxa e a frequência obtida da senóide. Na verdade o valor absoluto não importa no contexto que eu exemplifiquei, apenas o relativo.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 19 Jul 2011 19:15

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Essa é a questão: O Sinal Analógico possui, em principio, resolução infinita e o Digtal sempre finita.

resolucao infinita soh na cabeca dos matematicos!

quando o negocio entra no mundo real o eletromagnetismo, a termodinamica e a mecanica quantica fuzilam completamente o seu sinal analogico de resolucao infinita. ele pega um **** ruido eletromagnetico, um **** ruido termico e, mesmo que vc consiga isolar o seu circuito do universo, tem ainda que se entender com o fato de todas as grandezas serem quantizadas: carga, tempo, distancia, movimento, etc.

na minha opiniao nao tem nem como argumentar: passa o sinal analogico em um cabo e veja a termodinamica e o eletromagnetismo injetarem ruido. faca o mesmo com um sinal digital e veja como isso nao eh significativo. debulhe no nivel de ruido e vc vai ver seu sinal analogico sumir no meio do ruido. faca o mesmo com um sinal digital com deteccao e correcao de erros e veja o sinal ser recuperado sem falha.

circuito analogico em pleno seculo 21 eh perda de tempo!
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 20 Jul 2011 02:30

eu fiz um gerador de 16 bits com frequencias variando entre 25MHz e 250MHz de 1 em 1MHz, com sampling rate de 1Gsample/s e todas as operacoes do filtro gerador usando inteiros.

o analisador de espectro estava usando janela de hanning e deu os seguintes resultados:

para 25MHz:

SNR = 76dB
THD = -86dB (0.005%)
SINAD= 75dB
ENOB = 12.3 bits
SFDR = 83 dB

para 250MHz:

SNR = 85dB
THD = -125dB (0.00005%)
SINAD= 85dB
ENOB = 13.8 bits
SFDR = 89 dB
msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 20 Jul 2011 14:32

Essa é uma placa de DSP que tenho em maos.

Imagem

DSP56F800, se quiser está a venda.
mastk
Dword

Mensagempor guest2003 » 20 Jul 2011 21:13

So nao entendo pq nao usar um IC baaratinho e feito pra isso...
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor KrafT » 20 Jul 2011 21:58

Já me deparei com a dificuldade de utilizar essas chaves, algo como seletor de velocidade de liquidificador comum...

Pensei em utilizar aqueles CI 4066, ou até as matrizes analógicas MT8816 e afins, mas no fim fiz com reles mesmo e o acionamento por chaves tactil. Um mcu lia as chaves e comutava os reles.

Assim pude fugir dos problemas inerentes às chaves eletrônicas e como esse reles são selados, dos problemas de oxidação.

Só que precisei usar reles da Finder, os Metaltex não apresentaram um bom padrão de resistência de contato para correntes tão pequenas.

Tenho um punhado desses XR em casa, presente do Jean Fernandez. Na época eu iria fazer um modulador FSK (Bell 202 / ITU V.23) com os mesmos, só que no fim acabei fazendo com mcu, haja visto que esse padrão é de baixa frequência.

MOR_AL, se queimar um cara desses ou precisar de mais algum, posso te cede-los, acho que o Jean não ficaria triste ;)
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor MOR_AL » 21 Jul 2011 07:21

guest2003 escreveu:So nao entendo pq nao usar um IC baaratinho e feito pra isso...

... É o que eu estou fazendo. :lol:
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 21 Jul 2011 07:41

KrafT escreveu:...

Tenho um punhado desses XR em casa, presente do Jean Fernandez. Na época eu iria fazer um modulador FSK (Bell 202 / ITU V.23) com os mesmos, só que no fim acabei fazendo com mcu, haja visto que esse padrão é de baixa frequência.

MOR_AL, se queimar um cara desses ou precisar de mais algum, posso te cede-los, acho que o Jean não ficaria triste ;)

Grato KrafT!
Estou esperando os meus chegarem.
Se eu precisar de algum, eu entro em contato.
Abraço.
MOR_AL

Após cerca de 2 meses, minha compra no Ebay chegou.
Era composta por diversos itens mas o mais importante, os 4 XRs não vieram. :cry:
Acessei o Ebay e no item dos Xrs, observei que o vendedor informa que pode levar mais tempo para enviar. Não era uma informação para mim e sim geral (acho).
Vou esperar completar 3 meses para dar uma chance de receber.
Caso eu não receba, vou apelar para a boa vontade do KrafT.
[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 07 Set 2011 17:04

Bom.
Meus 4 XR2206 comprados, não chegaram. Levei bolo do vendedor.
Dia 05/09/2011, comprei outros XR2206 no Ebay. Agora de outro vendedor.
Agora vou ficar experto.
Se não chegar em 1 mês, negativo o vendedor.
Fora isso, observei que a frequência máxima do XR2206, relatada em diversos sites era de 400kHz e de 2MHz. Estou achando que 2MHz é muito.
Por essa razão andei comprando alguns LM311, para fazer o papel do oscilador.
Antes eu simulei no PC e a frequência máxima obtida, ainda quadrada, foi de 12MHz. Isso seria ótimo.
Montei o circuitinho do oscilador e para cada fabricante, obtive uma frequência de saída. E não era bem quadrada.
Testei com ST CHN, Texas e National. Pelo menos é isso que consta no CI.
Imagem
Ops! O valor do capacitor é de 47pf e tem um resistor de 2k2 no lugar do curto, entre o pino 7 e o capacitor.

Segundo a simulação, deveria ser bem mais rápido. Será que o que se encontra hoje por aí, ou é falso, ou é uma cópia tosca do original?
MOR_AL
MOR_AL
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais