Engenharia Elétrica ou Ciências da computação?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: Engenharia Elétrica ou Ciências da computação?

Mensagempor eletroinf » 04 Jan 2017 12:26

Eu me formei depois de 6 anos e meio, sempre trabalhando e fazendo o curso paralelamente.
Foi uma peleia e tanto, sempre debaixo do mau tempo, mas valeu a pena.
Fiz o curso na universidade pública (UFSM), muito boa de estrutura, salas de aula boas, tem serviço de limpeza terceirizado, salas bem limpas e para os cursos novos (como o meu) com salas novas todas elas com ar condicionado. Parece luxo, mas faz muita diferença, uma vez que aqui no RS faz muito calor.
Ano passado adiantei três disciplinas do mestrado (como aluno especial) e começar a pesquisa, para entrar oficialmente na próxima seleção.
Considerando um país de 5º mundo como o Brazil considero ótimo.
Os indianos fazem peripécias pra contornar a falta de recursos, como no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Mfln-UJLHqM
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor Red Neck Guy » 04 Jan 2017 12:46

O que me deixa meu com medo de não me formar é que eu entrei na engenharia elétrica da UNISINOS em 1999.
Depois em 2004 mudei para a elétrica na PUCRS, depois em 2005 para engcomp também na PUCRS, depois em 2007 para ciências da computação na FURB, depois em 2009 para elétrica na FURB e agora em 2013 engcomp na UNIVALI.
As vezes eu penso que fiquei perdido na graduação e não consigo sair.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor eletroinf » 04 Jan 2017 13:24

As eu penso que fiquei perdido na graduação e não consigo sair.

Esquece isso.

Eu imprimi a grade com as disciplinas e a maior alegria era ao final de cada semestre riscar 4 ou 5 que havia feito. Tenho guardado o papel em algum lugar, fui riscando aquilo a cada semestre, da metade pro final vão ficando cada vez menos, só vai!

Aí está a famigerada grade, ainda peguei uma mudança curricular que me custou umas 2 ou 3 disciplinas a mais:
http://coral.ufsm.br/engautom/arquivos/ ... PC2012.pdf

Imprime a tua e vai riscando as que já se foram :D
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor KrafT » 22 Out 2020 21:33

Olá pessoas.

Após 14 do post original anos revisto o mesmo para dizer que EE seguido por mestrado foi a coisa mais acertada da minha vida, depois da escolha da esposa, claro.

Infelizmente meu filho que faz 18 ano que vem, quer ir para Ciências da Computação. Ele tem alta impedância à ideia de que é necessário colocar um Dr ou Eng na frente do nome. Mas sabe ele que sem essa decisão de 14 anos atrás, eu não conseguiria bancar as mordomias dele hoje.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor mrgadotti » 23 Out 2020 07:50

Esse post é antigo, acompanhei ele só da metade em diante a alguns anos hehehe

Pra mim fazer Engenharia de Telecomunicações também foi certeiro, já cheguei a me questionar se tivesse valido a pena ter concluído CC já que hoje estou mexendo com muito firmware e software. Cheguei a fazer disciplinas no programa de mestrado da EE na UFSC e fiz a grade do mestrado de Engenharia de automação e sistemas da UFSC e acabei largando mão quando chegou a hora da dissertação, acabei desistindo de conciliar com o trabalho. Mas toda passagem desde CC a disciplinas de mestrado me renderam um crescimento de conhecimento e foi uma boa experiência acadêmica. Foram vários professores que foram referência, inclusive o tcpipchip.

Se fosse hoje, talvez eu teria começado e ficado em CC ou EC devido ao mercado de software estar muito em alta
mrgadotti
Byte

Mensagempor tcpipchip » 23 Out 2020 08:25

Disse tudo Gadotti!

Eu fiz Computação, especialização em computação , mestrado em computação (todas disciplinas nas elétrica) e fiz uma disciplina de doutorado, parei mas gostaria de ter feito Engenharia Eletrica!
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor tcpipchip » 23 Out 2020 08:26

O kraft fez engenharia e olha o que deu...não entra mais no GRUPO :)
tcpipchip
Dword

Mensagempor tcpipchip » 23 Out 2020 14:28

o Kraft esta com 50 anos já ?????

Um velhão!
tcpipchip
Dword

Mensagempor edsont » 23 Out 2020 15:46

Eu fiz Analise de Sistemas (em humanas)... porque não passei nem em Engenharia nem em Computação. Kkkk
Comecei a trabalhar com automação industrial, programando CLP e fiquei nisso. Passaram-se 22 anos.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor KrafT » 23 Out 2020 18:41

tcpipchip escreveu:O kraft fez engenharia e olha o que deu...não entra mais no GRUPO :)

Então... Na verdade não tenho muito como ajudar: O pouco que eu poderia contribuir, uma pesquisada rápida já resolve e com muito mais qualidade.

Um ensinamento que deixo aos jovens é: Não pesquise (somente em) em português. Embora tenha conteúdo brasileiro bom, a maioria é superficial e tradução mal e muitas vezes incompleta, feita de artigos/projetos publicados no exterior. Não saber ler inglês técnico na nossa área é analfabetismo funcional.

Se bem que os tradutores já contornam isso, mas as vezes a tradução automática adultera o conteúdo.

Obs: Eu amo o Brasil, mas tenho vergonha do nosso sistema educacional, da falta de valor que damos à educação.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor mrgadotti » 26 Out 2020 08:00

Concordo com o KrafT, hoje qualquer pesquisa técnica vou direto ao inglês, português é muito escasso de material. Único forum em português que ainda participo é o ASM51 e o grupo QRP-BR no groups.io. Restante é Stack Overflow, EEVBlog, Electronics Stackexchange etc
mrgadotti
Byte

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais