Circuito Impresso

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor austrax » 26 Ago 2009 01:39

Mais uma para brincar :lol:

Imagem

Imagem

Depois da corrosão...

Imagem

Imagem
"Corte sua própria lenha. Assim, ela aquecerá você duas vezes." (Henry Ford)
austrax
Byte

Mensagempor brasilma » 26 Ago 2009 08:08

Uma outra opção - esta sim é atual - é o Dry-film (pesquisar: dry film pcb), que é o material utilisado para fazer PCIs nas empresas especializadas.

Ele vem em bobina e é aplicado com um laminador (rolo).

O restante do processo é o mesmo.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor fabim » 26 Ago 2009 08:33

[quote="brasilma"]Uma outra opção - esta sim é atual - é o Dry-film (pesquisar: dry film pcb), que é o material utilisado para fazer PCIs nas empresas especializadas.

Ele vem em bobina e é aplicado com um laminador (rolo).

O restante do processo é o mesmo.[/quote]

dry film, não tem esta resolução alêm de ser caro pra xuxu e dificilimo pra encontrar em pouca quantidade.
Meu fornecedor mesmo me disse, que trilhas muito finas abaixo de 10th ele não utiliza dry, é outra técnica a qual não me informou.

Mais aí que está; a do DAVI, é barata, simples, acessivel, eficácia comprovada, sem frescuras, resistente ao percloreto.
Só falta esse cachorro arrumar logo os frascos e começar a vender!!
Pô meu, sai diulsu dexadiulso.

Abraços

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor xultz » 26 Ago 2009 09:21

Expressionante, austrax, que largura tem estas trilhas?
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor fabim » 26 Ago 2009 09:29

Davi, porque a placa onde não tem o cobre, fica preta após a corrosão ?
fabim
Dword

Mensagempor styg » 26 Ago 2009 09:29

muito bom mesmo
Lucas
styg
Word

Mensagempor MOR_AL » 26 Ago 2009 10:00

Certa vez, usei uma impressora a laser, NOVA, HP1022, para verificar qual era a menor trilha e espaçamento que eu podia usar nas minhas placas.
Desenhei linhas horizontais e verticais. Elas começavam com 1,0mm e terminavam com 0,2mm de largura (linhas e espaços de 0,2mm em 0,2mm). Os espaçamentos eram iguais às linhas. Formou a tela apresentada na figura.
Pode-se notar que os espaçamentos ficaram maiores que as trilhas. Achei que fora devido ao tempo excessivo de corrosão. Aí observei a impressão da folha, com uma lente, e verifiquei que o problema estava na própria impressão.
Quando vocês forem fazer seus testes, verifiquem antes a impressão.
Imagem
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor austrax » 26 Ago 2009 11:57

Fala galera

Brasilma o dryfilme é ótimo também, mas como o fabim falou tem algumas desvantagens como alto custo, tempo de validade pequeno e precisa de laminadora. Lá fora muitos fabricantes de PCB estão substituindo o dryfilme por resina, inclusive essa que utilizei. Em termos de tecnologia ela é mais atual que o dryfilme.

Valeu Xultz. No eagle estão com 10mil e 8mil, mas devido ao desalinhamento do sanduíche-iche de fotolitos, acho que tem trilha de 4 mil aí hehehe. Segundo o fabricante a resina dá conta de 2mil na trilha e no espaçamento.

Fabinhóvisk a placa não ficou preta, apenas está escura pq não tirei o cobre do outro lado hehehe... Estamos esperando os potes chegarem. Devolvemos aqueles que vieram com 60% de transparência.

Valeu styg!

MOR_AL isso é vero. Tem algumas impressoras que não conseguem a precisão necessária. O fotolito dessa placa fiz com a HP Deskjet D1560 na resolução máxima.

Abrazz
Editado pela última vez por austrax em 27 Ago 2009 13:51, em um total de 1 vez.
austrax
Byte

Mensagempor brasilma » 26 Ago 2009 12:10

Fabin, este é o produto utilisado pelos fabricantes de PCIs do mundo todo, se tiver alguma espeçura de trilha que não possa ser feito com ele é alguma coisa especial.

Eu consegui um pedaço com a empresa que fabrica PCIs aqui da cidade, esse material vem em bobinas, e deve ser mantido no escuro.

Com 1m de filme fiz placas por muito tempo.

O processo é o mesmo, limpa a placa (no caso do filme usa-se uma lixa fina 400), aplica o filme com um rolo no escuro, grava, revela e corroe.

Abraços.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor gordomlm1 » 26 Ago 2009 16:37

Determinar o tempo de exposição do filme/resina:

Gere um fotolito com trilhas do maior ao menor tamanho em um único sentido e com distâncias entre trilhas da menor a maior.
Nas bordas paralelas ao sentido da trilha que tenha referências de um em um centímetro.

Prepare o processo de gravação e com um cartão totalmente opaco cubra a placa na referência mais próxima da placa deixando exposto um centímetro de placa. Depois de um tempo, por exemplo, um minuto mova a cartão anteparo para a próxima referência e assim por diante de um em um minuto. Revele a placa e a corroa no ácido. Se for conveniente refaça o processo com tempos menores em referência ao período que ficar melhor o acabamento, algo do tipo de dez em dez segundos por marca e começando em dois minutos e terminando em três minutos.

Desta forma se tem a avaliação do tempo versus largura e espaço entre trilhas.

A altura ideal da lâmpada é algo do tipo: Como os raios de luz se afastam da fonte num ângulo de 45°, a diagonal maior da placa a ser sensibilizada deve estar alinhada com o sentido da lâmpada e altura pode ser calculada pelo teorema da Pitágoras.

Este último item pode ser até considerado como um presiocismo, mas estava, se não me engano, num tutorial sobre como se fazer placas com resinas produzidas de forma caseira. Artigo da revista Antena ou Monitor década de setenta. Fica a sugestão de como afinar o tempo de exposição
gordomlm1
Nibble

Mensagempor MOR_AL » 26 Ago 2009 20:07

Quando eu estava tentando fazer placas de CI com serigrafia, cheguei a me preocupar com o efeito da intensidade relativa da radiação das lânpadas sobre a placa. À medida que a placa aumenta de tamanho, o ângulo da radiação vai inclinando mais, a ponto de haver uma intensidade no meio da placa e outras, a medida que vai indo para a borda.
Este efeito pode ser reduzido, caso se afaste as lâmpadas da placa, mas aí a intensidade da radiação cai com o quadrado da distância.
Cheguei mesmo a calcular esta intensidade e constatei que havia muita diferença.
Acabei chegando a uma distribuição ótima de 5 lâmpadas fluorescentes UV. Uma grande região com radiação que varia menos de 2%. O gráfico a seguir fornece todas as informações para quem desejar montar um expositor para sensibilizar o filme da placa de CI.

Imagem
Repare que a distância entre o eixo das lâmpadas e a face de vidro é de apenas 8 cm. Apesar disso, a radiação é quase constante.
Com 2% de diferença de radiação, dá para fazer placas com até 22cm de largura. Com 5% de diferença (que ainda é muito pouco), dá para fazer placas com 25 cm de largura. Com 10% de diferença (que é suportável), dá para fazer placas com 28cm de largura.
Não acrescentei folha de alumínio por trás das lâmpadas porque a reflexão fica irregular, comprometendo a constância da radiação.
Ainda possuo o expositor, caso alguém se interesse eu posso tirar uma foto dele para mostrar como foi feita a montagem.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor austrax » 27 Ago 2009 00:27

Muito boas as dicas gordomlm1 e MOR_AL. Lembro que na época que fazia as placas com emulsão serigráfica, utilizava uma lampada de vapor de mercúrio de 500w. Quebrei o bulbo e deixei somente a ampola de vapor de mercurio. Obviamente coloquei-a fechada em um refletor, para concentrar a energia luminosa e minimizar a produção de ozonio. Colocava em um forno vedado, devido a quantidade de UV-C que era produzido. A fotopolimerização ficava perfeita, mas infelizmente para trilhas muito finas o resultado não era bom devido as características da emulsão.
austrax
Byte

Mensagempor RAWeigel » 27 Ago 2009 08:40

Olá auxtrax,

Só ontem consegui ver o processo pelo Youtube.
Já tive experiência com os produtos da Eletrolub e lembro de pelo menos dois itens que gostaria de tirar as dúvidas com você.
1) Validade. O produto tem prazo de validade?
2) Lampada. Existe pelo menos 2 tipos de "luz negra". Lembro que as lampadas que tinha não serviram e precisei trocar por outras tipo "BL" (acho que é isso - tinha haver com o comprimento de onda ou algo assim (Não é "PL")). No seu processo você testou com lampadas "BL" e com a outra?

De qualquer forma estou ansioso para ver o produto e dando certo comigo, aposento o processo térmico (deixo só para serigrafia) e adio a construção de uma fresadora.
Richard
RAWeigel
Byte

Mensagempor joao.atibaia » 27 Ago 2009 09:13

Parabéns pelo trabalho!

Também gostaria de saber se existe prazo de validade e se é emitida nota fiscal mesmo na compra de 01 frasco.

Ah claro, o custo também.
joao.atibaia
Nibble

Mensagempor gabriel_prd » 27 Ago 2009 16:56

E ae Austrax, sai ou não sei esse maravilha aí?
heheheh

:lol:
gabriel_prd
Bit

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais