Quando eu estava tentando fazer placas de CI com serigrafia, cheguei a me preocupar com o efeito da intensidade relativa da radiação das lânpadas sobre a placa. À medida que a placa aumenta de tamanho, o ângulo da radiação vai inclinando mais, a ponto de haver uma intensidade no meio da placa e outras, a medida que vai indo para a borda.
Este efeito pode ser reduzido, caso se afaste as lâmpadas da placa, mas aí a intensidade da radiação cai com o quadrado da distância.
Cheguei mesmo a calcular esta intensidade e constatei que havia muita diferença.
Acabei chegando a uma distribuição ótima de 5 lâmpadas fluorescentes UV. Uma grande região com radiação que varia menos de 2%. O gráfico a seguir fornece todas as informações para quem desejar montar um expositor para sensibilizar o filme da placa de CI.
Repare que a distância entre o eixo das lâmpadas e a face de vidro é de apenas 8 cm. Apesar disso, a radiação é quase constante.
Com 2% de diferença de radiação, dá para fazer placas com até 22cm de largura. Com 5% de diferença (que ainda é muito pouco), dá para fazer placas com 25 cm de largura. Com 10% de diferença (que é suportável), dá para fazer placas com 28cm de largura.
Não acrescentei folha de alumínio por trás das lâmpadas porque a reflexão fica irregular, comprometendo a constância da radiação.
Ainda possuo o expositor, caso alguém se interesse eu posso tirar uma foto dele para mostrar como foi feita a montagem.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain