no caso de empresas grandes isso eh bem mais simples.
elas jah investem em R&D, entao o que eu vi eh a empresa grande apresenta um relatorio destes invetimentos e o governo entao co-investe uma parcela, para ampliar o investimento em R&D. se a empresa investia 10% do faturamento, digamos, o governo dah um bonus de mais 5%, de modo que esse investimento de R&D salta para 15%.
mas isso eh uma formula logica e comprovada: se a empresa jah tem um setor de R&D produtivo, o governo apenas bota mais lenha na fogueira e amplia a efetividade desse setor de R&D, cujo retorno jah eh liquido e certo.
no caso de incentivos fiscais, existem diversas formas de recuperar os impostos pagos na forma de investimento de R&D no ano seguinte. um exemplo eh aqui em curitiba, onde vc pode apresentar um projeto de TI para modernizar sua empresa e a prefeitura assina o cheque. obvio, o valor do projeto pode ser no maximo o valor do imposto que vc jah pagou no ano passado.
no caso de uma empresa pequena eu nao vejo absolutamente nenhuma logica! jah comeca que os pequenos empresarios tem pavor de R&D (motivo talvez pelo qual o brasil ainda esta na idade da pedra)... e como usar os incentivos fiscais se os caras sao os mestres da sonegacao ? nao estou dizendo que todo mundo eh assim... mas brasil eh brasil neh!
existem casos e casos: da mesma forma que um projeto de pessoa fisica tocado em uma universidade pode nao ter retorno efetivo (qual o retorno comercial de um acelerador de particulas?), eh justo esperar que possa acontecer o mesmo com pessoas juridicas que *nao visam lucros*. para os que visam lucro, tudo bem ter uma ajuda... mas nao para sempre neh! uma hora o cara tem condicoes de andar sozinho e, muito justo seria, se nessa hora a empresa retribuisse de alguma forma pela ajuda.
o que eu nao vejo logica eh empresas que *visam lucros* lucrarem recebendo verbas do governo! para mim isso eh um crime contra o pais no mesmo nivel do que os politicos cometem todos os dias quando aumentam seus salarios e votam leis contra os proprios habitantes.
eh aquele negocio... todo mundo fica revoltadinho pq o governo rouba, mas quando abre uma oportunidade de roubar ninguem pensa duas vezes em aproveitar a mamata! ou seja, eh o q eu sempre falo: politicos sao um espelho do seu proprio povo, se o politico eh ladrao...
albertorcneto escreveu:So para que seja gerada menos revolta com relacao a essa subvencao da finep, aqui na Alemanha existem empresas que sobrevivem da mesma forma: o governo disponibiliza verba para desenvolvimento de produtos de alta tecnologia.
So nao sei o que acontece com a propriedade e nem se uma parte do dinheiro precisa ser devolvida no final. Talvez seja como o Marcelo falou: eh propriedade publica e quem quiser pode desenvolver um produto baseado na ideia.
A empresa onde fiz a minha tese era assim. Ela tambem pegava projeto de grandes empresas pra desenvolver, tipo Audi, Porsche, Mercedes...
Pode parecer injusto, mas eh uma forma do pais desenvolver tecnologia de ponta, e que aqui na Alemanha tem funcionado muito bem. E eh uma forma de manter pessoas qualificadas no pais.
Bom, sei que cada um poderia dar sua propria opiniao quanto a isso (inclusive eu), mas acho que desviaria o assunto central do topico. So estou contando isso para um outro ponto de vista.