por albertorcneto » 27 Ago 2007 15:38
Galera,
Nao tenho muita experiencia como empregado. Na verdade, quase sempre fui empresario. Infelizmente (ou felizmente talvez) quase sempre fui empresario. Em uma area totalmente diferente. Mas sei o que empresario sofre (pelo menos os pequenos). Empregado geralmente custa mais do que o dobro do salario e produz um quarto ou um terco do que vc produziria sem esforco. Esse negocio de vestir a camisa eu via em alguns funcionarios. Tinha funcionarios que queriam tanto que a empresa desse certo que dava ate vontade de chamar pra ser socio. Mas tinham outros, a maioria na verdade, que so batia ponto e esperava pra receber o salario no final do mes, mas pareciam otimos funcionarios na minha frente.
Bom, contei parte da minha saga pra mostrar que entendo o lado dos (pequenos, volto a frisar) empresarios. Sei que o mercado no Brasil eh pessimo, e sempre estive analisando o porque. Hoje estou na Alemanha, e essa experiencia internacional me mostrou parte do que ta errado no Brasil.
Vou contar o que acontece aqui (na Europa). As pessoas nao sao aqui tao mais qualificadas do que ai pra ganharem muito mais. A maioria deste forum concorreria de igual pra igual. Por exemplo, tenho um amigo aqui que trabalha em uma empresa que cria medidores de energia eletrica (microcontrolados) em PIC. Coisa relativamente simples. Detalhe: pra vender pro Brasil tambem. As minhas analises:
1) As pessoas no Brasil tem a falsa ideia de que produtos importados, principalmente eletronicos, tem melhor qualidade. Na verdade, o que faz eles terem ideia sao as pessoas que vendem gato por lebre, como um anuncio de osciloscopio que vi no ML. Esse osciloscopio era na verdade um adaptdor BNC para plugar na entrada de som do computador. Uma verdadeira porcaria vendida como osciloscopio.
2) Aqui eles produzem muuuuuuuuuuuuuuitas unidades, pra vender pro mundo inteiro, o que barateia o preco do produto final. E mandam fazer na China as vezes. Apesar de o Brasil ser muito grande, o mercado pra certos produtos e pulverizado demais. Eu estava procurando um gravador pra HC08 e achei uma porrada de empresas! Aqui, normalmente, se acha uma meia duzia pra Europa inteira (500 milhoes de pessoas com poder aquisitivo bem maior). Isso porque se so tivessem 6 empresas no Brasil, elas praticamente iriam fazer um cartel, enquanto que aqui as empresas cobrariam um preco justo.
3) Isso faz com que uma pessoa nao fique tentando desenvolver o proprio alarme do carro porque ele compraria esse alarme a uns 20 ou 30 reais (percepcao de preco). Assim ele gasta o tempo dele desenvolvendo coisas mais uteis.
Nao vou ficar mais enchendo a cabeca de vcs com minhas conclusoes. Mas ai vai sugestoes (coisas que eu faria se fosse trabalhar no Brasil).
1) Muitas pessoas querem comprar produtos caros mas nao tem condicoes, como eh o caso de um osciloscopio. Eu tentaria desenvolver alguns produtos assim: osciloscopio pra ligar na TV ou no monitor, com banda de frequencia reduzida, analogico, o mais barato possivel. Mas, O MAIS IMPORTANTE, isso deveria ser em parceria com uma grande empresa ou centro distribuidor ou mesmo em uma incubadora de empresas, pra atingir todo o Brasil e vender pelo menos uns 100.000, pro custo do projeto ser uma parcela infimia do preco do produto. Isso faria as pessoas comprarem o produto ao inves de tentarem desenvolver o proprio.
2) Pequenas empresas, como a que eu tive e que meu irmao tem, tem recursos, inclusive de pessoal limitados. Meu irmao, por exemplo, nao tem tempo nem de ir no banheiro direito. Existem varias empresas de consultoria que prometem o mundo mas nao cumprem nada. Uma delas, que achei interessante, fazia contrato de risco. A empresa pagava uma parte da reducao de custos ou aumento de lucros. Isso eh otimo pro empresario por 2 mottivos: garante que o servico esta sendo desenvolvido e garante que pode pagar pois o que ele pagaria de custos, passa a pagar pra empresa de consultoria. Bom, a minha ideia seria fazer uma parceria com uma empresa idonea desse tipo. Mas com consultores na area economica tambem. Esses seriam encarregados de analisar a viabilidade do projeto e manejar o financiamento. Toda empresa quer automatizar e ficar mais competitiva e existem linhas de financiamento baratas (BNDES,...) pra isso. O que acontece eh que o empresario geralmente ou nao sabe ou nao tem tempo de lidar com a burocracia. Mas tenho certeza que se alguem oferecesse pra uma empresa um projeto, mostrando qto que essa empresa iria economizar ou lucrar a mais X reais (provando, claro) e gerenciando o financiamento com parcela menor que o custo que ela teria, esse empresario com certeza iria aceitar a proposta. A unica coisa que ele teria que fazer eh pagar o financiamento com parte do lucro que ele vai ter, e eu teria vendido: o projeto, o gerenciamento do financiamento e o estudo de viabilidade. Tudo em um pacote.
Acho que eh tudo por hoje. Se escrever mais vai acabar dando um livro, mas tenho muitas ideias assim. Espero que tenham entendido.