Salário medio de um engenheiro de desenvolvimento

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor EDSONCAN » 16 Ago 2007 08:06

mrtabs
Infelizmente nao acredito mais em papai noel e coelho da pascoa tambem.
SDS
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor andre_luis » 16 Ago 2007 08:12

xultz escreveu:Se você quer ganhar dinheiro, monte tua empresa

O xultz tocou num ponto importante.

Quando se trabalha em caráter autonomo ( formal, informal, PJ... ) acaba-se por retirar a figura do "governo" da parada. A CLT proteje os trabalhadores, mas ela cobra um alto prêço por esse 'serviço', na forma de encargos.

Realmente, o perfil dos contratos de serviço está mudando, está se adaptando à essa realidade tributária; é meramente uma reação natural; um monstro criado pelo próprio sistema.

Nesse sentido, ou a empresa continua no mercado buscando maneira de contornar essa sangria, ou fecha as portas, tirando mais uma oportunidade da praça.

Tem que ralar sim....já saí de um emprego pra receber um salário bem pior, apenas porque ia aprender muito mais lá.

Não devemos julgar as empresas ou as pessoas por isso. Cada qual conheçe o seu valor, sua realidade e suas necessidades. Como dizia um difamado político, "Quem é competente, se estabeleçe". ( é só ter paciência e garra )

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 16 Ago 2007 08:48

Se a ideia e abrir uma empresa acho importante seguir alguns passos:
- curso de empreendedorismo do Senai;
- curso de administração de fluxo de caixa, impostos, marketing, leis e etc.
- determinar o mercado que vai atuar e como ira atuar, definir o perfil da sua empresa;
- determinar os recursos necessarios;
- procurar aprender com seus concorrentes, como eles atuam, qual o grau de inadimplencia, quem são os clientes chaves, quais os pontos fortes e fracos do portiforio dos produtos dos concorrentes e como conseguir ganhar espaço no mercado;
- criar uma rede de relacionamento com fornecedores e clientes;
- determinar qual o time ideal para entrar no mercado.
- se for fazer sociedade, quem ira ser seu socio é compativel com sua força de trabalho e suas ideias.

Acho que isso é muito dificil para quem esta começando, não se deve partir direto para uma empresa sem entender o mercado, ou voce corre o risco de acabar com uma divida enorme.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor mrtabs » 16 Ago 2007 08:58

Entao Proex, eu tb penso assim. Que nao se pode aceitar salario miseravel. A partir do momento que um aceita, ferrou...

Eu soh quiz mostrar pra ele do mercado que eu ja vi, de projetos microcontrolados. Eu fiz entrevista em umas pah de empresa, e tah dificil pra quem tem experiencia.

Eu fui fazer entrevista na Kostal, que eh uma empresa grande no ramo automotivo. Eu acho q pedi 4k (CLT), e eles acharam muita coisa. Isso pq eu tinha na epoca uns 6 anos de exp. na area, e 1 ano de formado.

Tenho um amigo q trampa la, e o pessoal la acha q a pessoa q entrou nao ganah mais q 3k...e foi feito moh leilaozao. Muiiiiiiita gente foi la fazer entrevista.

Esse eh soh um exemplo. Se eu comecar a falar o q eu passei em entrevistas de empresas pequenas entao...rs

falow
mrtabs
Nibble

Mensagempor proex » 16 Ago 2007 09:47

Pois é, em vez do sujeito iniciar uma carreira e ir subindo nela durante a vida, atraves da conquista de experiencia, aqui no Brasil é o inverso, quanto mais experiencia, menor o salário.

Sei que, pra quem tem filhos pra criar, fica dificil se arriscar num negocio proprio. Então o sujeito se submete á esse tipo de mercado, e passa a vida toda frustrado e chega na velhice decepcionado, melancólico e depressivo.

Sugestoes:

Se puder, pesquise sobre algum segmento da eletronica que esteja precisando de pessoas, serviços ou produtos especializados mas nao estejam encontrando. Veja se vc podria ser um forncedor desse serviço ou produto.

Caia fora de "projetinhos" com microcntrolador. Isso nao tem mais futuro pra quem pensa em construir um futuro mais sólido e tranquilo. Vc só irá ficar capengando nesse mercado.

Exemplos de mercado sem futuro pra nóis desenvolvedores:(experiencia própria)
Alarmes de carro, alarmes bloqueadores, medidores industriais, clps, rastreadores de veiculos, produtos com baixo custo final.

Ou então, vc pode abrir uma oficina de assistencia técnica para produtos de um segmento especifico que exija mao de obra especializada.
proex
Dword

Mensagempor mrtabs » 16 Ago 2007 10:20

Boa proex

Por isso que eu estou estudando IA e proc de imagens. Sei que é uma area carente e q tem bastante aplicações. Alem de ter um bom valor agregado.

Abraço
mrtabs
Nibble

Mensagempor ktulu » 16 Ago 2007 20:46

Bom, enquanto não acho nada que pague um salário justo, vou fazendo mestrado...

To pegando outro mestrado, num laboratorio de tecnologia automotivo. Se não der dinheiro pelo menos vai ser bem divertido.
ktulu
Nibble

Mensagempor Renie » 16 Ago 2007 23:31

Desculpem-me!

Só um Off-topic totalmente On-topic!

Se eu estivesse em um RH de uma grande empresa avaliando propostas
( de candidatos a emprego), meu serviço, ler e intrepretar, nenhum dos
colegas que "postaram" nesta página do tópico seria aprovado!

Um colega ha pouco tempo chamou a atenção ao "mau"português dos
participantes do fórum, eu 'também já tinha feito isso no antigo fórum....

Meu portuga é ruim, tento errar o mínimo, mas tem pérolas que nem o
Jô imagina! hhehehehe ( aqui não = este tópico, sem bem que neste tem
muitos erros!).

Não estou estou citando abreviações nem colóquios da net como Vc =
você), nem um erro de teclado!
[]'s
Renie
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Meu velho site com eletrônica praticamente parado http://www.reniemarquet.com
Nosso Blog http://artemadeiraevida.blogspot.com.br
Renie
Word

Mensagempor EDSONCAN » 17 Ago 2007 08:37

Renie Justus........."Tá demitido" ou melhor nem tá contratado

Só não sei se tem topete.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor mrtabs » 20 Ago 2007 10:08

Ainda bem que ninguem de RH le esse topico..heheh

Ktulu, se voce tem a oportunidade de ficar sem trabalhar, aproveite o mestrado mesmo.
Eu to me matando pra fazer o mestrado e trampar ao mesmo tempo...sei o qto eh dificil.
Mas acho que vc poderia pegar um estagio, por meio periodo pra pegar experiencia. Pq so ficar na escola, por mais que voce aprenda coisas diferentes, a realidade nas empresas eh bem diferente...
dai qdo vc tiver la pelos 30 anos, vc nao vai conseguir entrar no mercado...vai acabr ficando na facu, dando aulas etc.
Mas sei la...cada um eh cada um...

abraço
mrtabs
Nibble

Mensagempor gordomlm1 » 20 Ago 2007 10:33

Depois que um conhecido foi reprovado numa empresa de aviação, por ter realizado um comentário sobre uma fofoca sobre a manutenção de aeronaves deles, enquanto esperava para realizar os exames de admissão, não duvido que alguem não esteja observando este tópico.

Detalhe, o amigo já esta empregado como piloto, numa empresa japonesa, um mês depois do ocorrido, e descobriu lá que o seu nome tinha sido postado numa lista por denegrir as empresas da área no Brasil.
Casualmente, ele foi informado que ao lado dele estava um empregado, travestido de candidato, da dita empresa que tinha por tarefa escutar as conversas dos "outros" candidatos e eliminar os que não se enquadrassem no conceito de "vestir a camiseta".

Abraços
gordomlm1
Nibble

Mensagempor mrtabs » 20 Ago 2007 11:40

a cara, sinceridade: eu acho ate melhor ser eliminado de empresas desse tipo...
mrtabs
Nibble

Mensagempor andre_luis » 20 Ago 2007 16:24

gordomlm1 escreveu:...que tinha por tarefa escutar as conversas dos "outros" candidatos e eliminar os que não se enquadrassem no conceito de "vestir a camiseta"...

Julgamentos à parte, esse conceito de pré-seleção é interessante.
Pessoalmente, eu nunca tinha ouvido falar, mas é algo inteligente essa triagem. O sujeito joga uma isca pra ver quem é "maria-vai-com-as-outras" ( ou seja, tem personalidade fraca ).
Uma entrevista é uma arte de fazer marketing de si mesmo, e não há como detectar ali desvios de caráter. Muito boa essa idéia...

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Muitas ideias

Mensagempor albertorcneto » 27 Ago 2007 15:38

Galera,

Nao tenho muita experiencia como empregado. Na verdade, quase sempre fui empresario. Infelizmente (ou felizmente talvez) quase sempre fui empresario. Em uma area totalmente diferente. Mas sei o que empresario sofre (pelo menos os pequenos). Empregado geralmente custa mais do que o dobro do salario e produz um quarto ou um terco do que vc produziria sem esforco. Esse negocio de vestir a camisa eu via em alguns funcionarios. Tinha funcionarios que queriam tanto que a empresa desse certo que dava ate vontade de chamar pra ser socio. Mas tinham outros, a maioria na verdade, que so batia ponto e esperava pra receber o salario no final do mes, mas pareciam otimos funcionarios na minha frente.

Bom, contei parte da minha saga pra mostrar que entendo o lado dos (pequenos, volto a frisar) empresarios. Sei que o mercado no Brasil eh pessimo, e sempre estive analisando o porque. Hoje estou na Alemanha, e essa experiencia internacional me mostrou parte do que ta errado no Brasil.

Vou contar o que acontece aqui (na Europa). As pessoas nao sao aqui tao mais qualificadas do que ai pra ganharem muito mais. A maioria deste forum concorreria de igual pra igual. Por exemplo, tenho um amigo aqui que trabalha em uma empresa que cria medidores de energia eletrica (microcontrolados) em PIC. Coisa relativamente simples. Detalhe: pra vender pro Brasil tambem. As minhas analises:

1) As pessoas no Brasil tem a falsa ideia de que produtos importados, principalmente eletronicos, tem melhor qualidade. Na verdade, o que faz eles terem ideia sao as pessoas que vendem gato por lebre, como um anuncio de osciloscopio que vi no ML. Esse osciloscopio era na verdade um adaptdor BNC para plugar na entrada de som do computador. Uma verdadeira porcaria vendida como osciloscopio.

2) Aqui eles produzem muuuuuuuuuuuuuuitas unidades, pra vender pro mundo inteiro, o que barateia o preco do produto final. E mandam fazer na China as vezes. Apesar de o Brasil ser muito grande, o mercado pra certos produtos e pulverizado demais. Eu estava procurando um gravador pra HC08 e achei uma porrada de empresas! Aqui, normalmente, se acha uma meia duzia pra Europa inteira (500 milhoes de pessoas com poder aquisitivo bem maior). Isso porque se so tivessem 6 empresas no Brasil, elas praticamente iriam fazer um cartel, enquanto que aqui as empresas cobrariam um preco justo.

3) Isso faz com que uma pessoa nao fique tentando desenvolver o proprio alarme do carro porque ele compraria esse alarme a uns 20 ou 30 reais (percepcao de preco). Assim ele gasta o tempo dele desenvolvendo coisas mais uteis.

Nao vou ficar mais enchendo a cabeca de vcs com minhas conclusoes. Mas ai vai sugestoes (coisas que eu faria se fosse trabalhar no Brasil).

1) Muitas pessoas querem comprar produtos caros mas nao tem condicoes, como eh o caso de um osciloscopio. Eu tentaria desenvolver alguns produtos assim: osciloscopio pra ligar na TV ou no monitor, com banda de frequencia reduzida, analogico, o mais barato possivel. Mas, O MAIS IMPORTANTE, isso deveria ser em parceria com uma grande empresa ou centro distribuidor ou mesmo em uma incubadora de empresas, pra atingir todo o Brasil e vender pelo menos uns 100.000, pro custo do projeto ser uma parcela infimia do preco do produto. Isso faria as pessoas comprarem o produto ao inves de tentarem desenvolver o proprio.
2) Pequenas empresas, como a que eu tive e que meu irmao tem, tem recursos, inclusive de pessoal limitados. Meu irmao, por exemplo, nao tem tempo nem de ir no banheiro direito. Existem varias empresas de consultoria que prometem o mundo mas nao cumprem nada. Uma delas, que achei interessante, fazia contrato de risco. A empresa pagava uma parte da reducao de custos ou aumento de lucros. Isso eh otimo pro empresario por 2 mottivos: garante que o servico esta sendo desenvolvido e garante que pode pagar pois o que ele pagaria de custos, passa a pagar pra empresa de consultoria. Bom, a minha ideia seria fazer uma parceria com uma empresa idonea desse tipo. Mas com consultores na area economica tambem. Esses seriam encarregados de analisar a viabilidade do projeto e manejar o financiamento. Toda empresa quer automatizar e ficar mais competitiva e existem linhas de financiamento baratas (BNDES,...) pra isso. O que acontece eh que o empresario geralmente ou nao sabe ou nao tem tempo de lidar com a burocracia. Mas tenho certeza que se alguem oferecesse pra uma empresa um projeto, mostrando qto que essa empresa iria economizar ou lucrar a mais X reais (provando, claro) e gerenciando o financiamento com parcela menor que o custo que ela teria, esse empresario com certeza iria aceitar a proposta. A unica coisa que ele teria que fazer eh pagar o financiamento com parte do lucro que ele vai ter, e eu teria vendido: o projeto, o gerenciamento do financiamento e o estudo de viabilidade. Tudo em um pacote.

Acho que eh tudo por hoje. Se escrever mais vai acabar dando um livro, mas tenho muitas ideias assim. Espero que tenham entendido.
albertorcneto
Byte

Mensagempor EDSONCAN » 27 Ago 2007 15:58

Me lembro de uma dessas apresentações dos candidatos de "O Aprendiz - O socio", na qual o sujeito apresentou um estudo tão perfeito que tinha lucro maior 500% em um ano, risco zero e sem investimento inicial.
O Sr Justus pensou, pensou, pensou e olhou para ele disse:
- 'Se esta tudo tão certo assim para que voce precisa de mim, vai tocar voce seu projeto sozinho."
Não tem nada a ver com texto acima, somente lembrei disso enquanto estava lendo e queria dividir este momento de descontração com todos.
Afinal a vida não é so projetos.

Edson
EDSONCAN
Word

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais