A Hipótese Surpreendente de Crick.

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: A Hipótese Surpreendente de Crick.

Mensagempor brasilma » 17 Jan 2014 14:08

Para onde vamos? R: Seguir evoluindo...

Na questão ser humano/vivo, ainda falta bastante coisa para entendermos, quando chegarmos lá, seremos capazes de reparar e manipular de maneira perfeita nossos corpos (engenharia genética);

A vida na Terra é bastante tênue sob alguns aspectos, basta a próxima inversão do campo magnético ou o choque de um asteróide para causar graves problemas, a evolução até agora vista foi decorrente de uma "janela de trégua astronômica" em que estamos vivendo.

Na verdade nossa existência não representa nada para o Universo, não fazemos diferença, o contrário sim.
Sem querer extrapolar sendo muito filosófico, o objetivo da vida é a própria vida - mantê-la e naturalmente evoluir!!
Continuar as pesquisas em todos os campos e cair fora deste sistema, ou da Terra, quando houver risco.

Xultz, o que consideramos consciência, capacidade de tomar decisões, segundo o raciocínio sobre o qual estamos falando, não é nada mais do que o reflexo de uma estrutura computacional extremamente mais complexa do que a dos nossos melhores processadores atuais, porem sem que exista nada de "mágico" ou especial. É a mesma "magica" que um leigo vê em um dispositivo eletrônico, e se pergunta: "como ele pode fazer isso?"
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor xultz » 17 Jan 2014 14:52

Não acredito que a coisa seja assim tão simples. Nosso pensamento é muito menos lógico do que imaginamos.
Por exemplo, se você enfia um dedo numa tomada e leva um choque, imediatamente tira o dedo da tomada. É uma atitude bem lógica.
Porém, se você neste momento sentir sede (e aposto que só de ler isso, deu sede), vai tomar alguma coisa? Se sim, o que? Por que?
Ou então: amanhã (sábado), você vai fazer o que depois que acordar da cama? Por que?
Se você ainda não tem filhos, vai ter filhos um dia? Quantos? Por que?

Agora imagine que você vai fazer uma máquina. Inevitavelmente, a resposta a estas perguntas será muito mais simples e direta: vou tomar água porque meu sistema necessita deste e daquele mineral, ou então vou tomar um café porque preciso de tantos miligramas de cafeína. Sob este ponto de vista, a máquina jamais vai decidir tomar uma cerveja. No fim das contas, a máquina vai pensar: o que devo fazer? Preciso garantir minha subsistência. Sentimentos como desejo de poder, status, sexual, não vão existir. Se ela evoluir bastante, ela vai descobrir que a vida dela é uma m****.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor EvandrPic » 17 Jan 2014 15:06

Também penso dessa forma...
O máximo que o homem conseguirá é fazer uma máquina que aja como um cachorro ou um gato, apenas por instintos programados tais como "estou com fome", vou procurar comida ou abanar o rabo quando vê o seu "dono" e coisas do gênero...
Máquinas filosofando sobre "quem somos?", "de onde viemos?" e "para onde vamos?" é algo improvável assim como é para os animais irracionais. Pode pegar os jornais e até lê-los mas não terá capacidade avaliação como a de um humano.

xultz escreveu:Não acredito que a coisa seja assim tão simples. Nosso pensamento é muito menos lógico do que imaginamos.
Por exemplo, se você enfia um dedo numa tomada e leva um choque, imediatamente tira o dedo da tomada. É uma atitude bem lógica.
Porém, se você neste momento sentir sede (e aposto que só de ler isso, deu sede), vai tomar alguma coisa? Se sim, o que? Por que?
Ou então: amanhã (sábado), você vai fazer o que depois que acordar da cama? Por que?
Se você ainda não tem filhos, vai ter filhos um dia? Quantos? Por que?

Agora imagine que você vai fazer uma máquina. Inevitavelmente, a resposta a estas perguntas será muito mais simples e direta: vou tomar água porque meu sistema necessita deste e daquele mineral, ou então vou tomar um café porque preciso de tantos miligramas de cafeína. Sob este ponto de vista, a máquina jamais vai decidir tomar uma cerveja. No fim das contas, a máquina vai pensar: o que devo fazer? Preciso garantir minha subsistência. Sentimentos como desejo de poder, status, sexual, não vão existir. Se ela evoluir bastante, ela vai descobrir que a vida dela é uma m****.
EvandrPic
Dword

Mensagempor B-EAGLE » 17 Jan 2014 15:31

acho que concordo com o raciocínio do Xultz de que não se pode "programar" uma máquina pra ela ter algum tipo de inteligência que nós não temos, ou não consigamos imaginar, por essa ótica tudo que nós criarmos sempre estará limitado ao nosso campo de imaginação... por outro lado, nos não nos conhecemos o suficiente pra afirmar o quão limitados somos, talvez uma máquina chege num patamar que chegaremos daqui 1M anos em apenas segundos....

Me fez lembrar do homem bicentenário essa discussão....
B-EAGLE
Word

Mensagempor Rodrigo_P_A » 17 Jan 2014 16:07

Lendo este tópico me lembrei de Caprica e dos Cylons hehehehe
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor brasilma » 17 Jan 2014 16:09

Pensamento e consciência não são mágica e sim complexibilidade.

Como no exemplo que dei, e nós programadores somos as pessoas que tem mais condições de compreender isto.

Um processador em seu nível mais baixo, realiza primordialmente operações binárias, porem a medida que estas operações são executadas continuamente e em velocidade, leigos tem a impressão de que existe algum tipo de inteligência no sistema.

É claro que a complexibilidade de um sistema microprocessado está muito aquém da do nosso cérebro, além da questão da forma de funcionamento, porem na minha opinião é a mesma coisa.

Uma outra diferença básica, é que os nossos processadores são digitais, e nosso cérebro analógico, isto também faz diferença em vários aspectos.
brasilma
Dword

Mensagempor MOR_AL » 17 Jan 2014 21:21

Procurem considerar que se o ser humano, sem nenhuma intervenção, apenas com a seleção natural, conseguiu ter uma fantástica evolução cerebral em 4,5 milhões de anos.
Um computador, com a evolução galopante da tecnologia, em algumas décadas ou centenas de anos, poderá possuir tanta capacidade quanto o nosso cérebro. A taxa de evolução dos computadores é exponencial e no momento encontra-se em um ponto muito superior à taxa de evolução do nosso cérebro. Sendo assim, em pouco tempo o computador terá maior poder que nós. Isso é um fato inegável.
Vale lembrar que somos computadores baseados em moléculas de carbono. Se o nosso cérebro é analógico ou digital, isso é apenas uma condição/solução do meio.
Se podemos tomar decisões, porque num futuro o computador também não faria o mesmo?
Se somos impelidos a tomar alguma decisão, ela é baseada em tantas variáveis que não conseguimos identificá-las e quantificá-las, mas certamente que tal decisão se baseou na experiência adquirida ao longo da nossa vida.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 18 Jan 2014 00:47

mastk escreveu:Defina humanidade Sam.

O que acho eh que teremos engenharia genetica, computacao vestivel e talvez implantes para otimizar o corpo.

eu acho que a engenharia genetica jah nasceu morta: em 50 a 100 anos nao teremos mais espaco para a biologia. veja que a premissa do pentagono no projeto de exploracao do cerebro humano eh bem arrojada: o objetivo deles eh devolver a habilidade de pensar a soldados que foram gravemente feridos na guerra. se eles tiverem sucesso, isso simplesmente passa por cima da biologia, no aspecto que partes perdidas da biologia cerebral serao substituidas por maquinas. e qual sera o custo? aparentemente alguem fez uma conta de padeiro bem obvia: um jovem de 18 anos com a expectativa de viver mais 50 anos em estado vegetativo provavelmente vai drenar recursos do estado muito mais do que um carissimo implante cibernetivo que o tire dessa condicao. e de fato, dependendo da extensao do dano, nao passa de uma questao de tempo para que semicondutores pequenos o suficiente substituam grandes areas. e se for pensar por esse caminho, quem sabe isso nao nos sirva a medida que formos envelhecendo? as pessoas perdem uma quantidade substancial de massa cinzenta com a idade, mas se isso for sendo substituido, eventualmente, vc vai acabar migrando seus antigos e cansados neuronios biologicos para neuronios eletronicos, aumentando sua expectativa de vida... e quem migra uma parte, uma hora migra tudo. um pouco assustador, mas eh sempre bom lembrar que o conhecimento humano esta se expandindo em escala exponencial.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor brasilma » 18 Jan 2014 08:14

Me sinto privilegiado para conversar sobre este assunto, pois minha formação contempla microeletrônica e química.

Concordo muito com você na questão da evolução dos computadores, e complemento, em termos de tecnologia, nós acabamos de sair da idade da pedra, o microprocessador foi inventado a 40 e poucos anos apenas e vejam a capacidade que já possui, não tenho a menor dúvida de que todas as barreiras técnicas serão resolvidas e a evolução exponencial continuará.

Impossível neste momento não comentar alguma coisa sobre evolução e desenvolvimento de vida na terra.

O funcionamento da vida bioquímica segue regras diferente dos dispositivos eletrônicos que construímos não há como fazer algumas comparações que vejo por ai.

Por exemplo, uma vez vi uma pessoa defendendo o criacionismo dizendo que se pegasse um relógio mecânico, desmontasse suas peças, colocasse dentro de uma caixa e por mais tempo que ficasse chacoalhando aquilo nunca ao acaso voltaria a ser o que era. Se isso não acontecia como poderia ter acontecido com a vida (muito mais complexa). Isso é pura ignorância de quem não compreende como funcionam os processos bioquímicos. E imaginando que exista um criador, como ele foi criado???

O grande mérito do nosso "computador" é justamente ser orgânico: conseguimos nos auto-reproduzir, auto-reparar e produzimos nossa própria energia simplesmente consumindo matéria orgânica.

Não tenham a menor dúvida de que o projeto Obama de exploração de compreensão do funcionamento do cérebro tem muitos mais objetivos dos que estão sendo utilizados divulgados. Como comentei como exemplo, quando houver esta compreensão, acabaram os interrogatórios, informações poderão ser implantadas instantaneamente (ao invés de aprendidas tradicionalmente), melhorado o uso do "hardware" que se tem, e ampliado.

Uma curiosidade sobre nosso cérebro é que ele opera em modo de economia de energia consumindo 50% de tudo que é produzido pelo corpo. Se o cérebro fosse operar em plena potência, não haveria energia suficiente. Isto faz parte da sua estrutura - não há como fazer overclock (rsrsrs) de um modo simples - é uma questão de evolução, sua estrutura e funcionamento atual é consequência da energia que havia disponível. Portanto não subestimem a velocidade das nossas cpus em relação as de silício.

Tenho certeza de que o homem no futuro vai compreender tudo isso, e conseguirá projetar organismos orgânicos com as características que desejar, ai sim alguns leigos poderão dizer que estaremos brincando de ser "Deuses".
brasilma
Dword

Mensagempor Alexandro » 22 Jan 2014 16:14

Acredito q poderia evoluir assim, mas o homem está ocupado demais pensando em ganhar dinheiro, e nessa velocidade de evolução como disse o brasilma uma catastrofe como inversão magnetica, doenças como a supergripe, desastres economicos ou até uma queda de corpo celeste vai atrasar mais ainda.

Talvez um dia...
Alexandro
Byte

Mensagempor ELFS » 23 Jan 2014 19:19

Eis a questão!
Se conseguirmos colocar todas as lembranças, conhecimentos e modo de agir em um chip e este chip colocado em um robô modelo 2200 este robô vai se comportar como?
Espero fazer meu chip.
ELFS
Byte

Mensagempor brasilma » 24 Jan 2014 09:40

E modo de operação, pois a "arquitetura" da nossa "CPU" é diferente das de silício.

Creio que a ideia seria um pouco diferente, e que já vem sendo aplicada há bastante tempo (décadas) por quem tem recursos: criocongelamento cerebral.

Não vale a pena transferir nosso "banco de dados" para uma um sistema baseado em silício, a sabia natureza escolheu o melhor dos elementos para construir nossas "CPUs", o carbono!!!

No futuro, será possível - caso necessário - transferir a consciência de um corpo para outro (produzido especificamente para isso).
brasilma
Dword

Mensagempor mastk » 26 Jan 2014 18:57

Não é meio absurdo todos aqui serem mecanicistas? Acharem que podemos reduzir um ser humano a um sistema e reproduzi-lo?
Como o Brasilma colocou, temos uma capacidade de absolver energia do ambiente incrível e desconheço qualquer coisa que com dois litros de agua e 3 refeições produza tanto.
Se a memoria não me trai, gasolina é menos energético que muito alimentos e do que dizer de nossas baterias para os eletrônicos.

Mesmo que fossemos atacar uma celular que é o mais simples do seres vivos, terias problemas:
1 - primeiro seria a capacidade de mutação ao ambiente.
2 - Eficiencia energetica, como já citado.
3 - Capacidade de se reproduzir.
4 - Capacidade de auto induzir erros ou sugestões de outros arranjos nos "filhos".
5 - Objetivo final? Ou qual o processo inicial que ela deve seguir.

O problema é muito complexo, no meu caso, estou juntos com Charles Darwin e Einstein, que dizem que a inteligência dos sistemas presente na natureza e sua eficiência são uma prova do divino e que esse não joga dados.
O problema de galinha, de se existe um criador, quem o criou, abre espaço para a metafísica que se opõem muito melhor a qualquer punheta de pau mole proposta por ai, como eu vi com o Sthephen Hawking.

Não me preocupo com robôs interagindo com o vida, mas sim o movimento trans humano, hoje para se ter um filho é recomendado assistência antecipada, durante a apôs o processo, com possibilidade de alteração na criança, creio que muito antes de uma vida cibernética, teremos pessoa feitas sobre medida ou incrementos genéticos.
mastk
Dword

Mensagempor EvandrPic » 26 Jan 2014 22:42

tenho que concordar com você.. :)

mastk escreveu:Não é meio absurdo todos aqui serem mecanicistas? Acharem que podemos reduzir um ser humano a um sistema e reproduzi-lo?
Como o Brasilma colocou, temos uma capacidade de absolver energia do ambiente incrível e desconheço qualquer coisa que com dois litros de agua e 3 refeições produza tanto.
Se a memoria não me trai, gasolina é menos energético que muito alimentos e do que dizer de nossas baterias para os eletrônicos.

Mesmo que fossemos atacar uma celular que é o mais simples do seres vivos, terias problemas:
1 - primeiro seria a capacidade de mutação ao ambiente.
2 - Eficiencia energetica, como já citado.
3 - Capacidade de se reproduzir.
4 - Capacidade de auto induzir erros ou sugestões de outros arranjos nos "filhos".
5 - Objetivo final? Ou qual o processo inicial que ela deve seguir.

O problema é muito complexo, no meu caso, estou juntos com Charles Darwin e Einstein, que dizem que a inteligência dos sistemas presente na natureza e sua eficiência são uma prova do divino e que esse não joga dados.
O problema de galinha, de se existe um criador, quem o criou, abre espaço para a metafísica que se opõem muito melhor a qualquer punheta de pau mole proposta por ai, como eu vi com o Sthephen Hawking.

Não me preocupo com robôs interagindo com o vida, mas sim o movimento trans humano, hoje para se ter um filho é recomendado assistência antecipada, durante a apôs o processo, com possibilidade de alteração na criança, creio que muito antes de uma vida cibernética, teremos pessoa feitas sobre medida ou incrementos genéticos.
EvandrPic
Dword

Mensagempor ze2 » 27 Jan 2014 06:56

e eu com isso "...desconheço qualquer coisa que com dois litros de agua e 3 refeições produza tanto". chego a ir um pouco mais longe. de um certo ponto de vista esta "máquina" tem uma eficiência maior que 100%. uma [auto]explicação etílica é que a energia extra é uma manifestação assombrante da "energia escura" e seu quasieterno cabo de guerra com a "matéria escura" ou vem de de sub (ou sobre) níveis dimensionais.
Abstinência alcoolica de segunda também é uma explicação
ze2
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais