INÉRCIA + HISTERESE + TEMPO DE RESPOSTA.

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor RAguiar » 21 Mai 2011 12:13

Já pensou em medir a temperatura com emprego de layser? Não me pergunte, porque não sei como se mede temperatura com layser, mas existe no mercado.
Paciência é tudo.
RAguiar
Byte

Mensagempor andre_luis » 21 Mai 2011 12:21

MOR_AL

Não sei se foi isso que voce quiz dizer.
Mas se aquecesse a resistencia com um PWM cujo duty-cycle fosse proporcional á (Tmax – Tamb) * (1 – e^(-t/tau)), a temperatura iria tender para para um limiar assintótico Tmax, e assim parece uma solução que atende bem.

A única observação aqui seria que o tempo para convergir pode ser muito alto; mas só testando mesmo pra saber.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor MOR_AL » 21 Mai 2011 16:50

andre_teprom escreveu:MOR_AL

Não sei se foi isso que voce quiz dizer.
Mas se aquecesse a resistencia com um PWM cujo duty-cycle fosse proporcional á (Tmax – Tamb) * (1 – e^(-t/tau)), a temperatura iria tender para para um limiar assintótico Tmax, e assim parece uma solução que atende bem.

A única observação aqui seria que o tempo para convergir pode ser muito alto; mas só testando mesmo pra saber.

+++

Andre!
Para cada Temperatura final (Tf) haveria um delta do PWM. Esse delta também variaria com a temperatura externa.
Se a diferença entre a Temperatura final (Tf) e a Temperatura inicial (Ti) for mantida fixa, por algum motivo, haverão vários deltas, que dependerão da temperatura final Tf.
Digamos que desejamos aumentar em 1ºC a temperatura da estufa, que se encontra em 30ºC. O delta seria "x". Para aumentarmos o mesmo 1ºC, com a estufa a 39ºC, o delta seria "y" (outro). Porque com mais temperatura no interior, a diferença entre o interior e o exterior fica maior. Isso provoca mais irradiação para o exterior. Consequentemente precisa de um delta maior, para compensar essa diferença.
Um PWM pode ser usado sim, mas precisaria uma realimentação para ajustar o delta em função da temperatura medida e da desejada.
Nesse caso pode-se usar um controle PID ou outro qualquer. A finalidade é de se poder atingir a temperatura final em menor tempo e principalmente, sem overshoot.
Tudo vai depender da situação. Em alguns casos se precisa de rapidez de resposta, mesmo que ocorra overshoot. Em outro caso, a resposta pode ser mais lenta, porém não se aceita overshoot. Em um terceiro caso pode se exigir rapidez sem overshoot.
Em sistemas em que a planta (parte sem realimentação do sistema) se comportar como um sistema de primeira ordem, bastaria fazer uma realimentação resistiva, ou com ganho simples. É o caso dos amplificadores operacionais, que possuem um capacitor extrategicamente incluído, para que, com uma realimentação resistiva, o sistema (no caso a tensão de saída) seja sempre estável, sem apresentar oscilações indesejáveis.
Há plantas que se comportam como se fossem de segunda ordem (ou até mais).
Um exemplo.
Um trem parte de uma estação A e vai para a estação seguinte B. Para que esse trem leve o menor tempo entre as estações, deve-se acelerar ao máximo até um determinado ponto e começar a frear a partir deste mesmo ponto.
Em um sistema sem overshoot, a realimentação informa onde se encontra esse ponto. O trem chega à velocidade zero bem na estação.
Se a distância entre as estações for grande, a ponto do trem alcançar a sua velocidade máxima bem antes da estação, então o sistema realimentado indicará o instante (ou o ponto) em que o trem deve começar a frear.
Em um sistema com overshoot, o trem passaria da estação e teria que retornar. Isso se repetiria diversas vezes, cada vez passando menos da estação, até que o trem parasse na estação.
Se o tempo de percurso não fosse muito importante, o trem poderia começar a frear antes do necessário. O maquinista, observando a localização da estação, iria controlando a velocidade, até que o trem parasse na estação, sem passá-la.

Isso é válido para o sistema do Fabim. Eu tenho quase certeza de que a planta dele não se comporta como um sistema de primeira ordem. Porisso é que eu incluí dois detalhes no fluxograma que eu postei.
O primeiro é uma redução do tempo em que a resistência fica acionada. É o fator 0,8, que pode e deve ser ajustado. Isso tende a reduzir o overshoot. É a analogia com o trem. Acelera pouco e observa se está chegando na estação. Vai levar mais tempo mas vai diminuir o overshoot.
O segundo detalhe é esperar pelo tempo de resposta do sensor e da planta. Espera até que, após desligar a resistência, a temperatura comece a cair. Nesse ponto, se ela estiver menor que a desejada, que é a temperatura final, então liga novamente a resistência. Só que desta vez a diferença de temperatura é menor. Então tem que ir na tabela, gerada pelas medidas, e calcular o novo período de resistência ligada.
O processo se repete até que a diferença de temperatura (desejada - medida) seja nula ou dentro de um erro aceitável.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 25 Mai 2011 17:58

Para essa precisão não basta o Elemento de Aquecimento

há que possuir também sitema de refrigeração

ambos submetidos ao Controlador PID

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor fabim » 26 Mai 2011 09:52

FEED BACK.

Morris.
Seguinte, depois do equipo montado 100% final. Chegousse a conclusão que a histerese é gigante, e a quantidade de energia que o dissipador armazena vai manter a incubadora quente por um tempo elevado, o overshoot chegou a 1.1°C...

Froid.

Depois do overshoot que demorou aproximadamente 16minutos para voltar a 30°C, o controle basico que eu fiz deixou o sistema rodando em aproximadamente +/- 0.13°C, o que é aceitavel...

Ta froid pra mentalizar a sua explicação nos detalhes!!!

Tipo, o SHT11 foi excluido do projeto, e vai usar o SHT15 que ja esta chegando.

Quem quiser ver nosso BEBE funcionando, só ir lá na hospitalar em SP que esta acontecendo esta semana, e ir no stand da OLIDEF CZ, é o prototipo "RWT PLUS".

Abrazx " pra não plagiar ninguém"
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor proex » 26 Mai 2011 11:17

Posso levar um Recém-nascido pra testar?

Imagem

Não contém glutem.
proex
Dword

Mensagempor MOR_AL » 26 Mai 2011 12:23

fabim escreveu:FEED BACK.

Morris.
... Ta froid pra mentalizar a sua explicação nos detalhes!!! ...
Bom.
1 - Já que você deu um jeito e funcionou, então tá legal!
2 - Eu disse (escreví) basicamente que, se há overshoot, então não ligue a resistência com esse tempo que você colocou. Ligue com um tempo menor. Desligue quando a temperatura estiver subindo, porém ainda baixa. Isso porque, devido à histerese, ela ainda vai subir. Fique monitorando a temperatura.
Quando começar a cair, e se ainda estiver baixa, ligue a resistência mais um tempinho e desliga ANTES dela alcançar a temperatura desejada.
Vai repetindo isso até chegar à temperatura desejada.
O overshoot, caso ainda exista, será bem menor.
O que eu postei antes quantifica os "tempinhos Ton".
MOR_AL

Abrazx " pra não plagiar ninguém"
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais